O final de 2016


Ainda que nem todos o façam, aproveita-se o final do ano para fazer balanços. Para olhar em retrospectiva para o ano que está a acabar. Para analisar as coisas boas e as menos boas. Eu faço parte desse grupo de pessoas. Que olha para os anos e os tenta “analisar”, tirar conclusões, agradecer as coisas boas e aceitar as menos boas tentando que, numa próxima vez as coisas menos boas possam ser melhores.
2016 não é um ano que me vá deixar muitas saudades. Ainda bem que chega ao fim. Teve muito trabalho, é certo, e muitas coisas boas. mas não foi, no geral um ano particularmente feliz. Partiram pessoas, houve portas que se fecharam, mas felizmente janelas que logo se abriram, houve amores e desamores de pessoas que me são próximas, projetos que correram bem, projectos que não saíram do lugar e inicio de projetos para o futuro. Houve dois livros, vi crescer os meus miúdos lindos e o Zé Maria entrou para o Jardim de Infância.
Mas quero mais de 2017. Acho que todos devemos querer mais dos anos que estão para vir. É sinal de esperança, de força, de acreditar que as coisas podem ser sempre melhor, de acreditar que “o melhor ainda está para vir”.
Enquanto as anos forem passando e nós formos acreditando que tudo vai correr melhor, seremos certamente mais felizes.
Portanto o que eu desejo a todos os meus amigos, família e leitores, é que acreditem que 2017 vos trará “o melhor”.  Que não percam a esperança - que é a força que nos move - e que consigam ser sempre felizes com as coisas menos boas, acreditando que o início de um novo ano nos permite acreditar em tudo o que quisermos.

Um feliz 2017!

Palmiers de Alheira (receita também em video)


Dezembro é mesmo assim, Acabamos uma festividade e já estamos a pensar na próxima.
Se o Natal é a festa da família, o fim de ano é com os amigos. Por aqui, num convívio em que cada um traz umas coisas, para simplificar a vida a todos. Muitos adultos e crianças numa festa animada para celebrar o último dia do ano e dar as boas vindas ao ano que chega e que, esperamos, nos traga outras coisas melhores e diferentes do que o ano anterior...
Para quem ainda não definiu a ementa para estes dias, que ainda não sabe o que fazer e anda à procura de inspiração fácil e simples, uns palmiers de alheira, sempre simples de preparar e que nunca destoam em nenhuma mesa de entradas ou petiscos.
E se nunca fizeram palmiers, ou têm dúvidas no processo, uma receita com video para vos ajudar a perceberem como é tão simples e prático receber os amigos com umas coisinhas boas.
Espero que vos sirva de inspiração...



Ingredientes para cerca de 25 palmiers:

1 rolo de massa folhada refrigerada (de preferência retangular)
1 alheira de boa qualidade

Preparação:

Retire a pele à alheira e  esmague-a com um garfo de modo a ficar uma espécie de pasta.
Entretanto desenrole a massa folhada e espalhe bem esta mistura sobre toda a massa. Enrole agora uma das pontas da massa (a mais larga) até meio. Enrole depois o outro lado da massa até que fique com dois rolos da mesma massa, lado a lado.
Com uma faca afiada corte fatias de massa com cerca de 1cm de largura e disponha-as deitadas num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC até a massa folhar e os palmiers ficarem dourados.
Deixe arrefecer antes de servir.


Bom Apetite!

Granola de Natal (ou de outra altura qualquer)


Fizeram parte dos meus cabazes de natal. A granola caseira é sempre muito bem recebida nos meus “cabazes” e todos os anos faço uma receita diferente para assim surpreender os meus amigos que a recebem.
Este ano a granola de Natal, levou sementes, azeite, mel, cajus, canela, chips de banana e tâmaras, para ser diferente. Eu experimentei com iogurte grego, como mais gosto, e achei-a deliciosa. Espero que quem a recebeu também goste.
E partilho a receita aqui, para experimentarem nestes dias após os excessos de natal, para uns pequenos almoços mais saudáveis e para começarem bem o ano de 2017 que está mesmo ao virar da semana!!

Ingredientes:

250g de aveia
50g de sementes de sésamo
50g de linhaça
5 colheres de sopa de mel
3 colheres de sopa de azeite 
1 colher de sopa de canela em pó
125g de caju
100g de chips de banana
75g de tâmaras descaroçadas e cortadas às rodelas

Preparação:

Coloque a aveia num tabuleiro que possa ir ao forno e acrescente as sementes de sésamo e de linhaça,  a canela, o mel e o azeite misturando bem até que todos os ingredientes fiquem bem envolvidos. Junte depois os cajus e misture novamente.
Leve ao forno previamente aquecido a 170ºC durante cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando para que a aveia toste e os frutos secos tostem por igual. Retire do forno e mexa deixando arrefecer.
Junte depois os chips de banana e as tâmaras em pedaços e depois de completamente frio guarde num frasco ou caixa hermética.
Use para juntar ao iogurte natural.


