Gratinado de Atum, Molho de Tomate e Manjericão e Mozarella


Dos básicos. Sempre os básicos que nunca faltam cá em em casa e que são óptimos para preparar rapidamente o jantar quer seja quando temos menos tempo, quando nos esquecemos de deixar alguma coisa a descongelar, ou quando simplesmente não temos o hábito nem a vontade de preparar ementas semanais e temos de fazer rapidamente o jantar e/ou a marmita do dia seguinte.
Do atum. Do tomate pelado. Tudo coisas que há sempre na despensa cá de casa.

Calendário de Workshops:

Dia 12 de Novembro, Workshop na Baking Day, em Coimbra, pelas 10h com o tema Receitas para dar as Boas Vindas ao Outono (Comfort Food). Para inscrições e informações em bakingday@homail.com - já com poucas vagas!!

Dia 25 de Novembro, pelas 15h no Porto, nos Workshops Pop-Up, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações info@workshops-popup.com

Dia 26 de Novembro, pelas 10h em Furadouro - Ovar, na colher de Chá, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações geral@colherdecha.pt

Dia 1 de Dezembro, pelas 15 em Lisboa, nos Workshops Pop-Up Chiado, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações info@workshops-popup.com (atenção que há poucas vagas para Lisboa e já há pessoas inscritas.)


Ingredientes para 4 pessoas: (2 adultos + 2 crianças pequenas)

2 latas de atum em azeite
1 cebola pequena
1 lata pequena de tomate pelado
1 dente de alho
1 pernada de manjericão fresco
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
75g de queijo mozarella ralado
4 colheres de sopa de queijo quark ou natas

Preparação:

Comece por preparar o molho de tomate. Pique a cebola com o dente de alho e leve ao lume num tacho juntamente com um pouco de azeite e deixe refogar. Junte depois o tomate pelado partido em pedaços pequenos e deixe cozinhar em lume brando. Tempere com sal e pimenta e algumas folhas de manjericão frescas e deixe apurar.
No fundo de um tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa coloque o atum esfarelado e previamente escorrido. Por cima disponha o molho de tomate e por cima deste o queijo ralado e as colheradas do queijo quark. Polvilhe com um pouco mais de manjericão picado.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 200ºC apenas para alourar e superfície e sirva com acompanhamentos a gosto.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo09:37

    Sou suspeita, mas adoro estas ideias simples e práticas!
    A minha despensa tem sempre artigos básicos, dos quais atum e tomate pelado, os quais desenrascam uma refeição rápida. É uma forma diferente de apresentar o atúm, cujo sabor lembra o costumo fazer: um molho de atum, tomate e orégãos, mais ou menos espesso, consoante o fim a que se destina.
    Venham mais ideias assim, pois com pouco se faz uma refeição económica!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Uma combinação que resulta bem e que eu adoro. Em minha casa não falta o atum em lata na despensa. Em poucos minutos temos uma solução na manga para desenrascar uma refeição :)
    Adorei estas ideias simples e económicas.
    Beijinhos
    Romã

    ResponderEliminar
  3. Olá! :)

    Ficou com um aspecto incrível, já vou daqui a salivar ahahah

    Beijinhos
    Arco-íris na Cozinha | Facebook | Instagram | Youtube | Zomato | Pinterest

    ResponderEliminar

Imprimir