Folhados de Alheira e Ceboleta


Os dias de preguiça fazem parte da vida de qualquer pessoa. Dias em que existem tarefas que fazemos a custo, e em que “deixamos para amanhã o que não temos de fazer hoje”.
Raramente isso me acontece quando tenho de cozinhar. Mas um dia mais cinzento, e outras tarefas importantes pelo meio, ditaram que o almoço já não ia ser o que estava inicialmente planeado e foi necessário ter uma ideia urgente do que iríamos almoçar.
E depois o exercício que eu tanto gosto. Abrir o frigorífico e fazer algo com o que lá se encontra. Uma base de massa folhada pronta a usar e uma alheira, compradas com outras ideias e propósitos. Na gaveta dos legumes umas ceboletas (spring onions) que vieram da horta e ainda sem destino. E queijo ralado, um daqueles básicos quase essenciais que tenho normalmente em casa.
Facilmente vi, qual o caminho “pecaminoso” que este almoço ia tomar… E é para mim o maior defeito de cozinhar em dias de preguiça: acabo sempre a fazer algo menos saudável e que estraga a minha visão de uma refeição mais “nutritiva e completa”.
Mas como um dia não são dias, nem tudo foi uma desgraça. A sopa - que é a tranca da barriga - fez honras de começar a refeição - e depois um folhadinho de alheira e uma salada já não são assim um estrago tão grande.
Temos todos direito a uns dia culinários assim, não acham

Ingredientes para 3 ou 4 pessoas:

1 rolo de massa folhada pronta a usar (de formato retangular)
1 alheira de boa qualidade
2 ceboletas (spring onions)
100g de queijo ralado
gema de ovo para pincelar
sementes de sésamo q.b. (opcional)

Preparação:

Sem cozinhar, retire cuidadosamente a pele à alheira e misture-a para obter uma massa. Divida em 6 pedaços mais ou menos do mesmo tamanho e reserve.
Entretanto lave as ceboletas e corte-as em fatias finas.
Abra a massa folhada e desenrole-a cuidadosamente. Corte-a depois em 6 quadrados mais ou menos do mesmo tamanho. Para isso, basta cortar primeiro ao meio no sentido do comprimento e depois dividir em 3 partes iguais. Ficará assim com os 6 quadrados de massa folhada.
Sobre cada um dos quadrados de massa coloque a massa da alheira e por cima disponha a ceboleta cortada finamente e um pouco de queijo. Una depois as quatro pontas do quadrado de massa folhada, pressionando ligeiramente, ou forme os pastelinhos de massa folhada de outra maneira que goste.
Pincele-os depois com a gema de ovo batida e polvilhe, se gostar, com as sementes de sésamo a gosto.
Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 20 minutos até a massa estar bem folhada e dourada.
Sirva com uma salada.


Bom Apetite!

13 comentários :

  1. Eu gosto bastante dos teus folhados 'às 3 pancadas', ou seja, usas o q tens no momento e voilà, sai uma refeição :) A sopa e a salada já quase q anularam a ingestão do folhado com carne e queijo ;) Bjinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de Mel,

      Há dias em que não dá para mais. Mas isso não quer dizer que não fique bom!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Elsa17:57

    Boa tarde Joana!
    Obrigada pelas suas receitas e dicas espetaculares!!
    Gostava de colocar uma questão muito básica. Onde obtém (online, feiras, hortos, etc.) as sementes das "Spring onions" aqui pela zona de Coimbra?? Eu já tentei obter, com varias designações em português e ainda não consegui acertar!...
    Se me puder ajudar seria excelente, queria por na minha horta mas não encontro "fonte"...
    Obrigada, beijinhos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elsa,

      As minhas spring onions vem da minha horta comunitária, a Terra Fresca. Eles é que adquirem as sementeiras e nós apenas vimos o que há disponível e escolhemos ou não semear nas nossas hortas individuais.
      Claro que assim que vi que eles tinham, semeio-as sempre na minha horta.
      Mas também não a posso ajudar em relação ao local onde as compram.
      Além disso o único local onde em Coimbra as encontro para consumo é mesmo na Makro!
      Desculpe não ajudar mais.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    2. Elsa12:46

      Obrigada Joana pela ajuda!!
      Sim, eu também em Coimbra o único local que encontrei foi na Makro... Costumo comprar também nas férias, no algarve...
      Vou insistir ou tentar chegar também a essa horta comunitária se for possível!...
      Obrigada, beijinhos!
      Elsa.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. olá, podem encontrar spring onions (cebolinho) no continente :)

      Eliminar
  3. Anónimo11:35

    Uma boa sugestão...tenho é que comprar a "matéria-prima" principal: alheira e massa folhada! Fazendo minhas as palavras da Elsa, onde arranja as sementes das "Spring onions"? Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      Tal como respondi à Elsa, elas estão disponíveis na minha horta comunitária para colocar nas nossas hortas individuais. Ou seja eles adquirem as plantas juntos dos fornecedores e nós depois vamos à estufa escolher o que queremos semear...
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Que bom aspecto, acho que vou experimentar fazer (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se experimentar diga como correr.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Obrigada Susana.
    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar
  6. Anónimo12:23

    Bom dia, Joana
    Antes de mais adoro as suas receitas. Já me pouparam muitas dores de cabeça na altura de escolher a "paparoca" a fazer.
    Queria muito fazer esta receita, mas não consigo encontrar as ceboletas em lado nenhum. Podem ser substituídas por que?
    Obrigada por tudo
    Ana

    ResponderEliminar

Imprimir