Farófias (de microondas) com Doce de Ovos


Mesmo quando as semanas são intensas, os fins de semana não deixam de ser quase sempre alturas para estar com os miúdos, e de convívio com os amigos. A ultima semana foi sem dúvida intensa, e eu, apesar de achar sempre que não consigo chegar a todo o lado, acabo sempre a fazer quase tudo, mesmo que para isso chegue sempre ao final do ano super cansada... Mas vale a pena. Por aqui dezembro é sempre um mês muito intenso....
Depois de finalmente ter organizado os meus armários despenseiros (já firam como ficaram espetaculares e super práticos para receber a azáfama que se aproxima?!) ainda tive por aqui um jantar de amigos - os nossos habituais jantares de domingo à noite - com caldo verde e bifanas e umas belas farófias de microndas com doce de ovos a acompanhar, cuja receita vos deixo hoje, e que são uma bela forma de aproveitar claras, e muita simples de preparar. Ao ver a foto, lembro-me de como tinham ainda ficado mais bonitas salpicadas com bagos de romã - e que tenho cá! - para um ar mais natalício...
Entretanto amanhã faço anos. Mais uma vez a casa cheia. Amigos e família e comida à volta da mesa. Aguardam-me várias receitas e algum “trabalho” que faço sempre com prazer. E algumas receitas novas que vos trarei para a semana para se inspirarem para o Natal. Afinal, falta pouco mais de uma semana... Bom fim de semana!

Ingredientes:

6 claras
8 colheres de sopa de açúcar (mal cheias)

para o doce de ovos (versão doce de ovos “pobre”):
6 ovos
peso dos ovos (pesados com casca) em açúcar - (eu não usei a totalidade do açúcar)
canela para polvilhar

Preparação:

Comece por preparar o doce de ovos. Bata os ovos com o açúcar e leve ao lume, mexendo sempre, até engrossarem. Retire e deixe arrefecer antes de usar.
Para as farófias bata as claras em castelo juntamente com o açúcar. Quando estiverem firmes coloque colheradas de claras num prato - eu fiz 4 de cada vez - e leve 30 segundos ao microondas em potência máxima. Retire as farófias para um prato de servir e repita até esgotar todas as claras.
No fim, cubra com o doce de ovos e polvilhe com canela a gosto!


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo12:34

    Gosto destas ideias para sobremesas rápidas!
    Embora já tenha visto as farófias feitas no forno, também gosto desta ideia, para além da forma tradicional (cozidas em leite). Cada forma de preparação é adequada ao tempo disponível que se possamos ter.
    Entretanto, ficaremos a aguardar as receitas do seu aniversário, para nos inspirar.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. O meu pessoal adora farófias e desde que aprendi a fazer assim, no microondas, nunca mais fiz da forma tradicional ;)

    ResponderEliminar
  3. Para o Natal já temos as ementas decididas e divididas por todos, ,as vou levar esta receita para a mesa de Reis! A minha família tem por tradição festejar os Reis, e esta receita parece-me muito boa para ajudar à festa!
    Muitos Parabéns, Joana! Beijinhos e muitas felicidades!

    ResponderEliminar

Imprimir