Migas de Couve Flor com Entrecosto


As ideias para a couve flor continuam, ainda que os post sejam seguidos, as receitas têm vários dias de intervalo aqui por casa.
Depois do puré de couve flor com cenoura de ontem que, como vos disse é a receita de puré do momento, também descobri esta versão de migas, sem pão, onde a couve flor é o ingrediente principal. Li sobre esta receita num dos grupos de facebook que costumo seguir com alguma regularidade. A fotografia deixou-me curiosa, mas acabei de não ter oportunidade de ver a receita. Voltei a procurar, mas não consegui descobrir a publicação... Portanto não me restou outra coisa do que “inventar”, tendo como ponto de partida as receitas tradicionais de migas. Acho que não me saí muito mal. Eu pessoalmente adorei e o Miguel achou que as tradicionais são melhores - que comparação! são coisas diferentes!
De qualquer maneira ficaram muito saborosas e são uma outra forma de comer a couve flor se lhe “torcer o nariz”. Por aqui ficaram aprovadas.
E como migas são para acompanhar com carne de porco, estas acompanharam com entrecosto.

Ingredientes:

Para as migas:
400g de couve flor
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de farinha de mandioca (ou pão ralado) opcional
3 dentes de alho
1 raminho de coentros frescos
azeite q.b.
1 folha de louro

Para o entrecosto:
400g de entrecosto partido em pequenos pedaços
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de massa de pimentão
100ml de vinho branco
1 folha de louro
3 dentes de alho
1 colher de sopa de banha de porco - usei caseira

Preparação:

Comece por temperar o entrecosto com sal, pimenta, o louro, os dentes de alho picados, a massa de pimentão e o vinho branco. (De preferência tempere de véspera e deixe a marinar no frigorífico de um dia para o outro).
Leve depois uma frigideira ou tacho largo ao lume e acrescente a banha, deixando-a derreter e aquecer. Junte depois o entrecosto escorrido da marinada e deixe-o cozinhar, mexendo de vez em quando até que fique macio, cerca de 35 minutos. Entretanto, no fundo do tacho ou frigideira, deve estar um pouco de gordura. Retire duas colheres de sopa e coloque na frigideira onde vai fazer as migas. (Se não quiser fazer as migas com a gordura onde cozinhou a carne, poderá fazer apenas com azeite!) Acrescente depois a marinada do entrecosto ao tacho e deixe cozinhar mais um pouco, de modo a formar uma espécie de molho. Reserve.
Entretanto coza a couve flor - eu cozi a vapor.
Coloque numa frigideira um pouco da gordura do entrecosto ou azeite e deixe aquecer. Junte o alho bem picadinho e o louro e deixe começar a querer fritar. Junte depois os raminhos já cozidos da couve flor e envolva bem, com a colher de pau, mexendo para que a couve flor se vá desfazendo, ficando numa espécie de puré. Tempere a gosto com sal e pimenta  e junte os coentros frescos picados, assim como a farinha de mandioca ou pão ralado (juntei apenas para “secar” um pouco mais as migas e serem mais simples de enrolar). 
Depois, com um pouco de “jogo de pulso”, enrole as migas na frigideira, deixando-as ganhar uma pequena crosta e coloque-as no prato de servir. Se não as conseguir “enrolar”, não se preocupe, e sirva-as mesmo assim!
Acompanhe as migas com o entrecosto e polvilhe com um pouco mais de coentros frescos picados.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo10:06

    Mais uma ideia simpática e deliciosa, para colocar em prática!
    Realmente, a couve flor é mais versátil do que se pensa e estas ideias são um exemplo disso. Seja cozida, na sopa, em puré (simples ou com outros ingredientes), crua ou nestas migas, há muito por onde escolher. Há que aproveitar a abundância da época, pois encontro-as à venda a um preço bastante em conta numa frutaria ao pé de casa.
    Muito obrigada pela partilha, e que venham mais ideias assim.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Será que dá para substituir a farinha de mandioca por polvilho? Obrigado. Saudações conimbricenses

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana, que bom aspecto! Esta receita é para 4 pessoas? Obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir