Almôndegas de Peixe com Batata Doce e Alho francês com Maionese de Salsa


As sobras. As sobras que me fizeram alterar toda a minha ementa semanal. Vamos lá a ver uma coisa: cá em casa não se desperdiça nada. Durante o fim de semana sobrou mais comida do que aquela que eu estava a contar. Sobras de peixe no forno,  sobras das almôndegas com molho de tomate e vegetais que tinha feito na slowcooker, sobras de carne assada, e ainda panadinhos de frango. A ementa semanal tinha de ser repensada. As compras já estavam feitas, mas a carne e o peixe congelados, pelo que nada se estraga e até poupo dinheiro nas compras da próxima semana.
Depois foi um exercício rápido de voltar a fazer a ementa aproveitando tudo aquilo que havia no frigorífico. Antes disso, volta-se a abrir o frigorífico e a tirar cá para fora tudo aquilo que tem e deve ser utilizado. É mais fácil assim perceber se alguma coisa se está a estragar, o que precisa de um consumo mais imediato e evitar acabar a deitar fora algumas coisas que ficam perdidas nas gavetas e escondidas nas caixas.
O peixe acabou numas almôndegas de peixe, batata doce e alho francês. Até porque havia um resto de alho francês do cabaz biológico da semana anterior a necessitar mesmo de ser gasto. E acabei a utilizar o meu novo gadjet de cozinha, do qual estou completamente fã. Já aqui tinha dito que para purés prefiro muito mais cozinhar os legumes a vapor. Neste caso, cozinhar a batata a vapor permite que tenha menos água, seja mais fácil de moldar as almôndegas e que estas não fi,quem espapaçadas e se desfaçam. Costumava cozer a vapor no fogão, mas agora, com esta “coisa” nova da Tupperware (a micro gourmet) cozo a batata a vapor em 10 minutos no microondas - e quem diz batata, diz todos os legumes, carne ou peixe ou refeições completas a vapor em menos de 30 minutos.... *  E a acompanhar, para além de uma salada de alface e espinafres baby (mais uma sobra), uma deliciosa maionese caseira feita com azeite, salsa e alho.

Próximo Workshop. Dia 9 de Abril, das 10h às 13h em Furadouro - Ovar, na Colher de Chá. Desta vez com o tema de “Finger Food para Dias Especiais”. Para mais informações ou para se inscreverem geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 20 bolinhas:

1 batata doce grande de polpa amarela (cerca de 400g)
250g de sobras de peixe limpo de peles e espinhas (sobras de salmão e de pescada, mas podem cozer ao vapor a mesma quantidade de peixe)
1 alho francês pequeno
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Maionese de Salsa
1 ovo
120ml de azeite
sal e pimenta q.b.
sumo de limão q.b.
2 colheres de sopa de salsa
1/2 dente de alho pequeno

Preparação:

Comece por descascar a batata, corte-a em pedaços pequenos e leve-a a cozer a vapor - de modo a não ficar com muita água e ao fazer as almôndegas estas não se desfazerem ou ficarem moles e disformes.
Assim que as batatas estiverem cozinhadas coloque-as no robot de cozinha ou esmague-as com um utensílio próprio e misture o peixe, envolvendo bem.
Entretanto pique o alho francês e leve a alourar numa frigideira com um pouco de azeite. Junte depois o alho francês à mistura de batata e peixe e retifique de sal e pimenta. Envolva bem e deixe arrefecer.
Molde depois bolinhas do tamanho de nozes e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. (Poderá guardar no frigorífico 1 ou 2 dias até finalmente cozinhar no forno)
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante 20 minutos ou até ficarem douradas.
Para a maionese de salsa, coloque no copo da varinha mágica o ovo, um pouco de sumo de limão, sal e pimenta a gosto, o alho, a salsa e o azeite. Coloque depois a varinha mágica sobre a gema do ovo e triture até começar a emulsionar. Suba depois cuidadosamente a varinha para cima até que toda a mistura esteja emulsionada e a maionese com a consistência desejada.
Sirva as almôndegas com uma salada verde e acompanhe com a maionese de salsa.

Bom Apetite!



Ainda não virei vendedora da Tupperware, mas foi a minha amiga Raquel - essa sim vendedora de tupperware  - que me convenceu com este novo gadjet ao qual fiquei rendida, e que já tem lugar cativo na minha cozinha, até porque é mais rápido do que usar o cesto de cozedura ao vapor no fogão. Se estiverem interessados podem saber mais e encomendar na página dela  - https://www.facebook.com/caixamagicatw/?fref=ts  ou através de caixamagicatw@gmail.com até porque este a micro gourmet está em promoção até ao final do mês. (E não, eu não ganho uma comissão com as vendas!! É só mesmo partilha, ok?!

4 comentários :

  1. Anónimo09:29

    Nada se perde, tude se transforma! É este o lema que se deve ter na cozinha.
    De vez em quando, tenho esses momentos em que as refeições de parte da semana, são de "limpa frigorífico", especialmente quando tenho os fins de semana atribulados, e foi o que aconteceu este fim de semana.
    Seja com aproveitamentos, ou feito de raíz, é uma receita muito prática e diferente.
    Pontualmente, costumo cozer ao vapor no microondas alguns legumes, usando uma tigela de vidro apropriado, com um pouco de água e coberta com película aderente furada. Tenho uma espécie de "cocotte" em silicone que dá para usar no forno e microondas, que não é usada por falta de lembrança, mas com estas ideias, sou capaz de a resgatar do fundo do armário.
    Mais uma receita para experimentar, logo que tenha oportunidade!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com água na boca, com essas almondegas,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Também eu detesto deitar comida fora. Pareceu-me uma excelente sugestão. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana!
    Já experimentei, pois também tinha umas sobras de peixe sem um destino em mente. Com algumas adaptações com o que tinha lá em casa (batata doce laranja, em vez da amarela e cebola e coentros, em vez do alho francês) ficaram bem boas :). E muito rápido de fazer, também. Uma sugestão deliciosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir