Tortilha de Batata Doce e Queijo da Ilha


Este género de tortilhas ou de pastelões, são a forma ideal para acabar com os restinhos do frigorífico. Conheço quem lhes chame tortilhas limpa frigorífico, porque basta ter ovos e restinhos de qualquer coisa, uma salada verde ou legumes e temos uma refeição simpática para ser comida a meio da semana.
Neste caso havia pouco para limpar ao frigorífico, uma vez que o almoço já tinha sido dar uma volta às caixinhas que por lá andavam. No entanto este género de tortilha é perfeito para usar quaisquer outros ingredientes que tenham em caso.
Ando um bocadinho a abusar da batata doce, mas como já referi, tenho novamente diabetes gestacional e, como qualquer pessoa que tenha de controlar os níveis de açúcar no sangue, e por isso controlar a ingestão de todo o tipo de hidratos de carbono, a batata doce é perfeita, pois, ao contrário do pão e da batata normal e da massa, não faz subir muito os níveis de açúcar. Se eu já cozinhava muito com batata doce, agora tenho cozinhado ainda mais. Ainda bem que aqui por casa todos gostam, até o pequeno Zé Maria com comeu a tortilha com satisfação sem se esquecer de pedir sopa (que adora!) no fim!

E continuam os workshops na iniciativa Moda Up, da Marque Soares. Dia  30 de Abril e dia 7 de Maio, serão os próximos, com receitas que vos irão certamente agradar. Além de workshops ligados à culinária, e como poderão ver no cartaz abaixo, há outro tipo de workshops, iniciativas e encontros, para todos os gostos.



Ingredientes para 2 a 3 pessoas:

4 ovos
1 batata doce
1 mão cheia de ervilhas
1 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
75g de queijo da ilha
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Descasque a batata doce e corte-a em cubos. Leve a cozer em água temperada de sal até ficar macia. Quando a batata estiver quase cozida acrescente as ervilhas. Escorra e reserve.
Entretanto descasque e corte a cebola em meias luas e coloque numa frigideira anti aderente juntamente com os dentes de alho picadinhos, a folha de louro e um pouco de azeite. Deixe a cebola alourar e acrescente depois a batata doce cozida com as ervilhas e envolva bem.
Bata 4 ovos com um pouco de sal e pimenta e acrescente na frigideira À mistura de batata. Junte também o queijo da ilha ralado, espalhando-o bem e deixe cozinhar uns minutos em lume brando.
Para cozinhar do outro lado, vire a tortilha cuidadosamente para um prato e depois novamente para a frigideira, ou, sem virar coloque uns minutos no forno, previamente aquecido, para a cozinhar por cima.
Sirva a tortilha cortada em fatias com brócolos cozidos.


Bom Apetite!


18 comentários :

  1. Anónimo09:37

    Uma ideia diferente para usar a batata-doce. Costumo fazer tortilhas desse género, mas no forno, no final da semana para limpar os restinhos de legumes/carnes que existem, mas às vezes como uma refeição de improviso para aqueles dias em que não tenho muito tempo para cozinhar. Adoro a batata-doce e agora, por via da influência dos programas de culinária e dos blogs de culinária, estou a usar em pratos salgados para além dos doces. Continua a ser um legume que associo ao Outono, quando a minha mãe assava as batatas no forno e comíamos como sobremesa. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      Eu também gosto muito de batata doce mas, ao contrário de si, raramente a uso em pratos doce mas adoro em pratos salgados, como acompanhamento de bacalhau ou carne de porco. Ou até para usar em versões vegetarianas. Realmente é mais um legume de outono, apesar de actualmente a consumir quase todo ano aqui por casa.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Cristina10:05

    Também gosto imenso de batata doce. Esta sugestão é fantástica para os dois dias por semana em que como, no carro, o almoço que levo de casa.
    Beijinho e obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cristina,
      Esta é uma boa receita para esse propósito. Ainda bem que gostou da sugestão.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Isa, depois conte-me tudo.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Sou uma fã assumida de batata doce, até mais do que a batata dota normal. E com queijo da ilha... bem, com queijo da ilha tudo fica ainda melhor, e esta tortilha não será excepção :)
    Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa,
      Também sou dessas duas opiniões: batata doce é melhor do que batata normal e o queijo da ilha torna tudo melhor! :)
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Vou fazer, também Adoro batata doce!! :) Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mariska,

      Depois quero saber tudo.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Fiz para o almoço de hoje.. estou mortinha qu chegue a hora de almoço :D

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Joana fiz ontem para o jantar, e gostámos muito! :)

    Fiz algumas alterações, como não aprecio muito ervilhas, meti cenoura, e como não tinha queijo da ilha (infelizmente) meti uma mistura de queijos ralados e queijo de ovelha :)
    Ficou muito saborosa, obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      O que interessa é que tenha ficado bom e que a minha receita tenha servido de inspiração!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  9. Há muitos anos que sou consumidora habitual de batata-doce, e é de facto menos "pesada" do que a batata normal. Obrigada por partilhar esta receita, que certamente irei fazer! Beijinho,
    Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuela,

      Espero que goste.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  10. Acabei de fazer para o almoço e ficou óptima :) Obrigada!

    ResponderEliminar

Imprimir