“Tagine” de legume


A semana que passou, parece que passou a correr. Tudo demasiado depressa. Imensos afazeres e imensas solicitações. Como sempre uma época imensa de workshops e eu cada vez maior e com menos resistência física, mas mesmo assim lá consigo ir encaixando tudo. Foi maravilhoso a primeira ida a Lisboa, num espaço fantástico. E depois de mais um workshop no fim de semana, foi domingo de estar em casa com os meus rapazes.
E mais uma semana que começa, quando faltam menos de 50 dias para o natal. 
Aqui por casa, vai-se preparando tudo e já há muitas prendas compradas para depois se ter tempo para preparar cabazes de natal - espero conseguir fazê-los como habitualmente, mas logo se vê!
E há mais das habituais rotinas: a casa, a escola do Zé e inúmeras mensagens e mails para responder. E receitas para alimentar a minha querida família. (Uma receita “meatless" para uma verdadeira “meatless monday”)

Calendário de Workshops:

Dia 12 de Novembro, Workshop na Baking Day, em Coimbra, pelas 10h com o tema Receitas para dar as Boas Vindas ao Outono (Comfort Food). Para inscrições e informações em bakingday@homail.com - já há poucas vagas!!

Dia 25 de Novembro, pelas 15h no Porto, nos Workshops Pop-Up, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações info@workshops-popup.com

Dia 26 de Novembro, pelas 10h em Furadouro - Ovar, na colher de Chá, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações geral@colherdecha.pt

Dia 1 de Dezembro, pelas 15 em Lisboa, nos Workshops Pop-Up Chiado, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações info@workshops-popup.com (atenção que há poucas vagas para Lisboa e já há pessoas inscritas.)

Ingredientes:

1 lata pequena de tomate pelado
1 cebola
azeite q.b.
1 colher de sobremesa de Ras-el-hanout
1 pau de canela
1 abóbora manteiga pequena 
2 cenouras
1 lata pequena de grão de bico
1 pimento vermelho
2 colheres de sopa de passas
coentros frescos q.b.
sal e pimenta q.b.

Couscous para acompanhar

Preparação:

Descasque e pique a cebola e leve-a a alourar num pouco de azeite. Junte o tomate pelado partido em pedaços e deixe ferver uns minutos em lume brando. Junte as especiarias e tempere de sal e pimenta a gosto. Acrescente os restantes legumes previamente cortados em pedaços não muito grande e envolva bem, acrescente um pouco de água e deixando-os cozinhar até estarem macios. Junte depois o grão de bico escorrido, as passas e se necessário junte um pouco mais de água. Retifique de sal e pimenta.
Sirva polvilhado de coentros frescos picados e acompanhe com os couscous.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo09:51

    Gosto desta sugestão, bastante colorida e aromática!
    Estranhamente, tenho parte das coisas relacionadas com as ofertas de Natal meias "alinhavadas", faltando a parte das saquetas para as bolachas e os sacos/papeis para o embrulho. Tenho ideia das receitas a fazer (sempre na base do tradicional, que agrada a todos) e complementos, e mais ou menos da decoração, falta é tempo para colocar as ideias em ordem. Mas uma coisa de cada vez!
    Fico a aguardar as suas ideias para este ano, seja com os cabazes ou ideias de prendas diferentes ou úteis. Neste campo, ando a ver as feiras de artesanato, a associação de artesãos próxima do meu local de trabalho, os trabalhos manuais dos utentes da CERCIMB (as CERCIs deste país são capazes de ter trabalhos feitos pelos utentes/alunos, para venda), os presentes solidários (plataforma Compra Solidária, e outros que costumam aparecer).
    Relativamente ao workshop de 01/12/2017, estou interessada, mas não sei se poderei ir. Há sempre imprevistos de última hora a "furarem" os planos estabelecidos!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana.Bem sei que não é o sitio ideal mas na esperança de ler mais cedo do que os mails...(que devem ser imensos..)mas queria perguntar se vai publicar a receita dos rolinhos de canela..Sou a Sofia do WS de Lisboa. E queria tanto esta receitinha....Beijinhos
    P.S - A sopa de feijão e o creme de arroz já foram aprovados lá em casa!

    ResponderEliminar
  3. Sofia:
    A receita está aqui:
    http://paracozinhar.blogspot.pt/2012/08/caracois-doces-com-canela.html
    Um beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada Joana.
    Já tinha visto essa receita mas não sabia se era a mesma!
    Um beijinho
    Sofia

    ResponderEliminar
  5. Que aspeto divinal! Beijinhos*

    ResponderEliminar

Imprimir