Pão de Alfarroba com Nozes


Continuo a adorar fazer pão em casa. Ainda não acertei com a experiência com a massa mãe (e esse projeto está neste momento em stand-by, mas espero voltar a ele em Setembro), mas continuo a adaptar com a receita de pão da Titá, já aqui publicada, e que também está no livro “Família e Amigos à mesa).
Este pão de alfarroba e nozes, de sabor forte e para apreciadores de alfarroba, é uma variação a partir da receita mais simples de pão que conheço. Basta um forno doméstico e um tacho de barro, para um pão muito melhor do que o pão da maioria das padarias. Vou variando as farinhas, sem alterar muito o rácio, Farinha de trigo + centeio, ou aveia, com ou sem sementes, com trigo ssaraceno, com farinha de espelta, trigo integral... e desta vez com alfarroba e nozes, num pão maravilhoso, quase preto e só mesmo para apreciadores de alfarroba. Mas não tenham receio de experimentar - para um sabor mais suave diminuam a quantidade de farinha de alfarroba, e coloquem mais farinha de trigo a compensar a quantidade. Se experimentarem contem-me tudo!
E por aqui não há nada melhor do que o cheiro do pão acabado de fazer.

Ingredientes:

420g de farinha de trigo normal
80g de farinha de alfarroba biológica
50g de nozes partidas em pedaços
600ml de água tépida
1 colher de chá de sal fino
1/2 saqueta de levedura seca tipo fermipan (cerca de 5g)

Preparação:

Numa taça coloque as farinhas e as nozes e misture. Abra uma cova ao centro e acrescente o sal, a levedura seca e a água. Misture tudo com uma colher de pau. (Atenção que a massa fica mole e húmida, mas é mesmo assim). Tape com um pano limpo e deixe levedar pelo menos uma hora , mas aconselho a pelo menos 12 horas - de um dia para o outro. 
Ao fim desse tempo ligue o forno a 200ºC e coloque lá dentro também a aquecer um tacho de barro vidrado ou pirex com tampa.
Cuidadosamente retire então o tacho quente do forno e coloque no fundo um pouco de farinha (se tiver receio de a massa colar ao fundo, pode usar papel vegetal). Verta para dentro do tacho a massa e tape o tacho com a tampa voltando-o a colocar no forno quente. Deixe cozinhar cerca de 30/35 minutos. (O facto de cozinhar num tacho previamente aquecido e tapado, vai criar a humidade necessária para formar uma crosta, não sendo necessário borrifar o forno com água para criar essa humidade extra!)
Ao fim desse tempo retire a tampa e deixe cozinhar mais uns minutos para ganhar uma crosta mais firme.
Retire o tacho do forno, desenforme o pão e deixe arrefecer completamnete sobre uma grelha antes de cortar em fatias.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo09:10

    Já fiz esta receita com farinha de alfarroba, mas não gostei muito pois fica adocicado, adaptei um pouco ao eu gosto pessoal e costumo fazer com 300 de farinha de trigo e 200 de farinha de centeio, ou de espelta ou integral, adoramos este pão.
    Aida Lopes

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:30

    O pão da Titá nunca falha, e comprei um tacho de barro mais pequeno a pensar nele (embora o pirex com tampa também funcione)!
    Já não o faço há algum tempo, mas é um dos mais simples e saborosos de fazer. Não é que não experimente outros (já experimentei um sem glúten - saboroso mas muito denso, feito com o que havia em casa - fazendo substituições com base na receita original, cozido no tacho de barro), mas este é o menos trabalhoso e bastante versátil, pois permite variar as farinhas utilizadas.
    Ainda não atinei com a massa-mãe, especialmente a parte da "alimentação", pois tenho tendência a esquecer-me dela, além de gastar muita farinha e deitar fora parte da massa. Mas é algo para voltar a fazer, com mais tempo, calma e atenção.
    Irei experimentar este pão e fazer as "pazes" com a alfarroba. A primeira vez que a usei foi numas bolachas, tive "mão pesada" e ficaram muito fortes. Usei um restinho noutras, e ficou mais suave. O curioso é que gosto da vagem, e fica muito bom o licor feito com esta.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. hello, i'm a new follower of your nice blog, can you follow mine on my blog?
    https://amoriemeraviglie.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  4. Parece uma maravilha! Quero fazer :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,
    Este fim de semana vou experimentar uma das versões deste pão. Como não tenho pirex com tampa nem tacho de barro vou experimentar uma de duas alternativas, não sei se já experimentaste alguma mas podes dar-me o teu feedback sobre a que consideras mais efetiva:
    - assadeira redonda alta tapada com papel de alumínio bem enrolado na borda para selar;
    - assadeira redonda alta tapada com uma tarteira de loiça maior que a assadeira virada ao contrário, julgo que vedará;

    Obrigada pela partilha!
    Filipa

    ResponderEliminar
  6. Isabel Mendes16:11

    Parece ótimo este pão vou experimentar:)
    Agradecida Joana

    ResponderEliminar
  7. Gostéi imenso do seu blog.obrigada.vou sempre visitar. Felecidades

    ResponderEliminar

Imprimir