Bolo Mármore de Banana e Chocolate (receita também em video)


Fazer bolos é, para mim, uma terapia. Não consigo explicar muito bem como isto começou, ou o porquê de me aliviar os meus dias complicados. Sou feliz a fazer bolos. Sou feliz com o cheiro dos bolos a cozer. Sou feliz a comer uma fatia de bolo. 
Apesar de fazer bolos em qualquer dia, sem que para isso necessite de uma razão, nos dias de neura, nos dias em que nada parece correr bem, nos dias menos bons e menos felizes, fazer um bolo, um simples bolo faz-me logo ficar mais feliz. A cada ingrediente, vou ficando mais leve e vou organizando o meu pensamento. Talvez seja apenas uma “terapia” doméstica que me obrigue a pensar, a ficar mais coerente, para perceber que o que me está a incomodar, que o que está a fazer o meu dia menos feliz não é assim tão importante, e que há uma solução para tudo... E, se não tem solução, solucionado está!
Talvez seja apenas eu que penso melhor quando estou a cozinhar e a fazer bolos. Talvez seja apenas de mim que consigo ter uma maior clareza se estiver a fazer bolos...
Num dia mais complicado acho que tudo se resolve com um bolo, tal como um dia feliz fica mais feliz com um bolo. Ou que a entrada no fim de semana se faz sempre melhor se houver bolo acabado de fazer em casa...
Para vos ajudar com as vossas neuras, para tornar os vossos dias mais felizes, para aproveitar melhor o fim de semana que está quase a chegar. A receita de um delicioso bolo de banana e chocolate, também em video, porque ver os outros cozinhar, para mim, também costuma ser terapêutico, e pode ser que seja também para vocês!




Ingredientes:

4 ovos
200g de açúcar
150g de manteiga
200g de farinha
100g de bananas esmagadas
1 colher de chá de fermento em pó
100g de chocolate em pó 

Preparação:

Bata as 4 gemas com o açúcar e junte a manteiga à temperatura ambiente e bata até obter um creme fofo. Seguidamente misture a farinha peneirada com o fermento e por fim as claras em castelo.
Divida depois a massa em 2 partes iguais: numa misture o puré de bananas, e na outra misture o de chocolate em pó.
Unte e polvilhe com farinha uma forma tipo bolo inglês e deite os 2 preparados em camadas alternadas. Leve a cozer em forno previamente aquecido a 180ºC durante 30, 35 minutos.
Depois de cozido deixe arrefecer e desenforme.


Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Eh pá, eu faço Bolo de Banana (muita gente acha estranho, mas é óptimo) e faço Boli Mármore, parece-me brm uma fusão dos 2. Vou experimentar, mas com cacau.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:34

      Podia fazer o favor de nos dar a sua receita do Bolo de Banana?

      Eliminar
    2. A receita é base para todos os meus bolos (excepto de iogurte).
      4 ovos, 2 medidas de açúcar, 3 medidas de farinha, 1 medida de leite, 3/4 de medida de oleo e uma colher de sobremesa de fermento.
      Bater o açúcar com os ovos, juntar a farinha alternando com o leite (batendo bem entre adições). Juntar a farinha e finalmente o óleo. Se for para fazer o bolo de banana, esmagar bem uma banana madura e adicionar a massa, misturando bem a seguir. Vai ao forno a 180 por +/- 40 minutos. Esta "base" dá para boo de laranja, limão, bolo podre (com canela, nozes e vinho do porto), da canela, de maçã (ainda melhor se juntar canela, gengibre e erva-doce), de cenoura (triturando os líquidos e a cenoura no liquidificador), etc

      Eliminar
  2. Anónimo10:22

    Este é um início de dia muito docinho!
    Adoro bolo mármore, e este está a chamar por mim!
    Revejo-me nas suas palavras, e é isso mesmo! Cozinhar é uma forma de "terapia" para as "neuras", mas fazer bolos (e também bolachas) é algo especial e diferente. O ato de pesar os ingredientes, bater, pensar em combinações de sabores/texturas, ou meter a "mão na massa" - no caso das bolachas, é algo ordenado e metódico, ajuda a organizar os pensamentos ou a desviar a atenção do algo que nos incomoda. Pelo menos, é assim que acontece comigo.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:34

    A experimentar muito em breve, aparentemente muito bom.
    Aida Lopes

    ResponderEliminar
  4. Que bonito esse bolo e adoro a ideia de colocar banana :)

    ResponderEliminar
  5. Adorei a receita,tenho bananas quase a perder na fruteira.
    Besitos e tenha um fim de semana abençoado

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:58

    Já fiz a receita, acabei de provar uma fatia ainda morna... Uma delícia!
    Roubei um bocadinho no açúcar, coloquei 150g, para não me sentir tão culpada :D

    Obrigada e bom fim de semana

    Catarina Sousa

    ResponderEliminar
  7. Ai que bom aspeto...já comia!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  8. Por aqui foi o bolo do dia do pai... Muito bom!! Optei por reduzir ao açúcar branco e colocar um pouco de açúcar mascavado, o que lhe deu um tom mais moreninho, mas delicioso na mesma... (tão bom que desapareceu no próprio dia...)

    ResponderEliminar
  9. Concordo a 100%. Além de para mim ser terapêutico fazer bolos, gosto de pensar que estes cheiros e sabores também são memórias que estou a criar nos meus filhos e na minha família ❤️

    ResponderEliminar

Imprimir