Bolo Simples de Banana e Aveia


Tarde chuvosa de sábado aqui em Coimbra. O mais pequeno vai fazer a sesta e o mais crescido chega-se ao pé de mim, com uma banana na mão, e pede para fazer um bolo de banana. 
Vamos para a cozinha. Antes disso numa breve pesquisa, descubro um bolo da Susana de banana e aveia que me parece perfeito.
Fazemos o bolo num instante, com o Zé a ajudar a partir ovos, a misturar ingredientes, a ajudar a pesar. O bolo vai para o forno e começa a impaciência de quem quer logo comer uma fatia.... Vai chamar-me a dizer que cheira tão bem na cozinha que o bolo já tem de estar pronto.
Distrai-se com os desenhos animados. O bolo fica finalmente pronto, mas é preciso arrefecer. Vai de minuto em minuto à cozinha ver se o bolo já está frio. Coloca a mão pequenina por cima para lhe sentir o calor e diz que já está frio.
O pai corta-lhe a primeira fatia que come com um sorriso malandro e com ar de satisfação dizendo que está delicioso. Depois pede tosta com manteiga e fica a brincar com os carros....
Ao final do dia chegam os amigos de sempre para jantar. E come-se quase o resto do bolo à sobremesa. Ficam duas ou três fatias que chegaram para a foto... E entretanto lá se foi o bolo.
E com bolo se começa uma segunda feira doce.


Ingredientes:

1 banana
1 iogurte
180g de açúcar amarelo
70g de óleo de girassol
3 ovos
½ colher chá de gengibre em pó
160g de farinha de trigo sem fermento
40g de flocos de aveia
1 colher chá de fermento
½ colher chá de bicarbonato de sódio

Preparação:

No liquidificador coloque  a banana descascada, o iogurte, o açúcar, o óleo, os ovos e o gengibre. Bata até obter uma massa homogénea. Coloque depois numa taça e misture bem a farinha, a aveia o fermento e o bicarbonato.
Deite depois a massa numa forma untada e com buraco e leve a cozer no forno previamente aquecido a 180ºC  durante aproximadamente 30 min, até que ao espetar um palito este saia seco.
Deixe arrefecer um pouco e desenforme.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo09:41

    É uma forma doce de começar a semana!
    Quando vi a fotografia do bolo, fiquei curiosa pois ainda andava às voltas com a escolha do bolo do fim de semana.
    Fui procurar a receita, tinha todos os ingredientes (é raro, mas desta vez tinha tudo!), mas com a distração foi feito com algumas adaptações, resultando num bolo um pouco mais seco (a textura dos bolos de banana são uma aventura para mim), mas mais ao meu gosto pessoal. Esqueci-me do iogurte, acrescentei mais um ovo, usei azeite em vez do óleo, usei açúcar amarelo e o resto da mistura de acúcar e canela que sobrou do Natal (não usei o gengibre). As farinhas eram as que estavam na receita (normal e integral). Até a minha irmã que não aprecia bolos de banana, gostou dele.
    Cada vez mais, começo a apreciar as receitas mais simples de bolos. Além da rapidez de preparação, e pouca loiça para lavar, funcionam como uma "tela em branco" para as diversas combinações de sabores que possam surgir.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Tem ótimo aspeto!! Vou ter mesmo que experimentar fazer cá em casa!

    Beijinho da Inês do blog: umblogindisponivel.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Que belo bolo,....
    Bom Ano 2018,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  4. Aprovadíssimo!Acabei de fazer..ainda está morno mas não resisti a experimentar. Está uma delícia, era mesmo uma receita simples, rápida e deliciosa para os lanches da semana, que eu estava a precisar hoje. Obrigada Joana!

    ResponderEliminar
  5. Hmmmm tão bom, com um ar húmido fantástico. Deve dar um lanchinho perfeito, acompanhado de um chá nestes dias gelados :) beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Hummm, até parece que sinto o cheiro.... Levo receita... Bjinhos...

    ResponderEliminar
  7. Excelente receita de bolo de banana

    ResponderEliminar

Imprimir