Arroz de Pescada com Cenoura e Brócolos


Dezembro, o meu mês favorito, começa aqui com a maior das simplicidades. Um arroz de pescada com cenoura e brócolos, comida de conforto que os miúdos raramente recusam, apesar de o Zé Maria ter colocado todos os brócolos na borda do prato.
A simplicidade na cozinha a contrastar com um fim de semana mais comprido que o habital e muito preenchido.
Um maravilhoso workshop em Lisboa, com uma mesa composta, com comida de festa, e a melhor das companhias: leitoras simpáticas e dedicadas, num maravilhoso “clube de culinária” que formamos naquelas quase 4 horas de partilhas.
De regresso a casa e os meus rapazinhos à minha espera. E um sábado a fazer as primeiras atividades do calendário de advento, e estar entre amigos à volta da mesa ao almoço e ao jantar, entre conversas, risos de miúdos, brincadeiras com legos, lareira acesa, Michael Bubblé a cantar músicas de natal, confusão e o cunhado a ajudar a mudar mobília do lugar e a cunhada a acompanhar-me numa ida ao supermercado onde rapidamente decidimos o que fazer para jantar!
E no domingo foi novamente dia de cozinhar entre amigos. Muito riso, mais mesas de festa, mais receitas a pensar nesta época que se aproxima, mais amigas e amigos à volta do fogão a partlhar receitas, comida, histórias e muitos bons momentos.
É por isso que me sinto (quase) sempre agradecida. E imensamente feliz. Neste pequenos momentos de “nada”. E principalmente quando Dezembro chega, e consegue trazer o frio e começa assim, de maneira tão boa. E eu sinto-me grata! Bem vindo querido Dezembro!

Ingredientes para 4 pessoas (2 adultos e 2 crianças):

4 lombinhos de pescada
1 cebola pequena
2 cenouras
2 dentes de alho
1 cabeça de brócolos pequena
1 folha de louro
1 chávena de arroz
2 chávenas de água a ferver
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Descasque a cebola, as cenouras e os dentes de alho e pique-os finamente. Leve ao lume um tacho com um pouco de azeite e acrescente a mistura de cenoura, alho e cebola, a folha de louro e deixe refogar um pouco. Junte depois os lombinhos de pescada cortados em 2 ou 3 pedaços grandes, envolva no refogado e tempere de sal e pimenta e deixe refogar uns minutos.
Acrescente depois a água a ferver, e retifique de sal e pimenta.
Acrescente depois o arroz e os brócolos previamente cortados em raminhos pequenos, reduza o lume para o mínimo e tape, deixando o arroz cozinhar.
Sirva ainda quente.


Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Anónimo09:38

    Para dias agitados, nada como algo simples e reconfortante!
    Dezembro já chegou, frio e com dias curtos, mas a antever momentos de agitação e animação.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir