Gratinado de Batata Doce no Forno com Camarão


Aos poucos e poucos começo com novas rotinas. Coisas que há muito que ando para começar a fazer mas que, por um motivo ou por outro adiava. “Começo na próxima semana...” e as semanas iam passando e as novas rotinas sendo adiadas. E depois comecei. Sem data marcada. Decidi começar, aos poucos e implementar essas novas rotinas que tanto queria, mas que por preguiça  (principalmente) estava a ser difícil de começar.
Às vezes demoramos um bocadinho a perceber que há coisas que só dependem mesmo de nós. Às vezes precisamos de um empurrão, de um abanão, de uma conversa especial, de um click, ... de qualquer coisa para pararmos de nos queixar e começar a fazer. Basicamente foi isso. Deixei de adiar o que eu queria fazer - e que só dependia mesmo de mim - e passei a fazer. E tenho feito. 
Decidi que queria coisas diferentes para 2017. E tenho feito por isso. Começo a acreditar que realmente a diferença está em nós, e na nossa maneira de ver as coisas. E coisas pequenas e tão, mas tão simples têm feito uma enorme diferença na maneira como me sinto.
Todos os dias são excelentes dias para se decidir fazer algo de uma forma diferente. E dizem que novos hábitos só levam 21 dias a “instalarem-se”.
Entra coisas tão básicas e simples como acordar 20 minutos mais cedo, ter mais ou menos uma hora fixa de deitar ou organizar (ainda mais) o nosso dia a dia, só dependem mesmo de nós.
E que ninguém detenha uma pessoa motivada!

(E uma das melhores receitas dos últimos tempos!) 

Ingredientes para 2 pessoas:

1 batata doce roxa
1 batata doce laranja
100ml de natas
sal e pimenta q.b.
350g de miolo de camarão (calibre grande)
3 dentes de alho
azeite q.b.
1 malagueta seca
coentros frescos q.b.

Preparação:

Descasque as batatas. Com a ajuda de uma mandolina rale a batata em palitos muito finos, como se fosse para fazer batata palha. Se não tiver uma mandolina corte fatias finas e depois faça palitos com a ajuda de uma boa faca. Seque bem as batatas num pano de cozinha, e coloque-as no fundo de um tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa. Tempere com sal e pimenta e regue com as natas, envolvendo bem. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos. (O obectivo é que as batatas cozinhem com as natas até se tornarem macias, e não ficarem crocantes!)
Entretanto descasque os dentes de alho e lamine-os. Leve uma frigideira ao lume com azeite e acrescente os dentes de alho laminados e a malagueta. Junte depois o miolo de camarão e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe cozinhar até o camarão estar rosado, mas não o deixe secar.
Assim que a batata estiver cozinhada - macia e sem líquido - retire do forno. Sobre as batatas coloque o miolo de camarão e regue com o azeite de os fritar e termine polvilhando com coentros frescos picados.
Sirva de imediato!


Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

  2. O que custa a começar, é rapidamente recompensado pela prazer de conseguir

    ResponderEliminar
  3. Oh Joana, isto de vir aqui ao blogue logo de manhã troca as minhas ideias todas para o almoço eheh :)
    Ando apaixonada por batata doce no forno, ontem fiz a tua receita de tabuleiro de frango, cogumelos e batata doce crocante no forno e toda a gente cá em casa adorou! Esta receita talvez não a faça já hoje mas vou guardar para fazer brevemente, isso é uma certeza! :)
    Tem um aspecto maravilhoso e deve ser delicioso :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também fiz :) adorámos e até o pequeno comeu tudo tudo tudo :)

      Eliminar
  4. Anónimo09:57

    Aqui está uma receita bastante colorida! É capaz de ser adaptada, com peixe em pedaços (filete, medalhões) ou mesmo migas de bacalhau (ou lascas de bacalhau cozido).
    Se ontem tinha gostado da sugestão para usar os restos de bacalhau cozido (com adaptação dos legumes), hoje fiquei de olho nesta receita, e fiquei com um dilema. Seja como for, é capaz de sair qualquer coisa!
    Ainda ando às voltas para implementar novas rotinas. O contexto inicial mudou (a nível pessoal e profissional), há problemas de saúde que exigem tempo para os tratamentos, e o tempo para gerir tudo é escasso. Há pequenas coisas que vão sendo feitas, mas os grandes "projectos" têm que ficar em "banho-maria", pois de momento não tenho capacidade física e mental para tal. A seu momento, irão ser colocados em prática, mas não como tinha previsto inicialmente.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Realmente, tem um ar super apetitoso :) Hei de fazer :) Bjinhos e muita motivação! (tb estou a precisar ;) )

    ResponderEliminar
  6. O que custa realmente é começar,.....que deliciosa sugestão que nos trazes hoje,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  7. Que aspeto maravilhoso!

    ResponderEliminar
  8. Receita simples e magnífica, adoro! Adoro este tipo de comida que vale pela imaginação e pelo sabor. Em relação às rotinas e a mudar algo, temos que ser nós, claro que sim! Está tudo em nós, já que não podemos mudar o mundo nem os outros ;) isso seria muito mais duro, complicado, moroso e mesmo impossível, na maioria das situações!
    Beijinhos
    Susana

    ResponderEliminar

Imprimir