Hamburgueres de Frango, Alho Francês e Sésamo


Não tenho por habito fazer comida específica para os miúdos, que desde os 12 meses passaram a integrar as refeições da família com aquilo que nós habitualmente comemos - com algumas excepções para coisas muito específicas. Mas ultimamente tenho feito coisas um bocadinho diferentes de forma a que eles comam coisas um bocadinho diferentes ou alimentos que não gostem tanto... 
Estes pequenos hamburgueres são uma introdução a sabores mais “orientais” com o óleo de sésamo, e têm feito as delícias cá em casa. Faço-os assim pequenos porque, além de cozinharem mais depressa, os miúdos acham mais piada... Também já fiz semelhantes usando salmão e até pescada e são sempre um sucesso.
Estes acompanhei com batata doce no forno, uma salada verde e uma maionese de caril  caseira e ficaram perfeitos..

Ingredientes para 6 hamburgueres:
( a partir de uma receita da Joana Moura em  http://www.jocooking.com/tacas-de-buda/)


400g de peito de frango
1 alho francês pequeno
2 colheres de sopa de óleo de sésamo
sal marinho e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de sementes de sésamo

Preparação:

Pique o peito de frango com a ajuda de uma faca ou robot de cozinha, mas sem deixar picar muito para não ficar uma pasta - eu prefiro picar com a ajuda de uma faca. Junte depois o alho francês também picado e tempere com o sal, pimenta, óleo de sésamo e as sementes. Misture bem e forme 6 hamburgueres do mesmo tamanho.
Leve  depois uma frigideira ou chapa anti aderente com um pouco de azeite ao lume e cozinhe os hamburgueres , até que fiquem bem cozinhados por dentro e dourados por fora.
Sirva com uma salada verde, maionese caseira de caril e acompanhamentos a gosto!


Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Anónimo09:33

    Gosto destas ideias! "Fast food" caseira com um toque especial!
    Há que dar a volta à situação, quando não se gosta de determinado alimento, ou quando se quer experimentar um novo sabor.
    Costumo fazer a introdução de novos aromas, normalmente com carne (e algum peixe) para variar do tempero habitual.
    Os legumes também tentam levar uma nova roupagem ou preparação, de forma a encontrar novas utilizações para eles.
    Mais uma ideia para ficar de olho, e fazer em breve.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Gosto bastante de hamburgers de frango, mas ñ faço há algum tempo... Estes parecem ter um sabor interessante :) Cabe a nós, adultos, dar a provar/experimentar novos sabores e comidas aos miúdos :) Bjinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Parece-me super bem! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Anónimo21:20

    Também gosto. As receitas da Joana Moura saem sempre bem.http://www.jocooking.com/tacas-de-buda/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por lapso faltou a indicação de origem. Obrigada.
      Vou já retificar.

      Eliminar
  5. Anónimo21:34

    http://www.jocooking.com/tacas-de-buda/
    De facto as receitas da Joana Moura saem sempre bem e dão para toda a família !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por lapso faltou a indicação de origem. Obrigada.
      Vou já retificar

      Eliminar
  6. Anónimo23:21

    Olha uma receita da Joana Moura.... mais uma. Desta vez sem identificação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho estremamente injusta esta observação. Em primeiro lugar porque desde sempre se partilharam receitas de outros blogues, de chefes de cozinha, de livros e de revistas. Não me parece que alguém não possa cozinhar e partilhar a receita de outra pessoa no seu blogue. Aliás além de gostar de cozinhar, gosto bastante de experimentar coisas diferentes e diferentes formas de usar os ingredientes. Além disso sempre identifiquei as os blogues, livros e os autores de TODAS as receitas que costumo partilhar e que não saem da dinâmica culinária aqui de casa. E sim, tenho feito algumas - muitas - receitas da Joana Moura. Porque tenho aprendido imensas coisas com ela, sobre outras formas de cozinhar, sobre alimentação e sobre ingredientes, sobre comer melhor. Parece que o objetivo final de quem segue a Joana Moura é partilhar uma outra forma de comer e de ver a alimentação para si e para a família. Sendo esse o principio, só vejo vantagens em mais pessoas partilharem o trabalho dela, sendo que fazendo receitas delas devidamente identificadas e COM LINK direto para o seu blogue só pode ser uma vantagem. Posso não ser nenhuma Joana Moura, mas tenho uma boa quota de visualizações e de público, sendo que até é uma forma de mostrar a outro público que não a conhece e não sabe o excelente trabalho que faz, uma outra forma de olhar para a alimentação, e de como esta pode realmente mudar a nossa vida.
      Realmente - e acredite ou não porque me é totalmente indiferente - foi por lapso e apenas por lapso que, tal como faço com TODAS as receitas que retido de livros, revistas e outros blogues faltou o devido link para a receita de origem. Se o faço de todas as outras vezes, com tantas receitas, era só parvo não o fazer desta vez. Por isso agradeço a chamada de atenção que também poderia ter sido feita de outra forma, mas o anonimato que as redes sociais nos dão trás sempre estas coisas.
      Presumo que os comentários acima também sejam seus, pelo que faço apenas um comentário por aqui.
      Atenciosamente,
      Joana Roque

      Eliminar
  7. * onde se lê "estremamente" deve-se ler "extremamente".....

    ResponderEliminar
  8. Anónimo18:11

    Agradecia muito era a receita da maionese de caril :D
    Muito obrigado :)

    ResponderEliminar

Imprimir