Panquecas de Carnes Frias (receita também em video)


Nem só de panquecas doces de vive aqui em casa! 
Aos sábados e feriados, é sagrado. Há quase sempre panquecas para o pequeno almoço, até porque o Zé Maria não se esquece. Faço umas com banana, ovo e linhaça ou aveia ou coco, que tanto ele como também o António adoram. O Zé gosta das delas com iogurte e frutos vermelhos, mas o António come-as simples.
Mesmo em dias de brunch caseiro, as panquecas dos miúdos podem ser doces, mas faço muitas vezes para nós em versão salgada. São perfeitas para aproveitamento de carnes frias e até fazem uma refeição mais simples acompanhadas com uma salada ou até legumes salteados.
Aqui fica então - e também em vídeo - a versão dessas panquecas salgadas.



Ingredientes para 2 pessoas (4 panquecas):

100g de carnes frias cortadas em pedaços
sal e pimenta q.b.
1 ovo
60ml de leite
5 colheres de sopa bem cheias de farinha
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de manteiga

Preparação:

Numa taça misture a farinha com o sal e pimenta e o fermento. Acrescente depois o ovo e o leite e misture bem até obter uma massa lisa e sem grumos.
Leve ao lume uma frigideira anti aderente grande e junte a manteiga, deixando derreter. Divida a mistura por 4 montinhos, de modo a formar 4 panquecas. Divida a carne em pedaços pelas 4 panquecas e quando começar a ver bolhinhas a formar à superfície vire as panquecas e deixe que cozinhem do outro lado.
Sirva com legumes salteados ou com uma salada verde.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Já experimentou com outras farinhas sem ser trigo? Adoro panquecas mas ando à procura de alternativas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://oquintosabor5.blogspot.pt/2017/02/panquecas-de-aveia-e-banana-com.html?m=1 pode ver esta receita ou entao usar a da Joana e substituir a farinha por aveia triturada ou linhaça! Fica muito bom!

      Eliminar
    2. https://oquintosabor5.blogspot.pt/2017/02/panquecas-de-aveia-e-banana-com.html?m=1 pode ver esta receita ou entao usar a da Joana e substituir a farinha por aveia triturada ou linhaça! Fica muito bom!

      Eliminar
  2. Anónimo13:24

    É uma ideia bastante interessante para um fim de semana, lanche ou refeição improvisada.
    Tenho que ganhar prática com as panquecas e afins, pois tenho dias em que sai bem e outros em que é para esquecer. Mas irei experimentar, num fim de semana em que tenha um pouco de tempo para saborear.
    Só por curiosidade, onde arranjou a espátula que aparece no vídeo, bem como uma outra cor de rosa (um pouco maior, que apareceu noutro vídeo)? As que costumo encontrar são pequenas e não muito ergonómicas (também pode ser falta de jeito da cozinheira!).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Que delícia de panquecas.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/02/um-mes-com-mafalda-pinto-leite-e-uma.html

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito desta versão diferente de panquecas :)

    ResponderEliminar

Imprimir