Douradas no Forno com Batatinhas e Tomate Cereja


Quem me conhece já sabe: enquanto outros se perdem com roupa, calçado e afins, a minha veia consumista (que claro também tenho!) vira-se mais para louças, formas de bolos, copos, frigideiras e tachos. Adoro louças de servir, taças e tacinhas e confesso que me perco um bocado e encontro sempre coisas novas para comprar que preciso, porque é preciso ter coisas giras para servir a comida e ter sempre uma mesa bonita e composta.
Mesmo quando vou fazer as compras habituais cá para casa, é quase sempre inevitável passar na secção dos artigos de casa e ficar a namorar as coisas novas que vão aparecendo. Este início de ano foi mesmo isso que aconteceu. Ir às compras com tempo e perder-me nos corredores das louças e ter finalmente tempo para apreciar o que de novo tem o catálogo KASA, do Continente, que apesar de já ter saído em Setembro, eu só agora tive oportunidade de ver com atenção, porque os meus finais de ano são sempre frenéticos e a correr ainda mais com o novo livro, o natal e o fim de ano!
Descobri que este há artigos cada vez mais bonitos da marca KASA. Perdi-me com uma nova coleção de louça - de tal maneira que trouxe logo umas lindas tacinhas - umas frigideiras pequenas de cerâmicas óptimas para os meus ovos ao pequeno almoço, as caixas de vidro/pirex para guardar comida, e que vão diretas do frigorífico ao microondas e depois à mesa, e ainda umas jarras de água/sumo perfeitas para as mesas de festa! Vejo os artigos novos e tenho logo ideias para os usar e colocar em prática novas utilizações.
Para quem anda distraído ou  ainda não teve também oportunidade de ver os novos produtos KASA, fica aqui o catálogo e algumas das minhas escolhas. Assim uma espécie de lista de início de ano, de objetos de desejo para a minha cozinha e mesa. E aconselho-vos mesmo a darem uma vista de olhos, porque em breve podem ter sorte, e nunca se sabe se a tempo dos Reis ainda recebem mais qualquer coisa no sapatinho.
Até lá, fiquem com esta deliciosa receita de douradas no forno e deliciem-se! Que depois dos excessos nada nos sabe melhor do que um peixinho no forno...





Ingredientes para 2 a 3 pessoas:

2 douradas com cerca de 500g cada
2 batatas doce amarelas pequenas
2 batatas “normais”
10 tomatinhos cereja
4 dentes de alho
50ml de azeite
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro

Preparação:

Coloque as douradas num tabuleiro ou pirex que possa ir ao forno e tempere-as com sal, pimenta, os dentes de alho picados e o louro. Entretanto descasque as batatas e corte-as em gomos, Corte também os tomate cereja ao meio e junte-os às batatas, temperando-as com um pouco de sal.
Junte a mistura de batata e tomate ao peixe no tabuleiro e regue generosamente com o azeite.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinha cerca de 45 minutos.
Sirva com legumes cozidos ou salteados.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo09:08

    Peixe assado é sempre bem vindo, e um prato de forno para aquecer a alma e a cozinha!
    Estou a tentar conter um pouco a veia consumista. Adoro livros de culinária, e objectos/utensílios para a cozinha (especialmente formas de bolos, cortadores de bolachas) e louças, mas tem que ser contida por uma questão de logística (falta de espaço).
    Já tive o catálogo na mão, e passou um pouco ao lado, pois nos últimos meses deixei de ir ao hipermercado, passando a ir à supermercados mais pequenos.
    Conheço sítios que vendem loiça ao kilo, e de vez em quando vem algo fora do comum.
    As suas sugestões são interessantes, especialmente as caixas de vidro para os alimentos.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:24

    Eu também adoro coisas novas para a cozinha. Atualmente aminha perdição é a loja Cerâmica na linha (lojas em Oeiras e Chiado-Lisboa). Tem louças LINDAS!!! E acho que a Joana tem um tabuleiro de forno vermelho de lá.
    S. Fernandes

    ResponderEliminar
  3. Adoro dourada, costumo grelhar mas é sempre bom existirem alternativas :)

    ResponderEliminar
  4. Eu também me perco é com esse género de coisas!! :)

    ResponderEliminar
  5. Gosto tanto de um peixinho assim!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Imprimir