Canelones de Requeijão e Espinafres


Em vésperas de fim de semana devia haver um bolo ou uma sobremesa... mas desta vez não. Não pue não me esteja a apetecer fazer um bolo - que certamente vai sair hoje - mas porque, por esta ou aquela circunstância acabou por não sair.... Porque os últimos dias, entre aniversários e trocas e baldrocas e oficinas com o nosso carro, andamos por aí numa “correria” de final de dia, que só veio “agravar” os finais de dias atribulados, como são, normalmente todos com crianças pequenas.
Sendo assim, sai uma sugestão  - sem carne nem peixe - para um jantar ou almoço da semana. Ainda que me digam que não está tempo para forno, que está calor, que ainda apetece saladas... Eu por mim estou mais do que preparada para me despedir do verão e começar a suspirar pelo outono. E esta receita, a mim, lembra-me o outono.
A clássica combinação de espinafres e requeijão (que por acaso eu tinha congelado) para rechear massa - seja canelones, lasanha ou até ravioli, nunca nos deixa ficar mal.
Pode ser que tenham vontade de a experimentar este fim de semana!

Aproveito para anunciar que vou voltar ao Porto para mais um Workshop. Nos Workshops Pop Up, na Rua do Almada, dia 16 de Setembro, Sábado, pelas 15h, e com o tema “Receitas Rápidas e Fáceis para Jantares em Família”. Para mais informações e inscrições: info@workshops-popup.com.


Ingredientes para 3 pessoas:

12 tubos de massa para canelones (usei massa seca que não necessita de pré cozedura)
1 requeijão de Seia (requeijão de ovelha, com cerca de 250g)
300g de espinafres (usei congelados)
azeite q.b.
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
noz moscada q.b.

Para o bechamel:
500ml de leite
40g de farinha
25g de manteiga
sal, pimenta e noz moscada q.b.

Preparação:

Comece por preparar o recheio de espinafres e requeijão. Descasque e pique finamente os dentes de alho. Leve uma frigideira ao lume, junte os dentes de alho e um pouco de azeite e acrescente depois os espinafres (no meu caso juntei congelados) e deixe-os cozinhar (e descongelar) durante cerca de 10 minutos. Assim que os espinafres estejam cozinhados, junte o requeijão grosseiramente esfarelados com as mãos, envolva bem e retifique de sal, pimenta e noz moscada. Deixe arrefecer (Pode também fazer o recheio com um ou dois dias de antecedência e guardar no frigorífico numa caixa hermética). Assim que conseguir, recheie os tubos de canelones com a mistura de requeijão e espinafres.
Entretanto prepare o bechamel. Leve um tacho ao lume com a manteiga e deixe derreter. Acrescente depois a farinha e mexa bem, até obter uma espécie de massa, e deixe a farinha cozinhar um bocadinho (atenção para não queimar). Junte depois o leite, aos poucos e poucos, sem parar de mexer, de modo a que se vá misturando com a farinha e para fazer um molho, deixando engrossar. Se ganhar grumos, passe com a varinha mágica. Tempere depois com sal, pimenta e noz moscada. Reserve..
No fundo de um tabuleiro que vá ao forno e à mesa coloque um pouco de molho bechamel - cerca de 1/3 do molho, e por cima deste disponha os canelones. Cubra com o molho bechamel e tape bem com papel de alumínio. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio e deixe dourar a superfície, ligando o grill do seu forno.
Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Anónimo09:59

    Ora, aqui está uma bela refeição, com um recheio bastante versátil!
    Contratempos existem sempre, e se as refeições estiverem "alinhavadas", fica mais fácil preparar as refeições.
    Para experimentar, seja qual for a versão (crepe, lasanha, canelone), logo que arranje a "matéria prima" (há sempre alguma coisa em falta)!

    Um grande beijinho e um bom fim de semana,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir