Empadão de Bolonhesa com Puré de Batata Doce e Leite de Coco


Mais uma semana que começa, e o frigorífico já está pronto! Um par de horas perdido no fim de semana a orientar a ementa semanal, e um frigorífico cheio de recipientes com refeições prontas e semi-prontas para a semana. A gaveta dos legumes cheia de sacos com os acompanhamentos lavados e preparados, e prontos a seguir para a panela ou frigideira. 
Cada um tem a melhor forma de se organizar, e eu estou cada vez mais adepta desta.
Para a receita que partilho hoje, saiu do congelador uma das minhas caixinhas com bolonhesa já preparada. Acrescentou-se umas ervilhas cozidas que tinham sobrado de outra refeição - e que faço várias vezes, porque os miúdos gostam muito - e depois um puré para terminar este empadão um bocadinho diferente, mas que é dos preferidos cá de casa. O Zé Maria repetiu e disse que estava muito bom!
E assim se começa mais uma semana. E semana que começa organizada tem tudo para correr bem... ou não!

Ingredientes para 3 pessoas:

250g de carne picada à bolonhesa já preparada 
1/2 chávena de ervilhas cozidas
3 batatas doce (amarela) médias (cerca de 500g)
3 colheres de sopa de leite de coco (de lata)
sal q.b.

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em cubos pequenos. Leve-as a cozer em água temperada de sal até que fiquem macias. Escorra-as bem e reduza-as a puré com um utensílio próprio ou um robot de cozinha. Acrescente depois o leite de coco de modo a obter um puré macio e sedoso. Retifique de sal.
No fundo de um prato que possa ir ao forno e à mesa coloque a bolonhesa já cozinhada e envolva as ervilhas cozidas. Por cima disponha o puré de batata doce e alise a superfície.
Leve depois ao forno previamente aquecido apenas para tostar o puré e sirva com legumes cozidos ou salteados.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo09:39

    Mais uma boa ideia para um empadão, ou mesmo um puré de batata doce (ou normal) com um pequeno toque exótico!
    A minha organização para as refeições não é tão elaborada (por falta de espaço, pois o frigorífico é pequeno), mas é um pouco parecida.
    Não há uma organização perfeita, mas cada um organiza-se da maneira que pode, em função das suas rotinas. No fim de semana, há sempre um prato que opto por fazer em maior quantidade, para usar noutro dia com um acompanhamento diferente. Há sopa feita no domingo, e pelo menos um prato meio "alinhavado" (cozinhado, cujo acompanhamento é feito na altura em que vai ser consumido), um dia é dedicado ao peixe cozido (com eventuais sobras), e noutros faz algo rápido para aproveitar os restos (se houver), além de pratos de confeção rápida. Relativamente aos legumes preparados, só consigo ter alguma alface (ou outras folhas), pois as prateleiras não são suficientes para tanta caixa! Seja como for, tem funcionado até ao momento.
    No entanto, venham sempre ideias para rentabilizar o tempo e a organização das refeições.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Claro que sim,....tudo organizado, leva a uma semana mais calma sem dúvida,....que rico empadão,...Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Hum... que ótimo aspeto!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14:05

    Joana, podia tirar-me uma dúvida? Dá para congelar empadão? E, se sim, deve-se deixar descongelar previamente ou vai ao forno ainda congelado?
    Obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir