Bundt Cake de Abóbora e Especiarias


Dizem que hoje, 15 de Novembro, é do dia dos Bundt Cakes (http://www.nationaldaycalendar.com/national-bundt-day-november-15/).
Para quem se intriga com o que será um Bundt Cake, a resposta não poderia ser mais simples e, de certo modo decepcionante. Apesar de Bundt Cake ser um nome impressionante, refere-se apenas e só a um bolo cozinhado numa forma de buraco, também conhecidas como formas de chaminé. Pois é! A maioria dos bolos que fazemos, de iogurte, de laranja, de chocolate, de limão, de mel e azeite.... são todos Bundt Cakes. Mas para a história fica o nome Bundt que foi registado pelo marca Nordic Ware, e que associamos sempre a estas formas fantásticas que tornam um simples bolos numa verdadeira obra de arte.
De um momento para o outro passamos todos - eu incluída - a fazermos Bundt Cakes, em vez de simples bolos de limão ou laranja. E as formas Nordic Ware entraram definitivamente na moda e nas cozinhas de alguns de nós.
Porque tem sido uma pergunta frequente, posso dizer que a minha primeira Nordic Ware veio de Cambridge, encomendada à minha irmã. Não as encontrava por cá, e os portes ficavam caríssimos. Depois descobri um site espanhol que entregava em pouco mais de 24 horas e cujos portes eram gratuitos acima de um determinado valor. Mais tarde fiquei finalmente a saber que já as podia comprar aqui em Coimbra na Baking Day, uma loja de artigos para bolos e cake design, da simpática Carla. E entretanto surgiu a lecuine. Uma loja online em www.lecuine.pt, onde existem estas lindas formas e mais uma mão cheia de coisas lindas e de excelente qualidade. E pronto. Espero que assim responda às vossas questões acerca de Bundt Cakes, e das formas Nordic Ware, que fazem os bolos mais simples do mundo parecerem maravilhosos! 
E como hoje é dia do Bundt Cake (se quiserem posso antes dizer dia do Bolo com Buraco!) aqui fica a minha versão, num aromático bolo de abóbora e especiarias que fez as delícias de quem o provou.
E a minha sugestão? Se puderem façam um bolinho para o jantar de hoje!

Quanto aos workshops, não se esqueçam.  
Dia 26 de Novembro vou estar na Colher de Chá, em Ovar - Furadouro, para um workshop, das 10h às 13h e com o tema de "Receitas para mesas de Festa". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt.
Dia 1 de Dezembro no Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comer”. Para se inscreverem e para outras informações info@workshops-popup.com.




Ingredientes:

200g de abóbora cozida (bem escorrida) e em puré
4 ovos
1 + 1/2 chávena de açúcar mascavado
2 + 1/2 chávenas de farinha
150g de manteiga
3 colheres de chá rasas de fermento em pó
1 colher de sobremesa de canela em pó
1/2 colher de chá de gengibre
1/2 colher de chá de cravinho
1/2 colher de chá de noz moscada

Preparação:

Na batedeira ou robot de cozinha coloque a manteiga com o açúcar. Misture bem e adicione os ovos, a abóbora em puré e as especiarias. Misture até obter uma massa homogénea.
Adicione depois a farinha e o fermento e envolva bem.
Unte uma forma com buraco e coloque a mistura preparada.
Leve ao forno previamente aquecido a180ºC durante cerca de 50 minutos ou até o bolo estar cozinhado.
Deixe arrefecer cerca de 10 minutos antes de desenformar.
Depois de frio polvilhe com um pouco de açúcar em pó!


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Anónimo09:27

    Um bolo lindo e muito outonal!
    Realmente, o nome "bundt" é um pouco pomposo, mas não é nada mais que uma forma de chaminé, lisa ou com relevos.
    As formas da Nordic Ware são lindas e já são fáceis de encontrar em sites portugueses e espanhois (Maria Lunarillos, Isto Faz-se, Brinco Loiça, Tarte de Limão), embora o preço não seja simpático. As da Metalúrgica, também são boas, assim como as vulgares de alumínio.
    Tenho uma da Nordic Ware, e algumas da Metalúrgica, e procedo da mesma forma na preparação das formas: pincelo bem a forma com manteiga derretida e coloco-a no frigorífico até ao momento de usar. Depois, há que respeitar a temperatura recomendada para a forma, da receita e o tempo de repouso antes de desenformar.
    Até ao momento, tem resultado para todas as formas que uso (vi esta ideia num blog, em que usa muito estas formas).
    Um bolo para fazer brevemente, quer seja numa forma normal ou com relevos.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Um lindo bundt cake e que sabor deve ter!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Tenho para ali tanta abóbora que as vizinhas me deram. Andava precisamente à procura de uma receita apetitosa com abóbora!!! Parece que adivinhou! bjs

    ResponderEliminar
  4. Hmm, parece uma delícia :) Hoje ñ posso fazer jus ao dia, mas no fds, quem sabe ;) Além disso, antes de haver um 'Bundt Cake Day', já saíam bolos desses desta cozinha há anos ;) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  5. Deve ser tão delicioso!

    ResponderEliminar
  6. É, sem dúvida, das combinações de sabores de que mais gosto, Joana! Até porque foram os mesmos sabores que escolhi para celebrar o dia :)

    Este, teu, é simples e fantástico ao mesmo tempo! Lindo!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Hoje tentei realizar um encomenda de uma forma na nordic ware. Mas não recebi nenhum email de confirmação, e a mesma também não foi confirmada no site. É normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é nada normal.
      Se a encomenda não foi conformada não está certamente feita.
      Eu voltava a tentar ou enviava mail.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir