Massa no Forno com Almôndegas e Tomate Cereja


A carne picada que se tem quase sempre em casa. Transformada em bolonhesa que é congelada para usar nos dias em que tenho menos tempo para cozinhar, e também transformada em almôndegas e outras vezes em hamburgueres caseiros que nos enchem o frigorífico de refeições quase prontas. Raramente não há uma taça com uma ou várias coisas destas cá em casa. E por isso raramente me preocupo naqueles dias de “não tenho nada feito”.
E foi assim, entre uma caixinha de almôndegas caseiras congeladas, e um pouco de massa, lá saiu mais um receita básica que terminamos no forno com um pouco de queijo e a que dei mais graça com um pouco de tomate e manjericão.
E os miúdos gostam e comem e repetem e no fim não sobra nada. Ou quase nada.
Comida a saber a casa, a dias frios, a lareira, a conforto e a quase natal!

Ingredientes para 4 pessoas (2 adultos e 2 crianças):

275g de massa a gosto (esparguete, massa curta...)
10 tomate cereja
75g de queijo ralado
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
manjericão fresco q.b.

Almôndegas:
350g de carne de vaca picada
1/2 cebola
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de salsa picada

Preparação:

Para as almôndegas misture numa taça a carne com a salsa e a cebola picada e tempere a gosto com sal e pimenta. Faça pequenas bolas do tamanho de nozes e guarde no frigorífico até cozinhar para ganharem firmeza. (Se quiser faça mais quantidade e congele-as para usar em dias com menor tempo para cozinhar)
Coza depois a massa em água abundante com sal até que fique al dente.
Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer. Cozinhe as almôndegas até que comecem a ficar douradas, juntando quase no final os tomate cereja cortados ao meio e o manjericão grosseiramente picado. Deixe cozinhar mais uns minutos.
Escorra depois a massa e coloque-a num tabuleiro. Por cima disponha a mistura de almôndegas e tomate c(e o molho que entretanto se formou) e envolva na massa. Cubra com o queijo ralado, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que fique dourado.
Sirva de imediato com uma salada verde.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo10:06

    Já disse que gosto destas ideias?
    É que com pouco pode-se desenrascar refeições rápidas. E mesmo que não se tenham almôndegas prontas ou bolonhesa, é possível adaptar a ideia com atum (um molho espesso de atum), ou mesmo um pouco de vegetais cozidos/salteados com um pouco de bacon/chouriço (se usar), e depois gratinar com um pouco de queijo. Complementa-se com um pouco de salada ou legumes cozidos, e tem-se uma refeição.
    Tenho sobras de frango assado, legumes no frigorífico, e logo se vê o que poderá sair!


    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir