Banana Bread com Pepitas de Chocolate


Fim de semana e bolo. Uma combinação vencedora. Desta vez de banana e chocolate, para acabar com umas bananas maduras que estavam na fruteira. E uma receita daquelas perfeitas, de colocar tudo no copo do robot de cozinha e depois é só colocar na forma.
Tão bom que acho que vou voltar a repetir este fim de semana.
mesmo para quem não gosta muito de banana o sabor não fica muito forte, portanto uma receita que vale mesmo a pena experimentar. A pensar em quem gosta de coisas rápidas e praticas para estarem de acordo com a máxima de “delicioso e quase sem trabalho”.

Calendário de Workshops:

Dia 12 de Novembro, Workshop na Baking Day, em Coimbra, pelas 10h com o tema Receitas para dar as Boas Vindas ao Outono (Comfort Food). Para inscrições e informações em bakingday@homail.com - últimas vagas!!

Dia 25 de Novembro, pelas 15h no Porto, nos Workshops Pop-Up, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações info@workshops-popup.com

Dia 26 de Novembro, pelas 10h em Furadouro - Ovar, na colher de Chá, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações geral@colherdecha.pt

Dia 1 de Dezembro, pelas 15 em Lisboa, nos Workshops Pop-Up Chiado, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações chiado@workshops-popup.com

Ingredientes:
(adaptado de uma receita da Mary Berry aqui: https://www.bbc.co.uk/food/recipes/banana_and_chocolate_74784)

200g de bananas maduras (cerca de 2 bananas)
2 colheres de sopa de leite
100g de manteiga à temperatura ambiente
150g de farinha
150g de açúcar
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
2 ovos
140g de pepitas de chocolate (ou chocolate partido em pequenos pedaços) 

Preparação:

Descasque as bananas, corte-as em pedaços e coloque-as no copo liquidificador ou robot de cozinha. Junte a manteiga, o leite, a farinha, o açúcar o bicarbonato, o fermento e os ovos e triture até obter uma massa homogénea.
Acrescente depois 100g de pepitas de chocolate e envolva na massa.
Coloque depois a massa numa forma de bolo inglês previamente forrada com papel vegetal e por cima disponha as restantes pepitas de chocolate.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutosou até o bolo estar cozido.
Deixe arrefecer 10 minutos na forma antes de o desenformar e deixar depois arrefecer sobre uma grelha. Sirva em fatias.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo09:32

    Esta é uma boa forma de iniciar o fim de semana!
    Tenho uma relação de amor-ódio a usar bananas em bolos/bolachas, devido à textura que elas dão, bem como a quantidade usada (o tamanho delas é varíavel) e grau de maturaridade.
    Apesar de ter bananas em casa, estou a pensar comprar bananas maduras de propósito para o fazer. Acho que o bolinho de fim de semana está escolhido, a não ser que haja mudança de planos!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:52

    Dá para fazer na bimby, certo?

    ResponderEliminar
  3. Nunca comi pão de banana mas tenho cada vez mais vontade de experimentar! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha, um bolinho ao fim de semana :)
    Feliz S.Martinho! Beijinhos

    http://trendylisbon.com/

    ResponderEliminar
  5. Acha que e' possivel substituir o leite por alguma bebida vegetal (soja, arroz, amendoa)?

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana.Aprovadissimo este banana bread!E eu até não sou muito fã mas fi-lo porque a filha do meu marido gosta muito e acabamos por gostar todos imenso.E é tão simples. A repetir! Beijinhos e obrigada por mais uma partilha deliciosa. Marta

    ResponderEliminar

Imprimir