Mac and Cheese de Bolonhesa com Queijo Quark


Outono rima com o início da comida de conforto. Receitas de forno mais quentes e aconchegantes. E com uma caixinha de carne à bolonhesa que estava no congelador (e que eu gosto sempre de ter sempre no congelador), com umas massinhas que os miúdos gostam sempre, um pouco de queijo faz-se um jantar que entre muitas coisas aproveita o que já havia em casa e desenrascou uma refeição em pouco tempo. E experimenta-se também novas utilidades para o queijo quark. agora tão na moda!
Workshop na Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h com o tema Receitas para dar as Boas Vindas ao Outono (Comfort Food). Para inscrições e informações em bakingday@homail.com

E em breve novas datas para Lisboa, Porto e Ovar e workshops dedicados à Época Festiva!

Ingredientes para 4 pessoas:

250g de massinha de cotovelos
1 caixa de carne à bolonhesa já preparada (cerca de 300g) - receita aqui
250g de queijo quark
100ml de natas frescas
100g de queijo parmesão ralado na hora
2 colheres de sopa de pão ralado
sal q.b.

Preparação:

Leve um tacho ao lume com água e sal. Assim que levantar fervura acrescente a massa e deixe cozinhar até fica al dente. Escorra a massa e coloque.a de novo na panela. Junte a carne à bolonhesa já preparada e envolva bem. Junte também cerca de 75g de queijo parmesão, e o queijo quark e envolva bem.
Coloque depois a mistura num tabuleiro que vá ao forno. Cubra com as natas, o restante queijo parmesão e o pão ralado e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 20 minutos ou até a superfície ficar dourada e crocante.
Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo09:50

    Que bela sugestão!
    Por causa desta ideia e de outras, vou ter que preparar algum molho à bolonhesa, e mesmo de tomate, para "desenrascar" refeições "expesso"!
    Uma ideia para testar, talvez adaptando com molho de atum e tomate (ou com curgete/beringela/pimento ou azeitonas, um "todo terreno" para massa/empadão ou lasanha (mais espesso, neste caso), fazendo uma nova "versão" da massa com atúm.
    O queijo quark conheço já há alguns anos, quando comprei por curiosidade no Lidl. Há muitas receitas de bolos, de origem alemã, com frutas e queijo quark, como se fosse o bolo de iogurte. Há uma receita da qual eu gosto muito, que é de umas empadas de maçã. Lembro-me que comprei um livro básico, muito baratinho, de uma coleção prática de origem almão (tenho vários com ideias interessantes), só por causa de duas receitas.
    Gosto de fazer algumas pastas para barrar o pão, com atúm/restos de frango/tomate seco/pimentos/azeitonas/ervas aromáticas, temperadas., ficando mais leves do que com a maionese. Também, fica bem nos bolos de queijo alemão, uma espécie de cheesecake cozido.
    Pessoalmente, prefiro o queijo quark ao queijo creme, pois acho o último demasiado enjoativo.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Rápido, super prático e com um aspeto delicioso! Beijinhos*

    ResponderEliminar

Imprimir