Bolinhos de Courgete e Atum e o catálogo KASA



Como já vos tinha dito há umas semanas atrás, o novo catálogo KASA já está disponível. E, como não podia deixar de ser, tem coisas lindíssimas e muito práticas e úteis para toda as aéreas da casa. Para já gostei muito do que vi e já fiquei entusiasmada com alguns artigos. Confesso que me foge sempre o olho para as coisas de cozinha, e tenho a certeza de que alguns dos artigos que por lá se encontram não me vão escapar! E acreditem quando vos digo que não podiam ter vindo em melhor altura. 
Se quiserem também ficar já a par de todas as novidades ainda antes de se perderem pelos corredores cheios de coisas giras para a casa, deixo aqui o link onde podem encontrar disponível o novo catálogo KASA: 

Espero que gostem tanto quanto eu, e que fiquem entusiasmados e com vontade de comprarem quase tudo. Confesso que tenho alguma dificuldade em dizer do que gosto mais! Até vão dando uma vista de olhos e escolham as vossas peças de eleição! Eu sei que vou escolher as minhas favoritas.

E com uma cozinha bonita e com acessórios giros e úteis, a tarefa de cozinhar torna-se mais simpática.Eu sei que estou sempre a combater aquela ideia de que cozinhar todos os dias é algo de complicado e demorado. Acredito que, para muitas pessoas, depois de um dia inteiro de trabalho, transportes, viagens, filhos, banhos, tpc e ainda as tarefas da casa, ter de cozinhar algo que agrade a toda a família, seja uma refeição completa e nutritiva e que se faça relativamente rápido, nem sempre é fácil.
E agora com o verão, queremos receitas ainda mais simples, ainda mais rápidas, de preferência que não nos obriguem a usar o forno tantas vezes, ou a ficar de plantão no calor do fogão. As saladas de tudo e mais alguma coisa, os grelhados e as sopas frias são algo que imediatamente nos lembra que o tempo quente chegou. Mas variar um bocadinho? Fazer refeições aproveitando os legumes que esta época nos trás em abundância? Receitas que não compliquem? Receitas com os ingredientes que até temos em casa, para nos afastar mais um dia ou dois do supermercado?
Eu acho que estes bolinhos cumprem os requisitos. Ah, ma são fritos. Pois… não se pode ter tudo! E de vez em quando um frito não faz mal a ninguém. Só nos deixa mesmo a chatice de limpar um fogão salpicado.


Ingredientes para cerca de 10 bolinhos:

1 courgete pequena
1 lata de atum em azeite
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa bem cheias de farinha
1 ovo

Preparação:

Lave bem a courgete e, sem descascar rale-a em fio e coloque-a numa taça. Junte depois o atum previamente escorrido e acrescente seguidamente o ovo a farinha e tempere de sal e pimenta a gosto. Misture bem até obter uma massa tipo pataniscas.
Leve uma frigideira com óleo vegetal (ou de girassol) ao lume e deixe aquecer. Coloque depois colheradas de massa a fritar e deixe ficar dourados de um lado antes de virar para cozinhar do outro lado. Retire e deixe escorrer sobre papel absorvente.
Sirva os bolinhos com arroz e uma salada verde.


Bom Apetite!

17 comentários :

  1. Respostas
    1. Ficaram mesmo muito bons!
      Até o Zé Maria comeu e repetiu.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo09:33

    Bom dia,

    Não é possível fazer, congelar e colocar no forno, em vez de fritar?

    Pergunto porque já fiz assim com uns bolinhos de peixe e ficaram óptimos.

    Obrigada.

    Maria Correia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria,

      Não me parece.
      Esta massa fica meio líquida, tal como a massa das pataniscas, pelo que me parece difícil que se consiga quer congelar sem esparramar tudo, como depois cozinhar no forno.
      Também faço uma espécie de pasteis de peixe no forno, mas a consistência é realmente muito diferente desta.
      Espero ter ajudado.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Anónimo10:07

    Também faço algo parecido, seja para aproveitar alguns restinhos de legumes frescos ou cozidos, a sobras de carne ou peixe, couscous ou bulgur, que não são suficientes para uma refeição ou acompanhamento, e que se transformam noutra coisa. Com um restinho de queijo ralado, outras com ervas aromáticas ou especiarias, vamos sempre obtendo algo diferente. Faço-os fritos ou no forno, depende da vontade (ou da "preguiça") do momento. E é sempre bom ter estas ideias "descomplicadas" em carteira, que podem servir para uma refeição ou mesmo para um piquenique, pois complicado já é o dia-a-dia. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,
      Acho que não estou enganada ao dizer que as pataniscas foram também inventadas como uma forma de aproveitamento, e de poder transformar um rostinho para 1 numa refeição para 3.
      Acho que são sempre uma boa sugestão para aproveitar sobras - tal como a Sara diz - de legumes, carne, peixe variado, batatas.....
      E são sempre "cartas" (receitas) na mesa, perfeitas para alimentar e limpar o frigorífico ao mesmo tempo.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Hmm, mt bom! No ano passado tb fiz uns bolinhos de courgette e queijo ralado e são óptimos :) Na semana passada trouxe o catálogo da Kasa e só ontem o consegui ver c atenção e sim, os meus olhos prendem-se mais nos artigos para cozinha :) Tb hei de comprar alguma coisa, aliás, hoje vou passer no Continente e ver ao vivo :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de Mel,
      Não me tinha lembrado do queijo!!
      E quanto a catálogos com artigos de cozinha, o difícil é mesmo não querer tudo.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Que boa ideia, mais uma boa maneira de camuflar os "verdes"

    ResponderEliminar
  6. Que aspecto delicioso.
    Vamos experimentar, pois agora temos muitas courgettes na nossa horta.
    Obrigada por mais uma receita deliciosa.
    Beijinhos,
    Lucília e Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lucilia e Isabel,
      Vale a pena que são mesmo saborosos.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Amanhã vou experimentar esta receita. Está decidido.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo17:42

    Não resisiti e experimentei! Muito bom! :)
    Telma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Telma. Ainda bem que gostou
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  9. Mil obrigadas por esta receita que apesar de já ter uns anos salvou o meu jantar de hoje! :D Tinha planeado abrir uma lata de atum e comer com legumes cozidos mas não me estava a apetecer mesmo nada. Foi precisar pesquisar um pouco o que cozinhar com atum até chegar a esta receita super simples mas deliciosa! Fiquei fã! Um beijinho

    ResponderEliminar

Imprimir