Crostini de Abacate com Salmão Fumado, Pepino e Cebolinho


As festividades de Final do ano, aproximam-se rapidamente. Faltam menos de 40 dias para o Natal e 40 e poucos dias para o final do ano. Se há receita tradicionais que não saem das nossas listas habituais, como o bacalhau, o peru, o cabrito, as rabanadas, os sonhos e as filhós. Mas há sempre espaço para inovar um bocadinho, nas entradas principalmente, durante o Natal.
O ano passado fiz umas entradinhas (canapés) um pouco diferentes do convencional para ir petiscando antes de começar a consoada... Não me parecem mal, nem que desvirtuem o natal. E foram tão bem recebidas que as voltei a preparar uns dias depois para a mesa do fim de ano, e já as voltei a fazer várias vezes depois disso, tendo-as feito até para alguns workshops.
Agora que as festividades estão novamente aí à porta, está a na altura de as partilhar com vocês. Não sei se já anda alguém por aí a pensar nas mesas de natal.... Mas aqui já começam a aparecer algumas sugestões.

Calendário de Workshops (antes de uma pausa até pelo menos a Primavera de 2018!)

Dia 25 de Novembro, pelas 15h no Porto, nos Workshops Pop-Up, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações info@workshops-popup.com

Dia 26 de Novembro, pelas 10h em Furadouro - Ovar, na colher de Chá, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações geral@colherdecha.pt

Dia 1 de Dezembro, pelas 15 em Lisboa, nos Workshops Pop-Up Chiado, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações chiado@workshops-popup.com


Ingredientes para 12 pessoas:

1 baguete
100g de salmão fumado
1/2 pepino 
cebolinho q.b.
1 abacate maduro
sal e pimenta q.b.
sumo de limão
azeite q.b.

Preparação:

Comece por cortar a baguete me fatias finas, regue-as com um pouco de azeite e leve-ao ao forno a tostar até que fiquem douradas. Retire e reserve.
Entretanto descasque o abacate e esmague-o, temperando com um pouco de sal, pimenta e sumo de limão.
Pique o cebolinho e descasque o pepino e corte-o em palitos fininhos e pequenos.
Corte o salmão fumado em fatias mais pequenas.
Barre depois os crostinis com um pouco da pasta de abacate, coloque o salmão, o pepino e decore depois com um pouco de pimenta e o cebolinho picado.
Sirva de imediato.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Bom dia Joana!
    Vim aqui procurar umas ideias para entradas salgadas para levar para um almoço de amigos, e esta sugestão parece-me muito bem!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:33

    Ora, aqui está uma bela ideia!
    Esta sugestão é bastante versátil para qualquer época do ano, e não destoa nada do Natal! Aliás, tem as cores que associo à época: branco do pepino, o verde do abacate e cebolinho, e o vermelho do salmão (neste caso, o tom rosado).
    Acho que poderá aparecer o "primo" delas em casa, numa versão adaptada com fatias de pão alentejano (ou bolinhas), abacate, e presunto, além do pepino. Pelo menos, fica parecido em termos de cor, e pode ser uma refeição ligeira acompanhada de uma sopa, lanche ajantarado, ou mesmo pequeno almoço "rico" / brunch.
    Venham mais ideias, tradicionais ou não, pois hoje em dia, adaptam-se as receitas às circunstâncias/ocasiões/realidade de cada família ou grupo de amigos, com mais ou menos formalidade.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Que óptima sugestão,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Imprimir