Bom Apetite!

Abóbora com Camarão


Parece que o natal passou a correr. Depois de tanta preparação, entre presentes, mimos de comer e outras coisas, parece que tudo se vai num piscar de olhos. Agora começamos a pensar na passagem de ano, e numa noite divertida com os amigos.
Por aqui aproveitamos estes dias após natal para tirarmos uns dias para nós. Uma espécie de férias em casa, sem grandes horários e onde os miúdos aproveitam os pais e os presentes e onde tudo é uma brincadeira.
Mas a cozinha continua em funcionamento, entre as sobras do natal e a utilização do que temos por casa. E foi assim que esta abóbora com camarão nos foi parar à mesa. Entre a abóbora hokkaido que adoro e que vem no nosso cabaz biológico da Dona Rosa, e uma embalagem miolo de camarão congelado que havia lá por casa....

Ingredientes para 2 pessoas:

300g de miolo de camarão (miúdo)
1 abóbora hokkaido (mas podia ser manteiga ou outra) pequena
1 cebola pequena
2 colheres de sopa bem cheias de coco ralado
5 tomates cereja
150ml de água a ferver 
sal e pimenta q.b.
coentros q.b.

Preparação:

Corte uma tampa à abóbora e retire-lhe cuidadosamente as sementes. Embrulhe-a depois em papel de alumínio e leve-a a assar no forno previamente aquecido a 180ºC até ficar macia, cerca de 1h, 1h30.
Entretanto pique a cebola e leve-a a alourar num pouco de azeite.Acrescente o tomate cereja partido ao meio e o miolo de camarão, previamnete descongelado e deixe saltear até que esteja cozinhado. Tempere de sal e pimenta e acrescente o coco ralado e a água a ferver (para fazer uma espécie de leite de coco). Deixe ferver uns minutos em lume brando.
Retire depois a abóbora do forno e recheie com esta mistura de camarão. Leve novamente ao forno, apenas para alourar.
Sirva depois, polvilhado com coentros frescos e acompanhe com arroz branco. Quando se servir, retire também polpa da abóbora assada.


Bom Apetite!

Foi assim o Natal


Em cima da mesa ainda há as sobras deste natal. Uma rabanada solitária à espera de ser comida, um quarto de queijo da Serra a entornar para cima da queijeira, e a coroa de natal, de chocolate e framboesas que estava deliciosa, mas que não levedou bem, por culpa da cozinheira que se esqueceu de a colocar a levedar uma segunda vez, distraída com os telefonemas habituais da época.
Num canto da sala há muitos brinquedos ainda por abrir, que os miúdos se entusiasmaram com outros e nós vamos “empurrando” os outros para que não abram tudo de uma vez e tenham tempo para desfrutar de um de cada vez. A outro canto está a árvore de natal, ainda com alguns presentes e mimos de comer para entregar, que o natal ainda não acabou e há amigos com quem ainda não estivemos.
O cesto da lenha está agora vazio, a toalha de mesa com nódoas de vinho e comida e despida de todas as decorações, e no chão há muitas migalhas e ciscos, as sobras de um dia feliz, com a família, do barulho dos risos, das piadas tontas e da convivência habitual.
Na cozinha a louça está quase toda arrumada. O chão está muito sujo, há louça de natal na mesa para arrumar e a um canto há um saco cheio de papel de embrulho rasgado para levar para a reciclagem.
Já usei para o café do pequeno almoço a minha cafeteira nova, já folheie à lareira os livros novos que me ofereceram para inspiração e já arrumei no local próprio as tábuas lindas que uns amigos queridos me ofereceram, feitas por eles, a mostrar que há muitas formas de oferecer presentes que têm um bocadinho de nós.
Foi assim o natal. Com a ceia em casa dos pais, e prendas trocadas à volta da lareira ainda antes da missa do Galo. Que o avô já tem 94 anos e Natal é também adaptar as tradições às vontades, sensibilidades e necessidades das pessoas que amamos. Depois da missa fomos a casa dos sogros. Abrimos mais presentes e abrimos o peru, porque o Natal é também manter tradições e criar as nossas próprias tradições.
No dia seguinte os miúdos acordaram para se aperceberem que o Pai Natal afinal veio, que comeu meia rabanada da mãe, bebeu uma chávena de leite e ainda conseguiu dar uma cenoura às renas, que o Natal é criar magia nas crianças e poder levá-las a um imaginário que existirá enquanto elas quiserem.
Fez-se o assado tradicional de Natal, um arroz com cores de natal e umas couves salteadas. Chegou a mana, os cunhados, o sobrinho, os pais, os sogros e os “Bis”que o Natal é encontro de gerações, família reunida e juntar famílias diferentes numa mesma mesa.
E comeu-se. Bebeu-se. E tentaram acabar-se as sobremesas. E ainda vieram os tios que Natal é arranjar mais um espacinho à mesa, onde cabe sempre mais um.
E houve chá para acalmar o estômago, porque Natal é também cometer alguns excessos.
Foi assim o Natal. Apesar de faltarem à mesa algumas pessoas que estarão sempre presente em nós enquanto formos vivos.
Foi um feliz natal. Espero que o vosso também tenha sido.

