Filetes de Peixe Porco com Crocante de Sésamo


Já tinha ouvido falar muito bem dos deliciosos filetes de peixe porco, desde os tempos que o meu amigo Nuno ia para os Açores fazer pesca e apanhava vários e dizia que eram muito bons, apesar de serem muito chatos de preparar...
Sabia que no cabaz do Peixinho da Lota era comum haver, mas ainda não tinha tido sido contemplada nas vezes que o cabaz tinha vindo cá para casa, uma vez que o peixe que é entregue está dependente do peixe que há na lota naquele dia.
Até que no última cabaz de peixe lá vinham eles!  Enormes e carnudos. E são realmente deliciosos e cá em casa todos gostaram muito.
E mais uma vez começo a pensar que andamos tantas vezes a comer os mesmos peixes, quando na verdade há tantas variedades diferentes e deliciosas para experimentar e cozinhar.

Calendário de Workshops (antes de uma pausa até pelo menos a Primavera de 2018!)

Dia 25 de Novembro, pelas 15h no Porto, nos Workshops Pop-Up, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações info@workshops-popup.com

Dia 26 de Novembro, pelas 10h em Furadouro - Ovar, na colher de Chá, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações geral@colherdecha.pt

Dia 1 de Dezembro, pelas 15 em Lisboa, nos Workshops Pop-Up Chiado, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações chiado@workshops-popup.com


Ingredientes para 4 pessoas:

500g de filetes de peixe Porco
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 limão grande
sal e pimenta q.b.

1 ovo batido
pão ralado q.b.
alho em pó q.b.
sementes de sésamo q.b.

Preparação:

Comece por temperar os filetes com os dentes de alho picados, sal e pimenta, a folha de louro e o sumo de limão. Envolva bem e deixe temperados algumas horas ou de um dia para o outro.
Prepare depois dois recipientes. Numa taça coloque o ovo batido. Noutra taça misture cerca de 4 colheres de sobremesa de sementes de sésamo com 1 colher de sobremesa de alho em pó e cerca de 75g de pão ralado. Misture bem.
Escorra os filetes de peixe porco da marinada e passe-os por ovo batido e finalmente envolva.os bem nas mistura de pão ralado, alho e sementes de sésamo.
Frite-os depois em azeite ou óleo quente até que fiquem bem dourados, de ambos os lados.
Sirva depois os filetes com arroz de cenoura e ervilhas e uma salada verde.


Bom Apetite!

10 comentários :

  1. De facto, ñ são fáceis de preparar nem mt apelativos pelo seu aspecto, mas são mt saborosos :) O meu pai pescou alguns este verão e tb nunca tínhamos comido :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:11

    Estão apetitosos e vinham a calhar para o almoço!
    Nunca experimentei peixe porco, nem nunca o vi à venda na praça da minha zona.
    No entanto, numa visita ao Mercado de Setúbal - bastante famoso pelo seu mercado de peixe, vi peixes e mariscos variados (com preços a condizer), que não aparecem numa praça pequena, como a da minha zona. Vi atum e espadarte (com a sua "espada") inteiros, enguias vivas, pregado, peixe porco, camarões e caranguejos variados, entre outros.
    Para experimentar com outro tipo de peixe em filetes, ou eventualmente peixe porco se o encontrar à venda.
    Há muitas variedades de peixe de mar, com preços variados. Por vezes, por falta de conhecimento, comodismo, falta de oferta (consoante a zona geográfica), temos tendência para comprar sempre os mesmos que conhecemos. Um exemplo que recordo, passado com uma colega de serviços, é que as sardas/cavalas, é um peixe para "dar aos gatos". Não havendo abertura, para mudar a mentalidade e experimentar.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara, o meu disse-me q tem pouca saída.. pelo nome e pelo aspect pouco convidativo ;) Bjinhos.

      Eliminar
  3. É delicioso esse peixe. Pena que no Porto nunca vi.

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Hummm que bom! O peixe parece ficar mesmo super crocante, adoro!

    Beijinhos
    Blogue | Facebook | Instagram | Youtube | Zomato | Pinterest

    ResponderEliminar
  5. Olá! Têm um ótimo aspeto! Seria possível faze-los no forno em vez de fritos?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo19:32

    Eu adoro peixe porco! Costumo cozer, a carne é firme e fica muito saboroso, e guardo as cabeças para depois fazer uma massa de peixe. Fica otimo!

    ResponderEliminar
  7. Vou buscar hoje 3 peixes porco ao Auchan em Gaia onde costumo comprar já lá vão 5 anos. Cozinho-os de várias maneiras, para mim não a mais saudável mas a mais apetecível é frita-los simplesmente em manteiga com bastante alho, que maravilha.
    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Anónimo17:12

    Decidi utilizar filetes de solha para esta receita e o resultado foi muito agradável... após fritura levei um pouco ao forno e ficaram deliciosos

    ResponderEliminar

Imprimir