Puré de Cenoura e Couve Flor com Costeletas no Tacho


Este é o puré do momento cá em casa. Já aqui falei várias vezes que não sou grande apreciadora de couve flor cozida. Gosto quando é preparada de maneira gulosa, como molho bechamel e queijo ou natas e queijo e gratinada no forno.  Gosto muito de usar no puré da sopa, pois acho que fica super cremosa, e o ano passado descobri como fica deliciosa em saladas, ralada crua.
Mas a couve flor e assídua - nesta altura do ano - na lista de compras ou no cabaz de legumes que chega cá a casa todas as semanas. 
Entretanto já tinha feito inúmeras vezes puré de batata “normal” com couve flor misturada, e no outro dia, decidi-me por um puré de couve flor com cenoura para acompanhar uns lombinhos de peixe estufados. Fez sucesso cá em casa e agora, quase todas as semanas serve de acompanhamento para alguma refeição. Eu sei que ultimamente tenho abusado nos purés de legumes, mas os miúdos têm gostado bastante e tem sido mais simples introduzir coisas novas, pelo que tenho continuado...
Desta vez o puré acompanhou umas costeletas no tacho, daquelas coisas super rápidas para os jantares da semana, e daquelas que costumo deixar prontas de véspera para dias mais apertados. O puré fica optimo aquecido no microondas - é como se tivesse sido feito na hora - e as coteletas, como têm molho, também são perfeitas para poderem ser feitas de véspera e apenas “aquecidas” ou “fervidas” na altura de irmos para a mesa. (Aqui em casa as quintas-feiras são dias de chegar tarde!!)

Ingredientes para 4 pessoas:

4 costeletas grandes do cachaço
sal e pimenta q.b.
150ml de vinho branco
1 colher de chá de colorau
2 dentes de alho
1 folha de louro
azeite q.b.

Para o puré:
350g de couve flor
2 cenouras grandes
2 colheres de sopa de iogurte natural (ou natas ou a parte sólida da lata de leite de coco...)
sal q.b.

Preparação:

Tempere as costeletas com sal, pimenta, os dentes de alho laminados, a folha de louro e o vinho branco, e deixe a marinar, de preferência de um dia para o outro.
Leve depois um tacho ao lume com um um fio de azeite e coloque as costeletas deixando-as ganhar cor de ambos os lados. Junte depois a  marinada e o colorau e deixe cozinhar com o tacho tapado, em lume muito brando, até que fiquem macias. Se necessário acrescente um pouco mais de vinho branco ou de água durante a cozedura.
Entretanto descasque as cenouras e corte-as em pedaços. Corte também a couve flor em pedaços pequenos e leve a cozer. Eu prefiro cozer ao vapor, mas é indiferente. Coloque depois a couve flor e a cenoura cozidas no copo do robot de cozinha ou da varinha mágica ou ainda de uma liquidificadora e triture até obter um puré fino. Tempere a gosto com um pouco de sal e acrescente o iogurte ou leite de coco ou natas (se preferir pode não juntar nada, eu acho que fica mais cremoso e cá em casa gostamos mais!).
Sirva as costeletas com o puré de cenoura e couve flor e acompanhe com couve salteada.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo09:34

    Bom dia!
    Sei que vou repetir-me, mas lá vai: gosto destas ideias, simples e práticas, que usam os ingredientes do dia-a-dia, e que costumamos ter em casa.
    Além disso, este tipo de purés são uma forma de variar o tradicional puré de batata, bem como de introduzir novos sabores (no caso de não se apreciar determinado legume).
    Confesso que não sou muito apreciadora de couve-flor, embora de vez em quando apareça na sopa, num puré "rústico" com a batata cozida com a pele, ou assada no forno com as batatas e cebolas (entra a meio da cozedura). Só a comi crua, quando fiz em casa a versão da sua salada de couve flor. Gostei muito, embora não possa abusar das couves cruas.
    Tenho os ingredientes em casa, que vieram na cesta, e será com toda a certeza para experimentar.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:40

    Mais uma vez uma receita que, além de um aspeto delicioso, dá para preparar com antecedência, o que é ótimo para quem chega tarde a casa e não quer estar muito tempo "enfiada"na cozinha!
    Uma dúvida, para saltear a couve esta deve ser cozida primeiro?
    Obrigada,
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Esse puré parece-me uma excelente ideia, até pq o puré vulgar de batata ñ me faz mt bem... Já aqui fizémos puré de batata doce, por isso, esta versão é mais uma a experimentar :) Bjinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:36

    Agradam-me estas receitas que, alem do ótimo aspeto, nos permitem chegar a casa e ter o jantar adiantado, evitando assim estar muito tempo "enfiada"na cozinha!
    Obrigada,
    Ana

    ResponderEliminar
  5. nhaaaaaaaaaaaaaaaam! tenho TÃO de experimentar!

    Um beijinho dourado,
    O Biquíni Dourado
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
  6. Que aspecto delicioso!!!

    Vou ter que experimentar! :)
    Beijinho
    Fecebook | Blog | Bloglovin | Blogs Portugal

    ResponderEliminar

Imprimir