Boas Festas!

Rolo de Natal e Festas Felizes


Tem sido uma agitação por aqui. Os cabazes que só consegui terminar esta manhã, por conta de uma bela amigdalite e febre que me fizeram companhia nestes últimos 2 dias. Mesmo assim, depois de umas belas noitadas, e o Miguel a acompanhar o meu ritmo, tudo se conseguiu, e a amigdalite, sob o efeito do antibiótico começa a dar tréguas. Não é uma coisa destas que me vai estragar o Natal! 
Os primeiros cabazes já começaram a ser entregues, mas a minha cozinha ainda está a recuperar destes dias agitados. Hoje  é para arrumar tudo porque amanhã há nova ronda. Com sonhos, azevias, rabanadas e se conseguir, as filhós da avó para fazer. E no dia 25 a casa cheia! Viva o Natal!
De qualquer maneira, nestes dias atarefados e atrapalhados, não podia deixar de passar por aqui, para vos desejar umas festas felizes. Junto dos que mais gostam, reunidos à volta de uma mesa, com o espírito de amizade, solidariedade, amor, paz e felicidade que caracteriza esta época.
Que juntos vivam um Santo Natal, que comemorem o nascimento do Menino Jesus e que transportem para o resto do ano todas o que de melhor o natal tem.
Umas Boas Festas para todos e como não podia deixar de ser, uma receita para o sapatinho!

Ingredientes:

Torta:
75g de farinha
25g de cacau em pó
100g de açúcar
3 ovos grandes
1 colher de sopa de água quente

Recheio:
125g de framboesas
200g de natas
100g de açúcar em pó

Cobertura:
150g de chocolate de leite
75g de manteiga

Preparação:

Comece por preparar a torta. Bata os ovos com o açúcar até aumentar de volume, cerca de 10 minutos. Acrescente a farinha e o cacau envolvendo sem bater e com a ajuda de umas varas e borrife com a água. Verta a mistura sobre o tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com manteiga. Leve a cozer em forno quente, cerca de 180ºC, cerca de 10 minutos.
Entretanto prepare o recheio. Bata as natas com o açúcar me pó até ficarem firmes e incorpore as framboesas. Reserve.
Assim que a torta estiver cozinhada, desenforme-a sobre um pano seco polvilhado com açúcar e retire o papel vegetal. Deixe arrefecer e espalhe o recheio sobre o bolo enrolando depois cuidadosamente.
Prepare a cobertura derretendo o chocolate. Incorpore-o depois na manteiga amolecida batendo, de modo a formar uma cobertura.
Cubra o rolo com este creme e com um garfo faça pequenas linhas na superfície de modo a simular um tronco. de árvore.
Decore com framboesas, hortelã e  açúcar em pó.


Bom Apetite!

Trouxas de barriga de Freira (receita também em video)


Faltam 3 dia para o Natal. Finalmente já há presentes de comer prontos e devidamente acondicionados para oferecer, mas ainda faltam fazer umas coisas - poucas - que espero acabar hoje! 
Entretanto numa reviravolta de última hora, decidimos fazer o almoço do dia 25 aqui em casa, com os meus cunhados, os meus pais e os meus sogros, e portanto já tenho a ementa quase toda pensada, sem esquecer uns doces e os tradicionais assados... É muito bom fazer natal assim...
E com o Natal mesmo a chegar é normal que as sugestões por aqui sejam quase todas natalícias. Como estas simples trouxas de barriga de feira, que vão certamente complementar qualquer mesa. A receita também está em video, e com musica de natal, para entrarem no espírito da época!
Espero que gostem!



Ingredientes:

100g de açúcar
100ml de água
50g de pão rijo (de preferência pão branco)
1 ovo
Amêndoa torrada q.b.
Canela em pó q.b.
2 folhas de massa filo 
manteiga q.b.

Preparação:

Leve o açúcar ao lume com a água e deixe ferver em lume brando durante 5 minutos. Acrescente depois o pão partido em pequenos pedaços e deixe que este absorva a calda de açúcar. Mexa bem até obter uma espécie de pasta e deixe arrefecer um pouco.
À parte bata o ovo e junte-os depois, em fio, à mistura de pão e açúcar envolvendo bem. Leve tudo novamente ao lume, sem deixar de mexer, durante um ou dois minutos, apenas para cozinhar o ovo. Retire e deixe arrefecer completamente.
Acrescente depois a canela e misture bem.
Para montar as trouxas, corte as folhas de massa filo ao meio e pincele-as com manteiga. Coloque 1/4 da mistura em cada uma delas e polvilhe com a amêndoa torrada antes de as embrulhar cuidadosamente.
Repita até esgotar os ingredientes e leve-as ao forno previamente aquecido a 200ºC até que a massa fique dourada e crocante.
Retire do forno e coloque-as no prato de servir polvilhando com um pouco de açúcar em pó!

Bom Apetite!

Presentes de última hora: Bolachas no Frasco DIY


Nestes últimos dias, e com a divulgação do novo livro “Presentes com um sabor Especial”, levei esta “receita” a dois programas de televisão. Porque muitas pessoas não conseguiram apanhar os ingredientes, recebi inúmeras mensagens com solicitações para publicar a receita. É uma excelente sugestão para um presente de última hora - além de ser sempre um presente giro, e de poderem adaptar a receita à vossa receita favorita ou de família.
Por aqui anda-se em modo presentes de comer. Ontem houve noitada, até à 1h30 da manhã, entre o corte das etiquetas (com o Miguel a fazer uma grande parte desse trabalho) e com a decoração das embalagens. Até porque ontem saíram granolas, biscoitos vários e até sweet chilli da minha cozinha. Mas quem corre por gosto não cansa, e aos poucos tudo começa a ficar pronto.
E para um presente rápido de última hora, aqui fica a receita tão pedida! (Mas não se esqueçam que no livro há muitas mais!)

Ingredientes para o frasco:

110g de farinha
1/2 colher de chá de fermento em pó
75g de açúcar amarelo ou mascavado
75g de açúcar “normal”
60g de flocos de aveia
100g de avelãs
125g de pepitas de chocolate

Ingredientes extra para fazer as bolachas:

100g de manteiga derretida
1 ovo ligeiramente batido
1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)

Preparação:

Peneire a farinha juntamente com o fermento. Coloque a mistura no fundo de um frasco transparente com cerca de 800ml de capacidade, nivelando-a bem. Por cima da farinha coloque o açúcar amarelo, e depois o açúcar normal. Tenha o cuidado de nivelar sempre cada um dos ingredientes antes de acrescentar o seguinte. Por cima do açúcar coloque agora os flocos de aveia por cima destes as avelãs grosseiramente partidas e por fim as pepitas de chocolate. Feche bem o frasco. Decore-o e ofereça juntamente com o modo de preparação.
Para fazer as bolachas coloque todo o conteúdo do frasco numa taça e acrescente a manteiga, o ovo e o extrato de baunilha - se usar. Misture bem.
Coloque colheradas de massa devidamente espaçadas num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 10 a 15 minutos ou até as bordas estarem ligeiramente douradas. Deixe as bolachas arrefecerem em cima de uma grelha e repita até esgotar toda a massa.

Bom Apetite!



"Escangalhada" de Bolacha e Chocolate


Entre as sobremesas que preparei para o meu aniversário, há uma que não podia deixar de partilhar aqui. Por ser uma sobremesa que inventei no momento, apenas porque o Miguel começou a dizer que eram poucas sobremesas, e que devia fazer outra coisa.... Tinha comprado alguns ingredientes para fazer um cheesecake - ideia da qual desisti para substituir por uma tarte de maçã com doce de ovos - e, com o pacote de bolacha torrada que tinha comprado para fazer a base do cheesecake e mais as natas, e ainda uma tablete de chocolate que tinha em casa, acabei por decidir a tentar fazer uma espécie de mousse de bolacha... No entanto, a sobremesa depois de pronta, e apesar de me saber bem, tinha um aspeto de tudo, menos de mousse. Salpiquei-a com uns smarties coloridos para lhe dar uma graça, levei ao frigorífico e decidi “que seja o que Deus quiser...)
Depois de estar na mesa, junto de outras iguarias bem mais vistosas e compostas, a espécie de mousse, foi a primeira a desaparecer, e arrecadou a menção de sobremesa feia mas deliciosa. Até me pediram a receita. Afinal o desastre não foi assim tão grande, e parece que faz sentido partilhar uma coisa tão simples que acabou de apelidada de “escangalhada” pelo seu aspeto pouco apelativo. Uma prova de que o que realmente interessa é o sabor!

Ingredientes:

400ml de natas
200g de bolacha torrada
100g de chocolate de leite com avelãs ou amêndoas
100g de açúcar
smarties ou drageias coloridas para decorar

Preparação:

Comece por triturar finamente as bolachas com o robot de cozinha. Pique depois grosseiramente o chocolate e junte-o às bolachas.
Bata as natas com o açúcar em chantilly firme e envolva bem a mistura de bolacha e chocolate nas natas. Coloque na taça de servir e polvilhe com as drageias ou os smarties.
Guarde no frigorífico até servir.


Bom Apetite!

Dos 38 anos e um Bolo de Laranja e Cenoura


Sábado dia 17 de Dezembro. Dia do meu aniversário. E já cá cantam 38 anos.
Foi um dia feliz. Rodeada de quase todas as pessoas importantes da minha vida, sabendo que as que não estiveram presentes pessoalmente não deixaram de se lembrar, e com a certeza de que as importantes que já partiram também estiveram connosco.
O dia começou com beijinhos e abraços dos meus pequeninos. Os melhores presentes de todos.
E um almoço com a familia que eu e o Miguel criamos. À tarde, a casa cheia e completa e pronta para receber quem veio. Uma mesa posta com várias coisas simples e boa. Petiscos à portuguesa, onde não faltou caldo verde, arroz de pato, bacalhau com crumble de broa e farinheira e para entradas picapau de porco, cogumelos à Bulhão Pato, saladinha de feijão frade com atum, folhado de queijo e fiambre, pão recheado, tábua de queijos e enchidos e umas asinhas de frango com molho barbecue muito apreciadas. E depois sobremesas: a baba de camelo e a mousse de chocolate, que agradam sempre e não podem faltar, a pavlova e o leite creme, uma tarte de maçã com doce de ovos. Tradição de natal com umas rabanadas e um rolo de natal, e ainda uma mousse de bolacha inventada na hora.
Houve também, claro, um bolo de anos. De laranja e cenoura. Preparado com as laranjas que a Sara  - a minha comentadora assídua e de quem eu gosto muito - me tinha enviado. Assim, as laranjas enviadas com tanto mimo foram a peça central do meu bolo de aniversário. 
E vinhos e espumante para se brindar à vida. À minha vida e aos meus 38 anos, mas também à vida de todos os que partilham os dias comigo. Às pessoas que conheço e vou conhecendo e me vão moldando e transformando a pessoa que sou. Às pessoas novas que entraram na minha vida e a tornaram mais rica e às pessoas que nunca me faltam quando preciso delas. Aos amigos e família que fazem da nossa casa e da minha (nossa) vida um núcleo seguro, que são incondicionais e presentes independentemente de haver ou não laços de sangue os nos unam.
Foi um dia muito feliz. E percebo que não troco o que tenho aos 38 anos pelo que era aos 28 anos ou pelo que pensava que poderia ser. Mesmo havendo dias menos bons, momentos mais tristes e as normais vicissitudes de uma vida, continuo a ser feliz a cada ano que vai passando. Que venha mais um ano - e de preferência mais um ano com uma felicidade que se consiga construir de pequenas coisas todos os dias.

Ingredientes:
(a partir de uma receita do Chef Rui Ribeiro do Faz&Come)

1 laranja grande e sumarenta (inteira)
1 cenoura pequena
5 ovos
300g de açúcar
125ml de óleo de girassol
225g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó

Buttercream de chocolate e queijo creme:
200g de queijo creme à temperatura ambiente
120g de açúcar em pó
100g de manteiga à temperatura ambiente
75g de chocolate 70% cacau

Preparação:

Triture muito bem a laranja cortada em quartos, com a casca e tudo com a cenoura. Misture depois os ovos inteiros, o açúcar e o óleo de girassol e misture muito bem com a batedeira ou robot de cozinha. Acrescente finalmente a farinha e o fermento e envolva bem na mistura anterior.
Divida a mistura por duas formas redondas (15cm de diâmetro) previamente untadas e forradas com papel vegetal e leve-as ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos ou até o bolo estar cozinhado.
Retire do forno, desenforme cuidadosamente e deixe arrefecer completamente antes de cortar e rechear.
Entretanto prepare o buttercream. Bata o queijo creme com a manteiga e o açúcar em pó até obter uma mistura homogénea. Entretanto derreta o chocolate no microondas e incorpore-o suavemente na mistura anterior.
Depois de completamente arrefecidos, apare os bolos e corte-os ao meio, de modo a ficar com quatro discos do mesmo tamanho.
No prato de servir coloque um das rodelas de bolo e recheie com um pouco do creme. Cubra com outra rodela de bolo, recheie com mais creme, e assim até acabar. No final cubra todo o bolo com o creme, numa camada uniforme e não muito espessa.
Decore a gosto.


Bom Apetite!

Farófias (de microondas) com Doce de Ovos


Mesmo quando as semanas são intensas, os fins de semana não deixam de ser quase sempre alturas para estar com os miúdos, e de convívio com os amigos. A ultima semana foi sem dúvida intensa, e eu, apesar de achar sempre que não consigo chegar a todo o lado, acabo sempre a fazer quase tudo, mesmo que para isso chegue sempre ao final do ano super cansada... Mas vale a pena. Por aqui dezembro é sempre um mês muito intenso....
Depois de finalmente ter organizado os meus armários despenseiros (já firam como ficaram espetaculares e super práticos para receber a azáfama que se aproxima?!) ainda tive por aqui um jantar de amigos - os nossos habituais jantares de domingo à noite - com caldo verde e bifanas e umas belas farófias de microndas com doce de ovos a acompanhar, cuja receita vos deixo hoje, e que são uma bela forma de aproveitar claras, e muita simples de preparar. Ao ver a foto, lembro-me de como tinham ainda ficado mais bonitas salpicadas com bagos de romã - e que tenho cá! - para um ar mais natalício...
Entretanto amanhã faço anos. Mais uma vez a casa cheia. Amigos e família e comida à volta da mesa. Aguardam-me várias receitas e algum “trabalho” que faço sempre com prazer. E algumas receitas novas que vos trarei para a semana para se inspirarem para o Natal. Afinal, falta pouco mais de uma semana... Bom fim de semana!

