Abóbora Recheada com Arroz (receita também em video)


Quando perguntam acerca das minhas refeições sem carne nem peixe, e o porquê de o fazer, fico muitas vezes sem resposta imediata! (Quem me conhece bem sabe como isso é difícil!)
Essencialmente porque é, para quem está habituada à carne e ao peixe, um exercício de culinária e de experiência engraçado - tentar que uma refeição seja apelativa para toda a família sem carne ou sem peixe - mas também por uma questão de “pegada ecológica”, a razão do movimento “Meatless Monday”. Essencialmente porque gosto do desafio e porque não tem mal nenhum diminuirmos o nosso consumo de carne e peixe e de criarmos refeições dando destaque aos legumes.

Como por aqui já entrei em modo natal - ou pelo menos em modo festivo - e como por cá gostamos muito de abóbora assada, decidi rechear a abóbora com um arroz aromático, com passas e caril. A combinação ficou perfeita e lembrei-me que seria um prato festivo óptimo para vegetarianos, ou mesmo um acompanhamento perfeito e diferente para as carnes assadas!

Foi também uma boa receita para testar novamente os caldos de legumes BIOLÓGICOS que a Knorr me enviou, e desta vez usado em caldo como a base para cozinhar o arroz. Um caldo à base de cenoura, cebola, curcuma, noz moscada e alho feito com ingredientes provenientes de agricultura biológica e sustentável, e uma alternativa mais rápida para máximo sabor para dias de pouco tempo.

Tal como já aqui falei anteriormente, uma alternativa biológica aos caldos tradicionais, e uma preocupação que muito me agrada por parte das empresas alimentares, cada vez mais conscientes daquilo que consumidores mais atentos procuram! 

Eu já estou a pensar nesta receita para a minha mesa de natal, apesar de aqui ter sido a nossa refeição sem carne nem peixe da semana!

Workshops a pensar nas Festividades já este fim de semana:

Dia 25 de Novembro, pelas 15h no Porto, nos Workshops Pop-Up, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações info@workshops-popup.com

Dia 26 de Novembro, pelas 10h em Furadouro - Ovar, na colher de Chá, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações geral@colherdecha.pt

Dia 1 de Dezembro, pelas 15 em Lisboa, nos Workshops Pop-Up Chiado, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações chiado@workshops-popup.com




Ingredientes para 2 pessoas como refeição principal:

1 abóbora manteiga (butternut)  com cerca de 700g
1/2 chávena de arroz basmati ou thai Jasmim
1 cebola pequena
azeite q.b.
sal q.b.
2 colheres de sopa de passas
1 colher de chá de caril em pó
raspa de laranja ou clementina
500ml de água a ferver
amêndoas q.b.

Preparação:

Abra a abóbora ao meio, no sentido do comprimento e limpe-a de filamentos e sementes. Regue-a com um fio de azeite e tempere com sal e leve-a ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h ou até a abóbora estar macia.
Prepare depois o caldo de legumes, misturando 1 caldo biológico de legumes Knorr a 500ml de água a ferver. Mexa até que se desfaça.
Entretanto prepare o arroz. Pique a cebola e leve a alourar num pouco de azeite. Junte depois o caril, a raspa de laranja, as passas e deixe cozinhar um pouco. Acrescente depois o arroz e envolva bem no refogado. Finalmente acrescente uma chávena (o dobro da quantidade do arroz) de caldo biológico de legumes quente. Mexa, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar até o arroz estar no ponto.
Retire depois a abóbora do forno e recheie a cavidade com o arroz previamente preparado. Polvilhe depois com as amêndoas e um pouco de coentros picados.
Sirva como acompanhamento de carnes assadas ou como refeição principal num dia sem carne nem peixe.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Olá Joana!

    A abóbora ficou mesmo com bom aspecto... dá vontade de espetar o garfo e começar já a comer!
    Entendo-te perfeitamente sabes? Cá em casa de vez em quando também tento fazer algumas refeições sem carne, sem peixe. Ficam ótimas, mas no início a resistência é grande, e as pessoas não entendem muito bem o porquê. Mas aos poucos acho que isso vai mudando...

    Beijinhos
    Blogue | Facebook | Instagram | Youtube | Zomato | Pinterest

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:50

    Uma ideia bastante vistosa!
    Curiosamente, não é muito normal ver abóbora recheada desta forma, tirando as receitas em que a abóbora serve como recipiente para servir.
    Gosto deste tipo de sugestões, pois funcionam como uma tela em branco para dar azo à nossa imaginação, e para variar um pouco.
    Já estive para fazer algo parecido, quando tive uns restos de carne, e estava para rechear tal como faço para curgetes/pimentos/beringelas. Acabei por não fazer, mas fiquei com a ideia.
    Para expeimentar em breve, quer seja para acompanhamento ou mesmo refeição.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. No fim de semana fiz abóbora butternut recheada, mas com cubinhos de curgete e pimento, e finalizei com um ovo, que ficou como se fosse estrelado, e queijo mozzarella. Estas abóboras ficam tão bonitas quando são recheadas! E abóbora assada no forno é mesmo outonal e festivo, não é? Gostei mesmo desta tua receita!

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de abobora recheada. Faço várias vezes cá em casa.
    A tua ficou com ótimo aspeto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/11/sweet-potato-chips.html

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22:11

    Olá! Uma pergunta parva, mas como nunca experimentei não sei. A casca da abobora assada come-se? Muito obrigada. Beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir