Panquecas de Natal


Estas não são propriamente panquecas de Natal. Mas são panquecas apropriadas para fazer no Natal,(ou a bem ver, em qualquer altura do ano!)
São uma sugestão para pequenos almoços em família nestes sábados e domingos natalícios. Para o brunch de dia 26 de Dezembro, para começar o dia 24 cheios de energia, à volta da mesa, com os que mais amamos. Enfim, são panquecas simples, com bagos de romãs vermelhinhas e folhinhas verdes de hortelã para se manterem na temático do natal, mas que podem ser acompanhadas com tudo o que quiserem e muito facilmente multiplicadas por quantos se sentam à vossa mesa.
Afinal, o natal deve ser uma época de família e de partilha, e nada melhor do que começar o dia com um belo pequeno almoço ou brunch com todos aqueles que amamos à nossa volta. (E para o cenário perfeito, frio lá fora, lareira acesa e musica de natal a tocar em fundo!)
Aproveitem o “caminho” até ao Natal e vivam-nos intensamente com os valores do que é realmente importante. Porque aqueles que amamos à nossa volta são o melhor “presente” que podemos ter.

(A programação de Natal organizada pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), incluída no Programa Luzes sobre a Baixa da Câmara Municipal de Coimbra, conta com diversos workshops a decorrer, essencialmente, nos fins-de-semana do mês de Dezembro. Eu vou estar presente com um Workshop Do it Yourself ( >16 anos) no BE Fado (antigo Saul Morgado), dia 15 de Dezembro pelas 12h. As inscrições são gratuitas (limitadas) e devem ser feitas para o seguinte email apbcoimbra@gmail.com.)



Ingredientes para 2 pessoas:

1 ovo
4 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de açúcar
1 colher de sopa de azeite
60 ml de leite
bagos de 1/2 romã
folhinhas de hortelã
mel ou maple syrup para servir

Preparação:

Bata o ovo com a farinha, o açúcar e o fermento. Junte depois o leite e metade do azeite e mexa bem até obter uma massa grossa.
Leve uma frigideira anti aderente ao lume com o restante azeite e deixe aquecer. Coloque duas colheradas de massa de panquecas e deixe começar a formar bolinhas. Vire-a cuidadosamente e deixe cozinhar do outro lado até estar dourada.
Repita até esgotar a massa.
Para servir regue com o mel ou maple syrup e polvilhe generosamente com os bagos de romã e com algumas folhinhas de hortelã.
Para uma experiência de natal completa, sirva com chocolate quente.


Bom Apetite!

19 comentários :

  1. Anónimo09:19

    Que bela sugestão para o fim de semana! Vou investigar receitas com o chuchu, inclusive doce, como é neutro deve combinar com tudo. Um bom fim de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      Doce de chuchu nunca fiz, mas já ouvi dizer maravilhas. Além de aproveitar os que tem em casa dão excelentes miminhos para os cabazes de natal!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo09:32

    Esqueci-me de perguntar como está a correr o desafio do "amigo secreto - troca de bolachas". Tenho que começar a fazer algumas coisas, porque tenho colegas que vão de férias e gostaria de saber quando é que iremos receber as moradas dos nossos "amigos secretos", de modo a avançar com as coisas, consoante a disponibilidade de tempo durante a semana, não só para fazer como para enviar. Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:02

      Ontem vi o post no Facebook por causa do envio das moradas do "amigo secreto", a informar para vermos se não foi para o SPAM. Tenho verificado diariamente mas não recebi nada nas pastas do correio. Reencaminhei ontem o e-mail para confirmar se foi recepcionado. Obrigada, Sara Oliveira

      Eliminar
    2. Sara,
      Peço desculpa pela demora da resposta. Como lhe disse, e por qualquer motivo, não recebi o seu email. Mas como voltou a nevar já consegui reorganizar tudo e já deve ter recebido o mail com as indicações do seu amigo secreto.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Cristina09:56

    Faço crepes muitas vezes, mas panquecas não. Já copiei a receita para fazer no fds... espero ter tempo... são tantas as tarefas que estão na lista!
    E gostava tanto de poder estar numa das sessões da Joana! ... Mas está tudo a ser impossível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cristina,
      Faça mesmo as panquecas que são deliciosas.
      Depois venha cá contar como correu.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Também adoro panquecas, principalmente ao pequeno almoço e com fruta. Adorei esta receita. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem rapa o tacho.
      É uma receita muito simples que se veste de festa para esta época. Mas são deliciosas.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Susy,

      E uma excelente maneira de começar o dia.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Não sou grande fá de panquecas, mas estas até que me tentaram :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de Mel,

      Para mim são sempre um excelente pequeno almoço, Adoro.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Bela sugestão para o dia 26 de Dezembro, porque o 25 ainda é cheio de goludices hihhi ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ioana,

      Eu gosto de as fazer para o brunch de dia 26, ou até para o dia 24.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  8. Cristina09:57

    Ora bem ... feitas as contas, até agora já fiz panquecas correspondentes a 6 vezes os ingredientes indicados pela Joana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cristina,

      Estou a ver que gostaram das panquecas em sua casa!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  9. Que feitiço maravilhoso e direto que trouxe de volta alegria e felicidade à minha vida depois que eu vi um post sobre como ele ajudou uma senhora chamada Rebecca, decidi contatá-lo para obter ajuda quando eu disse a isso que Deus enviou o homem DR. WEALTHY sobre como meu amante me deixou por 8 meses sem me ligar ou enviar mensagens de texto, quando eu compartilhei esta minha triste experiência com o DR. WEALTHY ele disse que tudo ficaria bem em 5 dias Eu pensei: tenho certeza que o que esse homem está dizendo é real, então eu decidi tentar, e o que mais me surpreendeu no começo, eu também estava pensando que ele não era real Eu ensinei que ele era como os outros que virão e adicionarão dor à dor das pessoas sem saber que há sentimentos, mas para fazer de você um tolo, mas este grande homem DR. WEALTHY nunca é como se o seu fosse para o bem e faria as pessoas serem felizes com quem amam, Estou tão feliz, Mesmo antes dos 3 dias acabei de receber um telefonema de um homem que me deixou há 8 meses dizendo que sente muito e que ele me quer de volta à sua vida fiquei tão feliz, ele me convidou para um jantar que eu quis dizer ele lá e nós dois conversamos e ele disse que quer provar que nunca me deixaria por qualquer outra senhora que ele me contratou e também me fez ter acesso a toda a sua conta estou muito feliz tudo graças a este grande homem DR. WEALTHY um homem que trouxe de volta alegria a minha vida, Por favor, amigos que precisam de ajuda, eu aconselharia e juro que o Dr. DR. WEALTHY é o homem certo e não aqueles falsos que estão online para ganhar dinheiro e não para ajudar aqui é o DR. E-mail privado de WEALTHY. wealthylovespell@gmail.com número do WhatsApp +2348105150446.

    ResponderEliminar

Imprimir