Ingredientes:

6 claras
8 colheres de sopa de açúcar (mal cheias)

para o doce de ovos (versão doce de ovos “pobre”):
6 ovos
peso dos ovos (pesados com casca) em açúcar - (eu não usei a totalidade do açúcar)
canela para polvilhar

Preparação:

Comece por preparar o doce de ovos. Bata os ovos com o açúcar e leve ao lume, mexendo sempre, até engrossarem. Retire e deixe arrefecer antes de usar.
Para as farófias bata as claras em castelo juntamente com o açúcar. Quando estiverem firmes coloque colheradas de claras num prato - eu fiz 4 de cada vez - e leve 30 segundos ao microondas em potência máxima. Retire as farófias para um prato de servir e repita até esgotar todas as claras.
No fim, cubra com o doce de ovos e polvilhe com canela a gosto!


Bom Apetite!

Pataniscas de Polvo


10 dias para o natal! A contagem decrescente continua, e por aqui parece que os dias não têm horas que cheguem para tudo. 
Ontem foi o dia da festa de natal da escola do Zé Maria, e lá estava ele, vestido de bola de cristal, muito compenetrado no seu papel. Tão compenetrado que mal cantava ou dançava, sempre muito atento às pessoas que estavam a assistir...
Eu é que sinto que não chego a tudo. Dois dias inteiros fora de casa nesta semana e ainda muitas coisas para fazer e presentes para embrulhar. Hoje é dia de parar para tentar organizar-me e orientar as coisas para os próximos dias.
Mas, mesmo nos dias com menos tempo e menos vontade há algo que não muda. Há sempre a necessidade de cozinhar para que juntos, em família, possamos ter uma refeição calma e passarmos um bocadinho juntos e saber como correu o dia de cada um.
Desta vez o jantar foram pataniscas de polvo!

Ingredientes para 2 pessoas:

200g de polvo cozido (podem ser sobras de polvo à lagareiro ou até de salada de polvo)
1 cebola pequena
1 ovo
3 colheres de sopa de farinha
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
água q.b.

Preparação:

Pique a cebola finamente e corte o polvo em rodelas.
Numa taça misture a farinha com o ovo, um fio de azeite e um pouco de água até formar uma polme não muito fina. Acrescente depois o polvo e a cebola e tempere  gosto com sal e pimenta. Misture bem - se necessário acrescente um pouco mais de água ou de farinha.
Leve a fritar em óleo ou azeite quente, às colheradas até que fiquem douradas de ambos os lados.
Sirva com arroz de tomate e grelos salteados!


Bom Apetite!

Presentes de Comer: Sal de Natal (receita também em video)



A dias de fazer anos. Ainda sem saber o que cozinhar, mas a prática faz-me saber que rapidamente tudo se vai resolver. 
Na reta final para o natal e os meus presentes de comer a ganharem forma e a ficarem lindos, amorosos e muito saborosos.
A continuar a ter solicitações para falar do novo livro e dos meus presentes favoritos. A andar a correr de um lado para o outro, de Lisboa ao Porto. Cansativo mas muito bom de cada vez que as pessoas gostam e recebem bem um projeto nosso.
A querer continuar a dar-vos ideias e sugestões para os vossos presentes de comer. Coisas simples que possam ser preparadas por todos, e que não exijam grandes complicações ou que nos roubem tempo que não temos disponível. E por isso, hoje fica mais uma sugestão muito, muito simples, quem nem precisa de ter quantidades, e que até os mais pequenos podem fazer para oferecer um presente preparado por eles. Um sal de natal - porque tem as cores de natal - e que serve para temperar tudo o que quiserem, desde carnes ou peixes, assados ou grelhados, ou até um simples arroz ou salada.
Mais uma sugestão que também podem ver em video!
(E por volta das 11h30 de hoje vou estar em direto na RTP, no programa A Praça, a falar e fazer mais Presentes de Comer!)




Ingredientes:

sal marinho tradicional q.b.
grãos de pimenta rosa q.b.
manjericão seca q.b

Preparação:

Numa taça coloque sal grosso marinho e junte-lhe grãos de pimenta rosa e salsa picada  desidratada, de modo a ficar com um sal aromatizado em tons de vermelho e verde. Misture bem e encha frasquinhos ou saquinho de celofane com esta mistura.
Decore a gosto.


Bom Apetite!

