Gaspacho de Melancia



O gaspacho nem sempre fez parte da minha lista de preferências. Apesar de não termos ligações familiares ao alentejo e de zonas mais do sul do pais, onde o gaspacho (e o salmorejo) são pratos mais tradicionais, sempre me lembro de, durante o verão, a minha avó preparar gaspacho. Não achava grande piada aquilo. Parecia-me sempre uma salada cheia de água com bocados de pão que depois ficavam moles.... Era assim que ainda miúda olhava para “aquilo”, enquanto o meu pai devorava um prato bem cheio. Verão era sempre sinal de gaspacho.
Depois cresci, comecei a achar piada a receitas diferentes, comecei a cozinhar e a descobri que muitas das coisas que pensava que não gostava afinal até eram boas.. Com a idade o paladar também muda... 
Comecei a gostar de gaspacho. Mas da versão triturada e cremosa, em vez do que habitualmente fazia a minha avó e a minha mãe com pedaços de legumes.
Depois o meu amigo LCO ensinou-me uma receita de gaspacho (que por sua vez lhe foi ensinada por um amigo espanhol) que eu gosto muito e passei a fazer muitas vezes.
Surgem depois variantes de gaspacho e de sopas frias, em que legumes são misturadas com fruta e lhes dão um sabor mais adocicado. Sopa de meloa, gaspacho de morango e também gaspacho de melancia. Há muitas e muitas versões e variantes destas sopas frias para combater o calor, e que só necessitam de uma varinha mágica ou de um robot de cozinha para serem preparadas.
Depois de muito ouvir falar de  gaspacho de melancia, eis que, num destes dias de calor abrasador que se tem feito sentir este verão, ele saiu da minha cozinha. 



Ingredientes para 4 pessoas:

500g de melancia sem casca ou pevides
1 tomate
1 pepino
1/2 cebola roxa
flor de sal q.b.
manjericão fresco q.b.
picante q.b.
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico

Preparação:

Triture a melancia até ficar com uma mistura homogénea e reserve.
Descasque o pepino, retire-lhe as sementes e corte-os em pedaços, Retire as sementes ao tomate e corte-o também em pequenos pedaço. Descasque a cebola e corte-a em meias luas.
Coloque a cebola, o pepino e o tomate no copo da varinha mágica ou no robot de cozinha e acrescente algumas folhas de manjericão. Triture até obter uma mistura homogénea, e adicione depois a melancia triturada anteriormente. misture bem e tempere com um pouco de flor de sal, o vinagre balsâmico e o picante a gosto.
Leve ao frigorífico durante algumas horas.
Sirva bem fresco.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Tb nunca arrisquei no gaspacho... vamos ver... quem sabe. Bj bj

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:27

    Uma sugestão bastante interessante!
    Confesso que não sou apreciadora de sopas frias, e o gaspacho nunca fez parte dos hábitos em casa.
    Estou a começar a experimentar, embora leve um pouco de tempo a habituar-me a elas, pois algumas parecem uma espécie de "batido de salada" espesso, e estou habituada a comer a sopa com pedaços sólidos e quente.
    Mas como o paladar muda com o tempo, é algo para experimentar. Tenho um pouco de melancia e o resto dos ingredientes, por isso ... vamos ver se sai alguma coisa!
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Humm, que delícia deve ser, super refrescante!Sugestão anotada!

    ResponderEliminar
  4. Uma sugestão bastante interessante. Gostei!! :)
    Bjinhos

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  5. Vou ter de experimentar, deve ser tão bom!

    ResponderEliminar

Imprimir