Lombinhos de Peixe com Espinafres, Molho de Coco e Curcuma


Mais um fim de semana que passou, e estamos cada vez mais próximos do Natal. O tempo por aqui passa a correr, e este fim de semana, que para nós até foi “prolongado”, ainda passou mais depressa, tantas eram as coisas que tínhamos para fazer e organizar. Mesmo assim, e apesar de 4 dias em casa, não houve tempo para tudo.
Entre um workshop de receitas de natal, com direito a uma verdadeira mesa de natal com bacalhau, peito de peru recheado, entradas deliciosas e verdadeiras sobremesas de natal, onde não faltou o bolo rei, as azevias e o tronco de natal, ir com os miúdos visitar o presépio do Espinhal, piqueniques à sombra da árvore de natal e mais um dos nossos fabulosos jantares de domingo à noite com casa cheia, ainda houve tempo para preparar mais uns presentes de comer e dar finalmente uso à abóbora que a Áurea me trouxe. Transformei 4 quilos de abóbora em 14 saborosos presentes que estão ali à espera da decoração final.
Mas dezembro não é só presentes e natal, e nestes dias também foi preciso dar finalmente uma volta aos meus armários despenseiros. Nada como aproveitar para dar um salto ao IKEA, e descobrir soluções para tornarem a minha cozinha mais funcional, mesmo a tempo da azáfama do meu aniversário, dos restantes presentes de comer, da mesa de natal e de fim de ano. (E se quiserem ficar a saber mais acerca disso, nada melhor do que darem um saltinho até ao Economia cá de Casa, para ficarem a saber todas as novidades: aqui!) É claro que com as soluções de organização vieram também outras coisas e temos finalmente mais um cantinho aqui de casa orientado...
No meio disto tudo houve um António muito adoentado com um virus chato e, portanto, muito rabugento. E presentes de natal que se encontram guardados no sotão para ser embrulhados, e que ainda não foi desta que se viram devidamente decorados para as festividades.
Ah!! E fiz umas deliciosas broinhas de batata doce e mel duas vezes nestes 4 dias. Receita da querida Vera que partilharei aqui em breve, de tão boas e simples que são.
De qualquer maneira por aqui foram uns dias muito produtivos. E por aí?

Ingredientes para 2 pessoas:

4 lombinhos de pescada
1/2 lata de leite de coco
125g de espinafres frescos
sal e pimenta q.b.
azeite q,b,
2 dentes de alho
1 colher de chá de curcuma (açafrão das índias)

Preparação:

Comece por preparar os espinafres. Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e os dentes de alho laminados e quando estes começarem a fritar acrescente os espinafres arranjados e lavados. Deixe saltear em lume forte até que murchem e tempere de sal e pimenta. Reserve.
Entretanto coloque os lombinhos de pescada no fundo de um tabuleiro ou prato que vá ao forno e tempere-os com um pouco de sal e pimenta. Cubra os lombinhos com os espinafres salteados (e se tiverem muito líquido, escorra-os bem). Misture o leite de coco com o acafrão e regue os lombinhos com esta mistura.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos, ou até os lombinhos estarem cozinhados.
Sirva com arroz basmati.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo09:21

    Uma boa sugestão para dias agitados, e para variar do trivial!
    Estou curiosa com essas broas de batata doce e mel, pois são dois ingredientes que aprecio em coisas doces. Aliás, as broas de mel costumam fazer parte das ofertas de Natal (há duas receitas que costumo usar: uma da Laranjinha - Cinco Quartos de Laranja, e outra da "Saberes e Sabores" com alguns anos, dedicada às ofertas de Natal). Já tentei fazer broas de batata doce, mas estas ficaram demasiado húmidas para o meu gosto.
    Por aqui, anda tudo atrapalhado com o Natal! Por muito planeamento que se faça, o tempo é escasso e não ajuda quando temos demasiadas coisas para fazer.
    Já tenho ideia das receitas a fazer (ainda falta a última triagem)e complementos (saquinhos com chá e compotas), faltando a parte da decoração. As receitas andam entre o tradicional (casadinhos, bolachas de limão, areias, biscoitos de azeite/broas) e o diferente (de especiarias a lembrar o Natal europeu, amendoa/avelã com chocolate, milho e malagueta, e umas "integrais"/neutras). São receitas que já fiz, das quais conheço o resultado final, e que rendem bastante, pois não há tempo para experiências. A partir de agora, vai-se instalar a "linha de montagem" em casa!

    Um grande beijinho para todos e as melhoras do pequenino,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Fiquei curiosa com essas broas de batata doce,.....
    Estes lombinhos de peixe deram-me água na boca,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar

Imprimir