Dos 38 anos e um Bolo de Laranja e Cenoura


Sábado dia 17 de Dezembro. Dia do meu aniversário. E já cá cantam 38 anos.
Foi um dia feliz. Rodeada de quase todas as pessoas importantes da minha vida, sabendo que as que não estiveram presentes pessoalmente não deixaram de se lembrar, e com a certeza de que as importantes que já partiram também estiveram connosco.
O dia começou com beijinhos e abraços dos meus pequeninos. Os melhores presentes de todos.
E um almoço com a familia que eu e o Miguel criamos. À tarde, a casa cheia e completa e pronta para receber quem veio. Uma mesa posta com várias coisas simples e boa. Petiscos à portuguesa, onde não faltou caldo verde, arroz de pato, bacalhau com crumble de broa e farinheira e para entradas picapau de porco, cogumelos à Bulhão Pato, saladinha de feijão frade com atum, folhado de queijo e fiambre, pão recheado, tábua de queijos e enchidos e umas asinhas de frango com molho barbecue muito apreciadas. E depois sobremesas: a baba de camelo e a mousse de chocolate, que agradam sempre e não podem faltar, a pavlova e o leite creme, uma tarte de maçã com doce de ovos. Tradição de natal com umas rabanadas e um rolo de natal, e ainda uma mousse de bolacha inventada na hora.
Houve também, claro, um bolo de anos. De laranja e cenoura. Preparado com as laranjas que a Sara  - a minha comentadora assídua e de quem eu gosto muito - me tinha enviado. Assim, as laranjas enviadas com tanto mimo foram a peça central do meu bolo de aniversário. 
E vinhos e espumante para se brindar à vida. À minha vida e aos meus 38 anos, mas também à vida de todos os que partilham os dias comigo. Às pessoas que conheço e vou conhecendo e me vão moldando e transformando a pessoa que sou. Às pessoas novas que entraram na minha vida e a tornaram mais rica e às pessoas que nunca me faltam quando preciso delas. Aos amigos e família que fazem da nossa casa e da minha (nossa) vida um núcleo seguro, que são incondicionais e presentes independentemente de haver ou não laços de sangue os nos unam.
Foi um dia muito feliz. E percebo que não troco o que tenho aos 38 anos pelo que era aos 28 anos ou pelo que pensava que poderia ser. Mesmo havendo dias menos bons, momentos mais tristes e as normais vicissitudes de uma vida, continuo a ser feliz a cada ano que vai passando. Que venha mais um ano - e de preferência mais um ano com uma felicidade que se consiga construir de pequenas coisas todos os dias.

Ingredientes:
(a partir de uma receita do Chef Rui Ribeiro do Faz&Come)

1 laranja grande e sumarenta (inteira)
1 cenoura pequena
5 ovos
300g de açúcar
125ml de óleo de girassol
225g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó

Buttercream de chocolate e queijo creme:
200g de queijo creme à temperatura ambiente
120g de açúcar em pó
100g de manteiga à temperatura ambiente
75g de chocolate 70% cacau

Preparação:

Triture muito bem a laranja cortada em quartos, com a casca e tudo com a cenoura. Misture depois os ovos inteiros, o açúcar e o óleo de girassol e misture muito bem com a batedeira ou robot de cozinha. Acrescente finalmente a farinha e o fermento e envolva bem na mistura anterior.
Divida a mistura por duas formas redondas (15cm de diâmetro) previamente untadas e forradas com papel vegetal e leve-as ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos ou até o bolo estar cozinhado.
Retire do forno, desenforme cuidadosamente e deixe arrefecer completamente antes de cortar e rechear.
Entretanto prepare o buttercream. Bata o queijo creme com a manteiga e o açúcar em pó até obter uma mistura homogénea. Entretanto derreta o chocolate no microondas e incorpore-o suavemente na mistura anterior.
Depois de completamente arrefecidos, apare os bolos e corte-os ao meio, de modo a ficar com quatro discos do mesmo tamanho.
No prato de servir coloque um das rodelas de bolo e recheie com um pouco do creme. Cubra com outra rodela de bolo, recheie com mais creme, e assim até acabar. No final cubra todo o bolo com o creme, numa camada uniforme e não muito espessa.
Decore a gosto.


Bom Apetite!

14 comentários :

  1. Muitos parabéns e muitos dias felizes!
    Beijinhos
    Aida Lopes

    ResponderEliminar
  2. Cristina09:27

    Muitos parabéns,Joana!! Tudo de bom, por muitos e muitos anos...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:31

    Muitos parabéns e que venham muitos mais rodeada da família e amigos!
    Este bolo está muito apetitoso, e é uma boa combinação. Aliás, qualquer receita com laranja, simples ou acompanhada, fica sempre bem.
    Foi uma boa ideia para as laranjas enviadas. Inspirar e ser inspirada, e neste caso, é só um pequeno agradecimento pelas ideias/inspirações para as refeições do dia a dia.
    Irei fazer este bolo, possivelmente sem o creme, pois adoro bolo de laranja e bolo de cenoura, e estes dois ingredientes juntos devem ficar divinais!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Anónimo09:57

    Muitos parabéns! Felicidades para si e para a sua família. Este Natal pedi ao pai natal um livro da Joana :) beijinhos!
    Sílvia

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns, Joana! Que contes muitos mais :) Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns,..
    Feliz Natal,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Joana!
    Vou à frente 7 anos :) também no mesmo dia:))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Anónimo12:27

    Muitos parabéns :) espero que tenha sido um dia feliz. A minha mãe também fez anos no sábado (uma feliz coincidência para mim). Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que tenhas passado um Feliz Aniversário :) E esse bolinho deve estar uma delícia!

    ResponderEliminar
  10. Adorei o bolo e o texto :) Parabéns e bem-vinda aos 38 :) É bom termos coisas de q nos possamos sentir gratas e a idade tb nos traz isso mesmo ;) Bjinhos e felicidades!

    ResponderEliminar
  11. Muitos Parabéns e um grande beijinho, Joana!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo22:54

    Olá Joana,
    Muitos Parabéns e tudo de bom!....
    Bjn,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  13. Parabéns e obrigada por fazer parte de todos os meus dias!

    O que são as decorações do bolo?

    Feliz Natal e um 2017 cheio de boas energias.

    Martassco

    ResponderEliminar
  14. Usa a laranja inteira. Não fica amargo com a casca?
    Sigo o seu blog desde o início. Nunca desilude! Receitas práticas e saborosas. Que continue por muitos anos.
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Imprimir