Broinhas de Batata Doce e Mel da Vera


Por aqui têm-se testado algumas receitas de natal. Uma delas foram estas broas deliciosas, receita que a minha amiga Vera partilhou e que eu, apesar de ter demorado algum tempo a colocarem prática gostei tanto que, a fiz duas vezes em dois dias!
Mais simples é impossível. E se aproveitarem o microondas para assar a batata doce ainda mais simples se torna. (Lavar bem as batatas, picar com uma faca ou garfo e cerca de 5 minutos no microondas em potência máxima, sendo que depende de microondas para microondas, e têm de ir testando...)
As broinhas são deliciosas para acompanhar o café ao fim de semana. E são uma boa opção para se ir fazendo por estes dias... Para não se deixar tudo para o dia de natal, porque depois não há barriga que aguente tanta iguarias...
Entretanto eu tenho andado a mil, com os presentes de comer, os miúdos, a casa e também os pedidos de programas de tv e rádio para ir apresentar o novo livro. Se quiserem acompanhar, posso dizer-vos que hoje, na Sic Mulher, no programa Faz Sentido com a Ana Rita Clara, estarei a fazer um presente de comer. E no sábado, dia 17, a partir das 10h, podem ouvir-me na Rádio Comercial no Barulho das Luzes com a Ana do Carmo.
Mas aproveitem para fazer as broas da Vera!

Ingredientes para 12 broas:

350g de farinha
125g de açúcar
100g de batata doce assada
2 ovos
50g de manteiga amolecida
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sobremesa de fermento
50g de passas
100g de nozes e amêndoas

Preparação:

Numa taça misture a farinha com o açúcar o fermento, as passas e os frutos secos partidos grosseiramente.
Noutro recipiente misturam-se os ovos com a manteiga amolecida e a batata doce assada triturando com a varinha magica.
Amasse depois as duas misturas e forme 12 broas que se colocam num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincele-as com um pouco de leite e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos.

Bom apetite!


Lombinhos de Peixe com Espinafres, Molho de Coco e Curcuma


Mais um fim de semana que passou, e estamos cada vez mais próximos do Natal. O tempo por aqui passa a correr, e este fim de semana, que para nós até foi “prolongado”, ainda passou mais depressa, tantas eram as coisas que tínhamos para fazer e organizar. Mesmo assim, e apesar de 4 dias em casa, não houve tempo para tudo.
Entre um workshop de receitas de natal, com direito a uma verdadeira mesa de natal com bacalhau, peito de peru recheado, entradas deliciosas e verdadeiras sobremesas de natal, onde não faltou o bolo rei, as azevias e o tronco de natal, ir com os miúdos visitar o presépio do Espinhal, piqueniques à sombra da árvore de natal e mais um dos nossos fabulosos jantares de domingo à noite com casa cheia, ainda houve tempo para preparar mais uns presentes de comer e dar finalmente uso à abóbora que a Áurea me trouxe. Transformei 4 quilos de abóbora em 14 saborosos presentes que estão ali à espera da decoração final.
Mas dezembro não é só presentes e natal, e nestes dias também foi preciso dar finalmente uma volta aos meus armários despenseiros. Nada como aproveitar para dar um salto ao IKEA, e descobrir soluções para tornarem a minha cozinha mais funcional, mesmo a tempo da azáfama do meu aniversário, dos restantes presentes de comer, da mesa de natal e de fim de ano. (E se quiserem ficar a saber mais acerca disso, nada melhor do que darem um saltinho até ao Economia cá de Casa, para ficarem a saber todas as novidades: aqui!) É claro que com as soluções de organização vieram também outras coisas e temos finalmente mais um cantinho aqui de casa orientado...
No meio disto tudo houve um António muito adoentado com um virus chato e, portanto, muito rabugento. E presentes de natal que se encontram guardados no sotão para ser embrulhados, e que ainda não foi desta que se viram devidamente decorados para as festividades.
Ah!! E fiz umas deliciosas broinhas de batata doce e mel duas vezes nestes 4 dias. Receita da querida Vera que partilharei aqui em breve, de tão boas e simples que são.
De qualquer maneira por aqui foram uns dias muito produtivos. E por aí?

Ingredientes para 2 pessoas:

4 lombinhos de pescada
1/2 lata de leite de coco
125g de espinafres frescos
sal e pimenta q.b.
azeite q,b,
2 dentes de alho
1 colher de chá de curcuma (açafrão das índias)

Preparação:

Comece por preparar os espinafres. Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e os dentes de alho laminados e quando estes começarem a fritar acrescente os espinafres arranjados e lavados. Deixe saltear em lume forte até que murchem e tempere de sal e pimenta. Reserve.
Entretanto coloque os lombinhos de pescada no fundo de um tabuleiro ou prato que vá ao forno e tempere-os com um pouco de sal e pimenta. Cubra os lombinhos com os espinafres salteados (e se tiverem muito líquido, escorra-os bem). Misture o leite de coco com o acafrão e regue os lombinhos com esta mistura.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos, ou até os lombinhos estarem cozinhados.
Sirva com arroz basmati.


Bom Apetite!

