Arroz de Peru no Forno a pensar no Natal (receita também em video)


Não há nada mais reconfortante do que um belo arroz de forno em dias frios e outonais. Por aqui começam a pensar-se em receitas para o Natal, não porque se vá fazer o natal cá em casa, mas porque há sempre jantares de amigos alusivos ao Natal, e as boas ideias são sempre bem vindas.
Um arroz de peru no forno parece-me um bom ponto de partida para pensar no natal, uma receita ideal para fazer para muitas pessoas, e que tem uma preparação muito simples e rápida.

Mais uma vez, depois do desafio que a Knorr me lançou, voltei a experimentar os novos caldos BIOLÓGICOS de galinha, desta vez numa adaptação de uma receita mais tradicional, mas adaptada às nossas realidades de todos os dias. Menos tempo, ou melhor, menos disponibilidade, e a querermos na mesma receber bem os que amamos com receitas que todos gostem.

Por isso, o uso dos novos caldos BIOLÓGICOS de galinha é uma maneira de cortarmos caminho na preparação, mas sabendo que estamos a usar algo preparado com ingredientes de agricultura biológica e sustentável como galinha, cebola, especiarias, salsa e alecrim, e uma maneira de estar mais próximo de todos aqueles que se preocupam em comer melhor e que procuram melhor qualidade.

E um simples arroz de peru no forno veste-se de festa com uma cobertura de cebola, romã, amêndoas e coentros picados, que além de lhe darem o toque de festa e terem as cores do natal, fazem toda a diferença em transformar de uma maneira simples o que poderia de outra forma ser uma uma receita mais tradicional.

Uma receita a pensar no natal, quando faltam apenas 25 dias!

(Apesar de já ter esgotado, houve agora umas desistências para o workshop de Lisboa, já no dia 1 de Dezembro. Quem ainda estiver interessado pode-se inscrever quanto antes para ficar com estas vagas de última hora. Não me digam que eu vou de Coimbra a Lisboa e não esgoto o meu último workshop dos próximos meses!
Inscrições e informações em chiado@workshops-popup.com Obrigada!)



Ingredientes para 4 pessoas:

1 chávena de arroz vaporizado
1 cubo de caldo de galinha BIOLOGICO Knorr
500ml de água
500g de peito de peru cortado em tirinhas
1 cebola branca
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 cebolas roxas
azeite q.b.
bagos de 1 romã
1 raminho de coentros
70g de amêndoas torradas 
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Prepare o caldo de galinha juntando o cubo a 500ml de água a ferver. Deixe dissolver e reserve.
Tempere as tirinhas de peru com sal, pimenta e um dente de alho picado. Leve ao lume uma frigideira com um pouco de azeite e salteie o peru até que fique dourado. Retire e reserve.
Entretanto leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e acrescente a cebola branca, 1 dente de alho picado e a folha de louro e deixe refogar uns minutos. Acrescente depois duas chávenas de caldo de galinha previamente preparado e deixe levantar fervura. 
Coloque essa líquido numa assadeira que vá ao forno e à mesa, e junte o arroz cru e a carne de peru salteada. Envolva bem, retifique de sal e pimenta e tape com papel de alumínio.
Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 1 hora ou até o arroz ter absorvido todo o caldo.
Entretanto corte as  cebolas roxas em rodelas finas e leve a alourar numa frigideira juntamente com um pouco de azeite. Quando a cebola estiver lourinha, acrescente um pouco de coentros picados, a romã, as amêndoas torradas, misture e reserve.
Assim que o arroz estiver pronto retire-o do forno, retire o papel de alumínio e espalhe o preparado anterior sobre o arroz.
Sirva de imediato.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo11:26

    Uma ideia bastante vistosa não só para o Natal!
    Este tipo de comida transmite uma sensação de conforto, e é quase sempre do agrado de todos.
    Uma ideia a considerar para o Natal, ou Ano Novo, ou mesmo aos fins de semana, por ser algo vistoso e diferente.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Olá! Tem de ser com arroz vaporizado? onde vivo não existe

    ResponderEliminar

Imprimir