Pargos no Forno com Gengibre, Lima e Malagueta


Há dias que nos deixam de coração cheio. Pessoas que nos enchem a alma. Daquelas que de quase desconhecidas passam a amigas com quem partilhamos a nossa intimidade, a nossa casa e a nossa família. Daquelas que parece que conhecemos toda a vida. De onde descobrimos afinidades, paixões e uma empatia enorme.
Deixa-me sempre a pensar se não nos conhecemos de outra vida. Onde fomos amigas, primas, irmãs. Para quem acha que há uma idade onde deixamos de fazer amigos, eu digo-vos que não podem estar mais errados. Deixamos de fazer amigos quando não estamos dispostos a abrir o nosso coração e as nossas vidas a outras pessoas. Quando não estamos dispostos a amar e partilhar. Quando nos fechamos em nós mesmos e comparamos, categorizamos ou simplesmente “desprezamos”. Deixamos de fazer amigos quando olhamos muito para o nosso umbigo ou deixarmos de ser quem realmente somos só para impressionar e parecer o que não se é....
Não há nada melhor do que fazer amigos. Do que acreditar nas pessoas e saber que saber que há quem realmente goste de nós por aquilo que somos, não pelo que supostamente somos, pelo que supostamente temos ou pelo que supostamente mostramos.
Obrigado a quem me deixa o coração cheio e a alma quentinha.
Bom fim de semana!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 pargos com cerca de 300g cada
1 cebola roxa pequena
sal e pimenta q.b.
1 lima
1/2 malagueta vermelha tipo chilli
1 pedacinho de gengibre com cerca de 2cm
azeite q.b.
folhas de manjericão q.b.

Preparação:

Corte a cebola em meias luas finas e coloque-as no fundo de um tabuleiro que vá ao forno. Por cima disponha o peixe e tempere-os com sal e pimenta. Junte a raspa e depois o sumo da lima.
Corte a malagueta em rodelas finas e descasque o gengibre, cortando-o depois numa espécie de juliana fina, e disponha ambos sobre o peixe, envolvendo bem, e regue com o azeite.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos até que o peixe esteja cozinhado (A meio da assadura do peixe juntei batatinhas novas e batata doce previamente cozidas, para que tostassem juntamente com o peixe.)
Antes servir polvilhe com o manjericão fresco.
Sirva com salada ou legumes salteados.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo09:54

    Um toque oriental num prato tão nosso, ou uma maneira de dar uma nova roupagem ao peixe assado!
    Gosto da ideia, pois é uma forma de variar a forma de preparação tradicional: peixe, tomate, pimento, cebola, alho.
    É sempre bom fazer amigos, especialmente aqueles com que temos afinidades, empatia, e parece que os conhecemos de uma vida inteira. Num mundo cada vez mais oco e egoísta, em termos genéricos, é sempre bom haver algo positivo que rume contra a maré. As amizades, podem surgir em qualquer altura e do nada. Poderá ser coincidência...mas às vezes é mesmo assim, à espera do momento certo!
    Um grande beijinho, para si e para os seus, e um bom fim de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Tenho tantas saudades de comer um bom peixe, não sei porquê mas não é nada fácil encontrar bom peixe aqui em Londres. A minha mãe costuma comprar cabeça de pargo no mercado e faz cozida uma parte e o resto ela faz com massinha waaah que saudades :) vou-lhe mostrar esta ideia, acho que ela vai gostar ^_^

    ResponderEliminar
  3. Palavras bem bonitas com as quais não podia concordar mais!

    Da refeição, tirava o picante das malaguetas mas de resto fica tudo :)

    Beijinhos Ana

    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Hmm, uma bela receita! Adoro pargo e adoro (fazer) amigos :) Conciliar os dois - culinária e amizades - é uma benção :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar

Imprimir