Frango Assado com Legumes de Outono e Puré de Batata e Abóbora

Continuo numa de comidas de Outono. Desta vez frango assado. Mas a verdadeira estrela foram os legumes. Muitos e variados usados de duas maneiras. Legumes de outono e de raiz: batata, cenoura, pastinacas, cebola, batata doce e abóbora, numa combinação de sabores adocicados e de diferentes texturas que acompanharam o humilde frango assado com limão.
Foi o nosso assado de domingo. Num domingo de outono, escuro e chuvoso, que para ser perfeito só faltava ser frio e ter direito a lareira acesa. Lá chegará o dia!

Ingredientes para 2 pessoas:

½ frango (ou coxas e pernas)
1 limão
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
50ml de vinho branco

Assado de legumes de Outono
1 batata doce
4 cenourinhas pequenas
5 pastinacas pequenas
1 cebola
Alecrim q.b.
1 pitada de açúcar
Sal e pimenta q.b.

Puré de batata e abóbora
3 batatas
200g de abóbora
Leite q.b.
1 colher de chá de manteiga
Sal, pimenta e noz moscada q.b.

Preparação:

Tempere o frango com sal e pimenta e coloque-o num tabuleiro que vá ao forno. Corte o limão em rodelas e junte-as ao frango. Regue com o vinho branco e um fio de azeite e leve a assar em forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos.
Corte a abóbora em pedaços pequenos e coloque-a também num tabuleiro que vá ao forno. Tempere com um fio de azeite, sal e pimenta e leve-a a assar até que esteja macia.
Descasque as batatas, parta-as em pedaços e leve-as a cozer em água com sal. Assim que estiverem cozinhadas escorra-as bem, junte-lhe a abóbora previamente assada e reduza tudo a puré com a ajuda de um esmagador ou com o passe vite. Acrescente a manteiga, e um pouco de leite, se necessário e tempere a gosto com sal pimenta e noz moscada.
Para o assado de legumes de outono, descasque as cenourinhas, as pastinacas, a cebola e a batata doce. Corte a cenoura e as pastinacas ao meio no sentido do comprimento, a cebola em quartos e a batata doce em cubos. Coloque tudo num tabuleiro, regue com um pouco de azeite, tempere com sal, pimenta, uma pitada de açúcar e com o alecrim fresco. Envolva bem e leve a assar no forno previamente aquecido a 180ºC até os legumes estarem assados, cerca de 30 minutos.
Sirva o frango com o puré de abóbora e batata e com os legumes assados.

Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Mas que bom aspeto, os lgumes devem ter ficado mesmo bem assim, bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Uma refeição perfeita e de outono, cheia de coisas boas!

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Cristina14:26

    Acho que nunca provei pastinaca... Mas esta refeição está fantástica!!

    ResponderEliminar
  4. sempre uma delicia.
    adorei
    muito bom
    Beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. O que eu aprendo... Patinaca??!! Vou t que ir ver o que é... ;)
    Bom outono!

    ResponderEliminar
  6. onde posso encontrar pastinaca?

    ResponderEliminar
  7. pastinaca também é conhecida por cherovia.. na região da beira baixa, mais propriamente na Covilhã é bastante conhecida... pode-se dizer que são cenouras com uma cor mais desmaiada, mas têm um sabor totalmente diferente.. espero ter ajudado..

    ResponderEliminar

Imprimir