Bolo de Cenoura e Aveia


Aqui por casa, estou cada vez mais fã da Microgourmet da Tupperware. (Já aqui  - http://paracozinhar.blogspot.pt/2017/03/almondegas-de-peixe-com-batata-doce-e.html  - vos falei dela, e continuam a poder encomendar a um preço promocional com a minha amiga Raquel). No outro dia, enquanto fazia um jantar muito simpático para todos, a vapor, no microondas, numa só “panela” e em 20 minutos, achei que tinha tempo para fazer um bolo rápido. E assim foi.
Jantar na microgourmet no microondas - salmão com molho asiático, batatinhas e brócolos do meu cabaz biológico semanal - e enquanto o jantar se fazia, foi altura de misturar e colocar o bolo no forno. Não ficou tudo pronto ao mesmo tempo, mas pouco depois de colocar o bolo no forno o jantar ficou pronto.
E para o café e sobremesa, tivemos bolo de cenoura ainda morno.

Entretanto há mais um workshop no Porto!  Dia 6 de Maio, pelas 10h vou estar nos Workshops Pop Up, na Rua do Almada, no Porto, para mais um workshop: "Receitas de Verão, Rápidas e Económicas para Impressionar". Para inscrições e mais informações em info@workshops-popup.com


Ingredientes:
a partir de uma receita Forking Amazing

300g de cenouras cruas
3 ovos
180ml de azeite (ou óleo de coco ou óleo de girassol)
50g de mel
200g de farinha de aveia
50g de farinha de trigo sarraceno
1 colher de chá de fermento em pó
30g de amêndoa grosseiramente picada

Preparação:

No robot de cozinha coloque as cenouras cruas, os ovos, o óleo ou azeite e o mel. Triture bem até ficar tudo desfeito. Junte depois as farinhas e o fermento e triture novamente, mas só até misturar., assim como as amêndoas.
Coloque a mistura numa forma de bolo inglês ou uma forma com buraco previamente untada e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.
Depois de cozido retire o bolo do forno e deixe arrefecer uns minutos antes de desenformar.

Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Anónimo09:09

    Que optimo aspeto! Vou fazer!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:41

    Um bolo muito colorido e apetitoso!
    Já fiz um parecido, da Rita Nascimento/"La dolce Rita", e ficou bastante bom.
    A receita lembra uma que gosto muito de fazer, e que varia consoante a fruta/legume utilizado (maçã, marmelo, cenoura, abóbora, batata doce, ralados no ralador grosso) e leva uma mistura de frutos secos (embora costume usar só um tipo).
    É mais uma receita para experimentar, pois receitas de bolos nunca são demais, além de ser uma forma de variar as farinhas utilizadas. Ainda tenho bastantes cenouras, mas acho que também poderá ser feito com abóbora. Bem...logo se vê, consoante o que houver em casa!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara agora deixou-me com água na boca! Será k pode colocar a receita desse (s) nolo da Rita por favor?

      Eliminar
    2. Anónimo18:38

      Olá Ana Santos,

      As receitas são parecidas só em alguns ingredientes: cenoura e amêndoa, e esta da Joana promete ser bastante apetitosa!

      A receita da "Dolce Rita" está blog dela, bem como em vídeo, a forma de proceder é como no bolo de cenoura normal, só que leva as claras em castelo, canela e raspas de laranja.
      Triturar 320 g de cenouras em rodelas com 300g de açúcar, 200 ml de óleo, 4 gemas e a raspa de 1 laranja, até ficar em creme. Numa tigela grande, misturar 200 g de frarinha de amêndoa, 100 g de farinha de trigo T55 sem fermento, 1 c. chá de fermento e 1 c. chá de canela. Juntar o creme de cenoura e misturar bem. Envolver as 4 claras em castelo em movimentos suaves. Colocar numa forma untada e polvilhada e vai a cozer cerca de 45 minutos em forno pré-aquecido a 180ºC. Fazer o teste do palito. Deixar arrefecer um pouco e desenformar.

      Os bolos de cenoura com amêndoa podem variar em termos de textura, consoante as quantidades de cenoura, farinha, e amêndoas utilizadas.

      Seja como for, é uma combinação vencedora!

      Um grande beijinho,
      Sara Oliveira





      Eliminar
    3. Sara obrigada! :)
      Realmente parece deliciosa. Eu costumo usar amêndoa com cenoura e gosto bastante da textura e por vezes junto côco e aí é uma loucura!!!
      Entretanto fiz o bolo da Joana (com uma alteração - n usei o trigo serraceno) e esra delicioso. Pra mim, por levar só 50g de mel já é vencedor!!!!

      Eliminar
    4. Anónimo14:37

      Ana Santos,

      Vou fazer o bolo da Joana este fim de semana, com as farinhas usadas. Vou ficar com a sugestão de usar só o mel, e de usar o coco ralado. Dever ficar mesmo bom!

      Muito obrigada pelas ideias,
      Sara Oliveira

      Eliminar
  3. Que bolo fantástico!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  4. Este quero (e vou!) fazer, mas com uma cobertura de chocolate :P Bjinhos!

    ResponderEliminar
  5. Que belo bolo! Adorei. beijinhos

    http://aquivive-se.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana,
    Ainda hoje pensei em fazer um bolo. E queria juntar precisamente cenoura e aveia, quando agora vi esta tua receita fiquei bastante surpresa! Facilitaste imenso a minha tarefa. :) E as amêndoas devem dar um toque fantástico!
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos
    Carla
    https://omundodacarlaaos30.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Que receita fantástica! Vou já experimentar! Muito obrigada por partilhar!

    ResponderEliminar

Imprimir