Caracois Doces de Natal (e a Missão Continente)


Falar em Natal é mais do que apenas fazer a árvore, o presépio e comprar os presentes. É mais do que ir para a cozinha e preparar os presentes de comer. É mais do que as luzes a piscar, as cidades iluminadas e anúncios de brinquedos a toda a hora. Natal é mais do que calendários de advento e o Bublé a cantar. 
Natal é também uma época de solidariedade por excelência. Daquela que deveríamos fazer todo o ano, mas que vamos empurrando com a barriga, demasiado ocupados com as nossas vidas e as nossas coisas de todos os dias. 
Mas chega a época de natal e parece que ficamos mais atentos. Que ficamos todos mais solidários e que pensamos mais em todos aqueles que devemos e podemos ajudar. E ainda bem. Ao menos que haja uma época do ano para estarmos mais atentos a estas coisas. Mais atentos aos outros. Mais atentos a ajudar quem necessita de todas e das mais variadas formas.
E talvez por isso, por estarmos todos mais solidários e atentos a ajudar,  é nesta altura que surge o projeto da Missão Continente! Não sei se sabem, mas a Missão Continente promove a saúde familiar através de apoios a centros de saúde de norte a sul do país. Os centros de saúde participam num concurso, e os melhores projetos são premiados através da Missão Continente.
E o prémio? O prémio depende do dinheiro que a Missão Continente angaria através da venda dos presentes solidários nas lojas Continente. A manta que custa 4€ e a lata de bolachas que custa 3€. Por cada presente solidário que cada um de nós compra, a Missão Continente doa 1€ aos melhores projetos dos Centros de Saúde. Sabiam? Eu confesso que não!



Os projetos são essencialmente nas áreas de promoção de saúde infantil e prevenção de doença, programas de promoção e apoio ao aleitamento materno, e educação parental. Mas a Missão Continente também apoia outras iniciativas ao longo do ano, como a sensibilização para o consumo consciente - e uma área que eu adoro e que estou sempre aqui a falar, a redução do desperdício alimentar  - e a promoção da inclusão social, com doações de cerca de 3000 refeições diárias a várias instituições.
Por tudo isto talvez não nos custe muito ajudar. Comprar um presente solidário da Missão Sorriso. Para nós ou para oferecer. A mantinha que é sempre simpática para colocar sobre as pernas quando estamos no sofá, ou que a avó ia adorar para a manter quentinha. Ou a lata das bolachas para comermos com um chá quando temos preguiça, ou para oferecer aquele tio muito guloso.
Afinal é natal, e não custa nada ajudar. Porque todos juntos podemos sempre fazer muita diferença. E o que seria do natal se não tivéssemos mais vontade de ajudar, de ser solidários, e de poder dar mais a quem tem menos.
Por aqui já se contribuiu. E enquanto a manta me espera no sofá, faço um chá quentinho para acompanhar com uma coisa doce.

Ingredientes:

Para a Massa: 
(adaptado de BBC Goodfood, novembro de 2016, página 80)
275ml de leite
50g de manteiga
1 saqueta de levedura seca (usei 1 saqueta de 11g da fermipan)
450g de farinha
50g de açúcar
1 colher de chá de canela

Recheio:
raspa da casca de 1 laranja
200g de curd de laranja (usei caseiro)
bagos de 1 romã
50g de passas
75g de nozes grosseiramente picadas

Cobertura:
3 colheres de sopa de geleia de marmelo para pincelar
100g de açúcar em pó + 1 colher de sopa de sumo de laranja

Preparação:

Aqueça o leite até que fiquem quente, mas sem ferver e acrescente a manteiga até que esta derreta. Deixe arrefecer um pouco.
Entretanto misture a farinha com a levedura, o açúcar e a canela. Quando o leite tiver arrefecido um pouco e esteja apenas morno, junte-o aos ingredientes secos e misture bem. Amasse depois a massa numa superfície enfarinhada até obter uma massa macia e elástica. Coloque numa taça, tape com um pano e deixe levedar até a massa dobrar de volume,
Depois de levedada estique a massa numa superfície enfarinhada até obter um retangulo com cerca de 30x40cm. Cubra depois toda a massa com o curd de laranja, os bagos de romã, as passas e as nozes, terminando com raspa de laranja ralada na hora.
Começando do lado mais comprido enrole a massa como se fosse uma torta. Corte-a depois em 12 pedaços com a mesma grossura usando uma faca bem afiada.
No tabuleiro do forno forrado com papel vegetal disponha os pedaços com a parte do corte virada para cima e um pouco afastados (se quiser poderá dar-lhes a forma de arvore de natal, como no fotografia, ou simplesmente dispor normalmente). Deixe levedar novamente mais 40 minutos (se tiver feito a forma da árvore de natal, depois de levedados os enrolados devem-se estar a tocar).
Coloque-os depois no forno previamente aquecido a 180ºC e deixe-os a cozinhar cerca de 20 minutos ou até ou até estarem dourados.
Retire-os do forno e deixe arrefecer 15 minutos antes de os pincelar com a geleia previamente aquecida (para dar brilho). Termine depois com o glacê, feito com o sumo de laranja e o açúcar em pó e com mais uns bagos de romã.


Bom Apetite!

(post escrito em parceria com a Missão Continente)

Imprimir