Bacalhau, Broa e Grelos da Avó Cila


Quando chegava a altura dos grelos, a minha avó Cila, sabendo que eu não gostava de pescada cozida,  fazia-me uma mistura de grelos, pescada desfiada e broa, com muito azeite e alho para eu comer. Enquanto todos os outros membros da família comiam pescada cozida com grelos, batata e ovo, eu deliciava-me com aquela mistura preparada com tanto amor e carinho, como só os avós sabem fazer aos netos. E aquilo sabia-me muito bem! Adorava.
Acho que me tinha esquecido de tal coisa. Há muitos anos que já não comia - porque também já raramente era ela que preparava o almoço para toda a família, como quando era mais miúda. E fui-me esquecendo desta receita…
Mas a nossa memória tem destas coisas. Bastou que o Paulo e a Cláudia me trouxessem um molho de grelos que, assim do nada, enquanto os preparava lembrei-me de imediato dos grelos com pescada e broa.
Apesar de estar mais velha, o meu “ódio de estimação” pela pescada cozida mantêm-se, e a receita levou uma roupagem nova, e foi preparada com bacalhau.
Mesmo assim aprovada. Mesmo assim cheia de memórias. Mesmo assim (ainda) a receita da minha avó.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 posta de bacalhau (usei um lombo)
1 molho de grelos
250g de broa de milho amarela
3 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
azeite q.b.

Preparação:

Prepare os grelos e lave-os bem. Leve-os depois a cozer em água temperada de sal. Escorra bem tempere de azeite e reserve.
Triture a broa até ficar com umas migalhas grossas e reserve também.
Coza o bacalhau durante uns minutos em água a ferver. Retire e limpe-o bem de peles e espinhas e desfaça em lascas.
Leve uma frigideira anti aderente ao lume com um fundo generoso de azeite e acrescente dois dentes de alho laminados e a folha de louro. Deixe o azeite aquecer e junte as lascas de bacalhau envolvendo bem.
No fundo de um tabuleiro coloque os grelos bem espalhados e acrescente o dente de alho ralado. Cubra com metade da broa e depois com o bacalhau e o azeite onde o cozinhou. Cubra com a restante broa e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante uns minutos para que toste a broa.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo10:54

    Uma boa receita e uma boa recordação! Confesso que não sou uma grande apreciadora de peixe cozido, e quando o faço, tem que ser cozido com alguma coisa para dar sabor para além do sal (limão, vinagre, louro, pimenta em grão, alho, rama de alho francês). Para experimentar com bacalhau ou pescada, com pão ou broa, depende do que o apetite mandar e o que tiver em casa! Força Joana, para superar este momento um pouco "mais em baixo"! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Até me cresceu água na boca.
    Ficou mesmo lindo.
    Beijinhos
    Vânia
    http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Uma refeição bem reconfortante :)
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. A Joana é uma querida sempre a inspirar-nos. Rsrsrsrsrs, tb eu odiava a pescadinha cozida em miúda (ainda nao melhorei). A minha mãe fazia-me sempre pescada desfiada com ovos e nata. Hum...amanha vou fazer esta sua receita

    ResponderEliminar
  5. A Joana é uma querida sempre a inspirar-nos. Rsrsrsrsrs, tb eu odiava a pescadinha cozida em miúda (ainda nao melhorei). A minha mãe fazia-me sempre pescada desfiada com ovos e nata. Hum...amanha vou fazer esta sua receita

    ResponderEliminar
  6. Boa noite
    Esse blog colher de pau é de Portugal?

    ResponderEliminar

Imprimir