“Couscous” de Couve flor com Cenoura, Coentros e Azeitonas


Vamos variar nos acompanhamentos? Sempre salada ou legumes cozidos ou legumes salteados. Desta vez um “couscous” de couve flor - ou “arroz” de couve flor - que na verdade são uns legumes salteados mas que por estarem triturados cozinham muito rapidamente... Já sabem que eu e a couve flor simples não somos grandes amigas, mas assim já gosto mais,.
Tenho feito algumas vezes, com uma ou outra variação para fugir não só aos acompanhamentos mais tradicionais, mas também para ver se os miúdos olham para os legumes de outra forma, e também para evitar hidratos de carbono “mais pesados” - como a batata, o arroz e a massa - principalmente à noite. Porque ainda está para nascer a primeira mulher que não se preocupa com a linha assim que o sol e o calor começam, e que não entra em “hastag operação biquini”.
E também porque os legumes fazem bem à saúde, porque devemos aumentar o seu consumo e é sempre maravilhoso encontrar novas formas de os cozinhar até descobrirmos a que nos agrada mais. Sejam quais forem as motivações, se querem variar nos vossos acompanhementos, esta parece-me uma excelente maneira, e cá em casa tem sido recoorente, juntando outras coisas como brócolos, tomate seco, passas e frutos secos!
E assim começamos o dia, com uma bela porção de legumes!

Próximo Workshop. Dia 9 de Abril, das 10h às 13h em Furadouro - Ovar, na Colher de Chá. Desta vez com o tema de “Finger Food para Dias Especiais”. Para mais informações ou para se inscreverem geral@colherdecha.pt


Ingredientes para 2 pessoas:

200g de couve flor
1 cenoura
1/2 cebola pequena
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 molhinho de coentros frescos
10 azeitonas pretas descaroçadas

Preparação:

Sem cozinhar previamente, coloque a couve flor partida em pedaços, assim como a cenoura, no robot de cozinha e triture até obter uma espécie de migalhas grossas - atenção para não ficar demasiado picado.
Pique depois a cebola e leve-a ao lume numa frigideira com um pouco de azeite e deixe alourar. Acrescente agora a mistura de couve flor e cenoura e envolva bem no refogado, deixando cozinhar em lume brando. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar até que fique macio, mas sem se começar a desfazer - eu vou provando até ter a consistência desejada. 
Junte depois os coentros frescos picados e as azeitonas partidas em pedaços e envolva bem.
Sirva como acompanhamento de carne ou peixe assado ou grelhado, ou com um ovo estrelado para uma refeição mais rápida.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo11:05

    Bom dia!
    Confesso que gosto destas ideias com legumes, pois há muito para explorar e variar, na sua forma de preparação e como acompanhamento.
    Vou ficar com esta receita debaixo de olho, para experimentar logo que tenha uma couve flor em casa (também não sou muito apreciadora, mas há que variar um pouco, e reduzir um pouco os hidratos de carbono - não é a "operação bikini", mas por uma questão de saúde).

    ResponderEliminar
  2. Tenho de experimentar. Belissima e saudável sugestão.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/bolo-de-aniversario-cenoura-chantilly-e.html

    ResponderEliminar
  3. Yummy|


    Ms. Telita | Telita LifeStyleFacebookinstagramTwitterbloglovin'

    • novo grupo para divulgação de blogs: blogs Lifestyle Portugal

    ResponderEliminar
  4. Adorei! Cada vez mais procuro alternativas à massa e arroz, até pq (e ñ tem nada a ver c o tempo quente q vem aí, mas mesmo c o facto de querer caber dentro da roupa...) comida mais saudável e colorida precisa-se e recomenda-se :) Espero ver mais coisas destas por aqui :) Bjinhos e obrigada.

    ResponderEliminar
  5. Já experimentei, com curgette, porque não tinha cenoura, e gostei bastante. Os coentros e as azeitonas ajudam bastante, porque adoro estes ingredientes :). A bébé cá de casa é que não achou muita graça eheh.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir