Rolo de Carne Recheado com Espinafres e Queijo


Para anunciar o fim de semana, que tal uma receita reconfortante? Um rolo de carne, desta vez recheado de queijo e de espinafres. Para mim, foi uma forma de acabar com uns espinafres que estavam a ficar murchos, e as sobras do queijo que usei para fazer uma entrada para o aniversário do Miguel.
O resto é história e um simples e saboroso rolo de carne que normalmente todos costumam gostar. É também uma receita excelente para receber amigos e família em almoços de fim de semana, e também uma boa alternativa para festas com muitas pessoas, pois tem essa vantagem de poder ser preparado com antecedência.
Por aqui, companhamos com abóbora assada, porque também estava a precisar de ser gasta, e tanto nós como os miúdos gostamos, mas qualquer acompanhamento mais convencional fica igualmente delicioso.
Então, bom fim de semana a todos!

Ingredientes para 4 pessoas:

600g de carne de vaca picada
200g de espinafres frescos
125g de queijo de mistura (ou outro da vossa preferência)
sal e pimenta q.b.
alho em pó q.b.
colorau q.b.
azeite q.b.
400g de abóbora (usei abóbora manteiga) 
1/2 cebola

Preparação:

Leve uma frigideira ou tacho ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer. Acrescente os espinafres e tempere com uma pitada de sal. Deixe os espinafres murcharem e saltearem, retire escorrendo todo o líquido e deixe arrefecer completamente.

Numa taça coloque a carne picada e tempere-a com sal e pimenta e amasse bem para misturar.  Coloque depois a carne numa tábua de cozinha, numa camada só formando uma espécie de rectângulo. Ao meio coloque os espinafres já frios e sobre estes o queijo cortado em palitos. Enrole depois a carne sobre os espinafres e o queijo, formando um rolo e apertando bem para que o recheio não escape.
Coloque depois o rolo numa assadeira. Corte depois a abóbora em cubos pequenos e coloque à volta do rolo de carme. Pique a cebola e espalhe sobre a abóbora, assim como uma pitada de sal,  e tempere tudo com o alho em pó, o colorau e regue com um fio de azeite.
Leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até a carne estar cozinhada e a abóbora macia e tostada.
Sirva a carne em fatias e acompanhe com uma salada ou legumes cozidos.

Nota: em vez de abóbora junte batata ou batata doce, ou mesmo uma mistura de vários legumes e vegetais.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo09:27

    Uma boa sugestão, simples, colorida e que valoriza os ingredientes da época! Neste tipo de receitas, é possível variar, sem entrar na monotonia, pois é consoante o que se tenha em casa, e conforme os legumes da época.
    É mais uma ideia, diferente, para fazer em casa e dar uso aos legumes que tenho em abundância (abóbora, batata doce, cenoura, nabo), ou outros (tipo couve/grelos de couve ou nabo/rama de nabo ou de beterraba/espinafre/agrião, salteados).

    Um bom fim de semana e um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Cristina11:38

    Delícia!! Gosto mesmo muito de abóbora manteiga assada.

    ResponderEliminar

Imprimir