Caril de Salmão com Laranja


Como tudo, também a vontade e a inspiração para cozinha - e outras coisas - tem vindo devagarinho. A semana que passou a cozinha já andou mais animada, e mesmo o fim de semana cinzento deu lugar a agitação pela cozinha, a refeições no jardim, e a estar reunida com os amigos à volta da mesa.
Ainda durante a outra semana, saiu da cozinha um simpático caril de salmão com o toque de laranja, que me surpreendeu, pois nunca pensei que ficasse tão agradável.
Sem dúvida uma receita a repetir!

Aproveito para anunciar mais um workshop - provavelmente o último de verão - na Colher de Chá, em Furadouro, Ovar, no próximo dia 22 de Julho, pelas 10h, e com o tema de “Petiscos de Verão”. Inscrições e mais informações para geral@colherdecha.pt.

Ingredientes para 2 pessoas:

3 postas de salmão (ou lombos)
1 cebola
2 dentes de alho
1 pedacinho com cerca de 2 cm de raíz de gengibre
1 colher de sopa bem cheia de bom pó de Caril
200ml de leite de coco
1 laranja
sal e pimenta q.b.
azeite q.b. (ou óleo de coco)

Preparação:

Pique a cebola juntamente com os dentes de alho e o gengibre e leve ao lume num tacho juntamente com um pouco de azeite ou óleo de coco. Junte depois a raspa da casca de 1 laranja e deixe começar a refogar. Acrescente o pó de caril e deixe cozinhar em lume muito brando para cozinhar a pasta de caril. Acrescente depois metade do sumo de 1 laranja e o leite de coco. Tempere de sal e pimenta e deixe levantar fervura.
Acrescente depois o salmão em pedaços não muito pequenos e previamente arranjado, ou seja, sem peles ou espinhas - se usar salmão em postas. Deixe cozinhar cerca de 10 minutos, ou até o salmão estar cozinhado e assim que desligar acrescente o restante sumo de laranja, envolvendo bem.
Sirva o caril com feijão verde cozido e arroz thai jasmin.

Bom Apetite!


3 comentários :

  1. Anónimo11:18

    Uma ideia interessante e um pouco diferente do normal.
    Maia uma ideia para experimentar, consoante o que houver em casa, seja com carne, peixe ou mesmo legumes.
    Fico contente que a inspiração esteja a voltar aos poucos. Acontece a todos e pode haver o "click" em que aparece sem estar à espera. Nestas coisas, há que dar um pouco de tempo e não forçar a situação.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. tenho muito que experimentar esta receita! <3

    Um beijinho dourado,

    Catarina

    ResponderEliminar
  3. hmm! parece-me muito bem! adoro caril, e nunca pensei em fazer caril de salmão, mas realmente deve ficar muito bom ;) tenho mesmo de experimentar!


    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar

Imprimir