Tártaro de Salmão Asiático com Abacate


Avisei o Miguel com antecedência... “Olha que amanhã para o jantar vou fazer tártaro de salmão com abacate!” Já comemos algumas vezes e gostamos, mas quase sempre como entrada, e nunca me tinha aventurado a fazer, mais por receio de que não ficasse bem do que outra coisa qualquer... Foi daqueles dias em que os miúdos acabaram por comer as “sobras” do dia anterior.
Realmente não deu trabalho nenhum. Preparei tudo em minutos, e ainda fiz umas tostas fininhas para acompanhar o tártaro, que também comemos com espinafres baby. Achei que ficou delicioso e com uma combinação de sabores que se complementa na perfeição. O Miguel também gostou e fartou-se de elogiar e de dizer porque é que nunca me tinha “aventurado” antes. Não sei porque é que tinha receio de experimentar fazer tal coisa em casa, mas ajudou ter-me inspirado numa receita do chef Kiko Martins, e correu muito bem.
Será certamente uma receita a fazer outras vezes, quer seja assim, num jantar mais descontraído, quer como entrada ou petisco numa jantarada com amigos. 
Partilho aqui, para que não tenham receio de experimentar coisas novas. 

Ingredientes para 2 pessoas (como refeição)
(adaptado de “Jantaradas”, Kiko martins, página 32)

Para o tártaro:
300g de salmão (selvagem de preferência)
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 colher de sopa de óleo de sésamo
2 colheres de sopa de molho de soja
coentros frescos picados q.b. 

1 abacate
1 cebolinha de rama (spring onions)
sumo de lima q.b.
coentros frescos picados q.b.
1 colher de chá de sementes de sésamo
azeite q.b.
sal q.b.

folhas de espinafres baby  e tostas fininhas para servir

Preparação:

Corte o salmão em fatias finas e depois corte-o em cubos o mais pequeno que conseguir, mas sem “esmagar” demasiado o salmão. Coloque numa taça e tempere com o gengibre, o óleo de sésamo, o molho de soja  e os coentros picados. Misture muito bem e guarde no frigorífico até servir.
Para o abacate, corte-o em pedaços pequenos e coloque-o numa taça. Pique a cebolinho de rama e junte ao abacate, assim como os coentros frescos picados. Tempere depois com sal, o sumo de lima, as sementes de sésamo e um pouco de azeite. Envolva bem.
Sirva o tártaro com a mistura de abacate, os espinafres baby, e acompanhe com as tostas.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo09:57

    Confesso que a ideia de comer peixe cru, e mesmo a carne, não é muito apelativa, da mesma forma que não aprecio carne/peixe mal passados.
    Gosto das combinações de sabores, que poderão ser aplicadas como tempero de carne/peixe/saladas/legumes cozidos.
    Nunca se diz nunca, e talvez um dia experimente os tártaros, assim que vença esta ideia inicial.
    A culinária é uma aventura, e o paladar muda ao longo do tempo, por isso esta receita fica em "stand by" até que o paladar esteja virado para este tipo de aventura (comer peixe cru), ou tentar adaptar para o peixe "semi-cozinhado" (não é a mesma coisa, mas pode ser uma forma de experimentar a receita).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18:20

    Desde que enveredou por esta linha paleo... enfim, opções.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém é obrigada a gostar de tártaros. Eu pessoalmente até gosto de alguns, mas nunca tinha experimentado em casa.
      Quanto as minhas opções alimentares - paleo, dieta da lua, da couve, da sopa, detox, do bem, fit ou qualquer outra coisa - só a mim dizem respeito.
      No entanto esta não é uma receita paleo, pois no palro não se come soja nem os seus derivados, como o molho de soja que é parte integrante desta receita. E muito menos acompanham com as tostas fitinhas - que eu comi com imenso prazer.
      Sempre tentei trazer receitas diferentes, de coisas que eu gosto de experimentar como desafio a mim mesma. Foi o caso este tártaro. Tal como foi o naked cake do aniversário do Zé, pão em casa, os iogurtes caseiros e estão para breve uns macaroons. Tudo muito palro como se pode perceber.
      Portanto é mais um comentário descabido, mas válido, porque todos temos direito à nossa opinião.
      Acho injusto, uma vez que neste blogue há quase 3000 receitas para todos os gostos. E apesar de não ser paleo gosto de alguma parte dessa filosofia. Tal como apesar de não ser vegetariana gosto de experimentar receitas do género.
      E como tudo são opções, visitar o blogue também é uma.
      Atenciosamente,

      Joana Roque

      Eliminar
  3. Fiquei tentada a experimentar cá por casa, gostava também de experimentar ceviche, mas vou esperar que experimente para depois testar por cá uma receita já provada e aprovada por si ;)
    Sempre atenta às suas receitas que me resultam sempre! Sempre mesmo!
    Bjinhos,
    Catarina Fidalgo Gonçalves

    ResponderEliminar

Imprimir