Feijão Verde Estufado com Ovo Escalfado


Nada melhor do que poder ir aproveitar o bom tempo e passar uns dias fora de casa. No entanto é preciso gastar o que está no frigorífico. Ainda feijão verde do cabaz da semana e, juntamente com uns ovos das minhas galinhas, um almoço leve e simpático para estes dias. Aproveita-se também para fazer uns “muffins” de ovo para acabar outras pequenas coisas que andam pelo frigorífico: azeitonas, espinafres, pimento assado e fiambre de frango, que vão servir para outra refeição ligeira, ou até para uns pequenos almoços.
Tudo coisas rápidas e leves, cheias de legumes e vegetais que agora há tanta fartura, de tantas cores, sabores e texturas.
E além disso, outra maneira de preparar o feijão verde que, cá em casa acaba maioritariamente na sopa ou cozido como acompanhamento! E já agora, há sugestões para o feijão verde? (Não vale dizer peixinhos da horta que são das minhas coisas favoritas com feijão verde!)

Ingredientes para 2 pessoas:

300g de feijão verde
2 ovos
100g de tomate cereja
4 fatias finas de presunto
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Prepare o feijão verde retirando as pontas, o fio (se tiver) e cortando-o ao meio.
Descasque os dentes de alho e leve-os a alourar numa frigideira juntamente com um pouco de azeite e o presunto cortado em pedacinhos. Acrescente depois os tomates abertos ao meio e deixe estufar dois ou três minutos.
Junte depois o feijão verde, tempere de sal e pimenta e envolva bem no refogado, acrescentando um bocadinho de água e fechando a figideira com uma tampa para que o feijão verde cozinhe e fique macio, cerca de 15 minutos.
Ao fim desse tempo abra os ovos lá para dentro, feche novamente a frigideira e deixe cozinhar até que os ovos fiquem a seu gosto.
Acompanhe com arroz ou sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo10:20

    Uma boa sugestão para variar o feijão verde.
    Costumo usar o feijão verde em: peixinhos da horta (que nunca saem como os da minha mãe, pois parecem mais "pataniscas"), sopa de feijão verde com segurelha, feijão verde guisado com tomate, jardineira, salada de feijão verde com feijão encarnado com um pouco de segurelha, arroz de feijão verde (simples, com cenoura ou milho), cozido (simples com as batatas, ou em forma de "salada" temperado com alguma erva aromática).
    De momento, são as formas de preparação que lembro e que costumo fazer. As sobras, se houver, vão para uma espécie de omelete no forno/quiche sem massa.
    No entanto, se mais alguém conhecer outras formas de o preparar, partilhem as sugestões sff, pois por vezes falham as ideias.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:26

    Torta de feijão-verde , empada de frango ou coelho com cogumelos e feijão verde. É assim que cá em casa o disfarço para o meu filho comer!
    Ana

    ResponderEliminar

Imprimir