Frango à Brás no Forno


Mais aproveitamentos. De um resto de frango assado de um almoço de domingo, que foi de imediato desfiado e congelado em caixinhas próprias, e de umas coxas de frango assadas de outro dia. Tudo junto foi o mote para este frango à brás, receita-tipo de sobras de frango e que fica sempre bem. Desta vez, com batatas que assei no forno, em vez de fritar. E com uma versão de cozinhar os ovos também no forno em vez de misturar tudo no tacho.
Aproveitei também para juntar alho francês ao refogado, até porque acho que combina muito bem.
Espero que gostem e que se sintam inspirados para experimentarem mais umas receitas novas durante o fim de semana! Por aqui não sei se vai haver muito tempo para receitas novas, mas vai ser, como habitual um fim de semana muito preenchido.
Bom fim de semana!

Ingredientes para 4 pessoas:

300g de frango já cozinhado e desfiado
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 alho francês
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
4 ovos
6 batatas médias (usei batata doce laranja e roxa, mas podem usar qualquer batata!)
azeitonas q.b.

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em palitos muito finos (batata palha) à mão ou com a ajuda de uma mandolina (eu uso sempre a mandolina, tenho uma Borner V5, e acho super rápido e prático). Seque bem as batatas num pano e coloque-as no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal, numa só camada. Tempere com uma pitada de sal e um fio de azeite e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC até que as batatas fiquem cozinhadas. Reserve.
Entretanto descasque a cebola e os dentes de alho. Corte a cebola em meias luas e lamine os alhos. Corte também o alho francês em rodelas finas e lave-o bem para eliminar todas as impurezas.
Leve um tacho ao lume com azeite e deixe aquecer um pouco. Junte a cebola, o alho francês, o alho e a folha de louro e deixe refogar um pouco, até murcharem.  Acrescente depois o frango e envolva bem, deixando cozinhar mais uns minutos. Junte depois as batatas que cozinhou no forno, misture e retifique de sal e pimenta.
Coloque a mistura num tabuleiro que vá ao forno e à mesa. Bata os ovos e verta-os sobre a mistura de frango e batata. Leve tudo novamente ao forno previamente aquecido a 200ºC durante uns 10 minutos, apenas para que os ovos comecem a coagular, mas de forma a que não fique uma espécie de empadão...
Retire do forno e envolva tudo dentro do prato de forno. Acrescente as azeitonas e sirva de imediato com uma salada verde.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. E saiu uma bela e deliciosa refeição,..
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:17

    É uma boa ideia para variar a preparação do "brás" e usar os restinhos.
    Venham mais ideias assim!

    Um bom fim de semana e um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito desta ideia um pouco mais saudável do que o tradicional! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Que delícia de receita. Adorei a ideia de levar assim ao forno.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/cupcakes-de-iogurte-e-coco.html

    ResponderEliminar

Imprimir