Limonada de Lima Limão com Hortelã


O tempo quente traz a vontade e o desejo de bebidas de verão: caipirinhas, sangrias de espumante e frutos vermelhos, de vinho verde com nectarinas ou de vinho tinto com laranja e uvas, granizados de espumante, um gin num final de tarde preparado pelo meu amigo Paulo… Mas este ano não há álcool para ninguém! E enquanto os outros à minha volta lá vão bebendo algumas das minhas bebidas favoritas, eu fico-me (e muito bem servida também!) pelos sumos naturais com as mais variadas combinações.
Uma oferta muito generosa de limões, além de uns quantos frascos de curd de limão, deu também origem a várias limonadas.
Esta merece destaque, preparada com uma mistura de lima e limão e com a deliciosa hortelã da horta e uns mirtilos para decorar!





Ingredientes para 1 jarro com cerca de 1,5 litros:

3 limões grandes
3 limas
20 folhas de hortelã
100g de açúcar
50g de mirtilos frescos ou congelados
1 litro de água fresca + cubos de gelo q.b.

Preparação:

Com a ajuda de um espremedor retire todo o sumo às limas e limões e coloque-os num jarro. Num almofariz coloque metade do açúcar e as folhas de hortelã e esmague bem até obter um açúcar de hortelã. Junte depois esse açúcar, bem como o restante açúcar à mistura dos sumos e deixe a macerar até o açúcar estar bem dissolvido.
Junte depois a água fresca, os mirtilos e os cubos de gelo e sirva de imediato.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo09:37

    Uma sugestão muito bem vinda para estes dias de calor! E uma forma diferente de variar a tradicional limonada. Fiz a tarte de curgete e queijo, usando o queijo de cabra curado (tipo "palhais"), um resto de brie que andava perdido no frigorífico, e um pouco de tomilho bela-luz para aromatizar, e ficou muito saborosa (vai ser o meu almoço, acompanhada de uma sopa). A massa faz-se rapidamente no robot de cozinha (tive que fazer 2 vezes a massa, porque a 1ª não cobriu toda a forma). Com o resto da massa, improvisei umas "tarteletes", umas com maçã e outras com amora. Esta massa é muito leve e saborosa, e acho que pode resultar numas bolachinhas muito agradáveis, juntando um pouco de açúcar e aromas/especiarias, pois é amanteigada qb, fácil de preparar e estender. Depois mostro o resultado. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:06

    Bom dia. Visito regularmente o seu blog e gosto mesmo muito das receitas, tendo já experimentado algumas (maravilhosas!). Mas apetece-me dar cabeçadas na mesa quando vejo alguns erros de português que, espero eu, resultem apenas de distração ou não revisão do que escreve...

    Trás - advérbio de lugar
    Traz - do verbo trazer

    Lamento estar a "criticar" mas é uma pena num blog tão bonito encontrar "atentados" à nossa língua :)
    Cumprimentos, boas férias.

    ResponderEliminar
  3. Que deliciosa limonada!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. Refrescante e natural :) Bjinhos.

    ResponderEliminar

Imprimir