Crepes de Espinafres com Queijo Creme, Salmão Fumado e Abacate


Muito obrigada a todos os que puderam estar presentes ontem na Feira do Livro de Coimbra, e que de alguma forma vieram ter comigo para conversar um bocadinho. Gosto sempre de poder estar convosco, sejam já conhecidos ou não!
De resto foi um fim de semana mais calmo que o habitual, com tempo para estar com os miíúdos e de volta de coisas de casa. Foi pena o tempo não estar no seu melhor, mas mesmo assim ainda conseguimos estar no jardim, apesar do vento fresco, e ainda aproveitar para uns grelhados no carvão.
Entretanto o ano continua a passar a correr. Já estamos em Junho, e não tarda as férias estão aí. Metade do ano já está quase passado. Acreditam nisto?!?!
O que nunca muda é o tempo passado na cozinha. Desta vez a experimentar uns crepes de espinafres - tão lindos e verdinhos! - com salmão fumado que tanto eu como o Miguel gostamos bastante e que fazem uma simpática e leve refeição para dias de sol.

ÚLTIMAS VAGAS - No dia 11 de Junho, pelas 10h, um novo workshop, desta vez em Coimbra, na Baking Day, mesmo ao lado do Coimbrashopping, e com o tema: "Receitas Frescas para Dias de Sol". Para mais informações e inscrições em bakingday@hotmail.com

Ingredientes para 2 pessoas:

Para os crepes:
(adaptados de uma receita da "Mamã Paleo")

50g de espinafres frescos em folha
2 ovos
2 colheres de sopa de farinha (usei farinha de linhaça, mas podem usar outra à vossa escolha)
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de azeite

Recheio:
1/2 abacate
75g de queijo creme
100g de salmão fumado

Preparação:

No robot de cozinha, liquidificadora ou copo da varinha mágica coloque os espinafres e triture bem até obter um líquido verde. Junte depois os ovos, a farinha, o azeite e um pouco de sal e pimenta e triture novamente até obter uma espécie de massa.
Leve uma frigideira anti aderente ao lume e deixe aquecer. Junte um pouco de azeite e coloque um pouco de massa espalhando bem na frigideira. Deixe cozinhar de um lado e vire cuidadosamente para cozinhar do outro.
Repita até esgotar a massa, e o que dará para cerca de 4 crepes.
Depois de cozinhados espalhe sobre cada crepe uma camada de queijo creme, salmão fumada e fatias finas de abacate. 
Dobre os crepes a gosto e sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo10:33

    Aqui está uma bela ideia para uma refeição ligeira ou mesmo um daqueles pequenos almoços demorados de fim de semana!
    Já tinha visto receitas de panquecas e crepes com legumes, normalmente espinafres ou beterraba, e tinha algumas receitas debaixo de olho para experimentar.
    Irei experimentar, assim que tenha alguns legumes de folha verde para usar, e que venham na cesta e algumas coisas que tenho plantadas (talvez funcione com as folhas de alface, agriões, folhas de nabiça, rúcula, chicória, ou mesmo bróculos picados finamente, para além dos espinafres).
    O tempo está a passar demasiado depressa. Já estamos a meio do ano e nem senti o tempo a passar, tal é a quantidade de coisas a fazer (trabalho, casa) e situações variadas para lidar. Acho que quando der por isso, já estamos outra vez no Natal!
    Caso tenha alguma atividade em Lisboa, tipo um workshop ou uma "aparição relâmpago" na Feira do Livro de Lisboa (nunca se sabe!), diga qualquer coisa sff.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Querida Joana, as suas palavras são sempre bem dispostas e alegres, mas ao vivo é ainda mais simpática... Obrigada! Um dia, enquanto saboreava uma das suas receitas, disse ao meu marido que quando a encontrasse lhe tinha de agradecer todas as refeições deliciosas! Por isso, foi tão bom encontrá-la e dar-lhe um beijinho!

    ResponderEliminar

Imprimir