Broinhas de Batata Doce e Mel da Vera


Por aqui têm-se testado algumas receitas de natal. Uma delas foram estas broas deliciosas, receita que a minha amiga Vera partilhou e que eu, apesar de ter demorado algum tempo a colocarem prática gostei tanto que, a fiz duas vezes em dois dias!
Mais simples é impossível. E se aproveitarem o microondas para assar a batata doce ainda mais simples se torna. (Lavar bem as batatas, picar com uma faca ou garfo e cerca de 5 minutos no microondas em potência máxima, sendo que depende de microondas para microondas, e têm de ir testando...)
As broinhas são deliciosas para acompanhar o café ao fim de semana. E são uma boa opção para se ir fazendo por estes dias... Para não se deixar tudo para o dia de natal, porque depois não há barriga que aguente tanta iguarias...
Entretanto eu tenho andado a mil, com os presentes de comer, os miúdos, a casa e também os pedidos de programas de tv e rádio para ir apresentar o novo livro. Se quiserem acompanhar, posso dizer-vos que hoje, na Sic Mulher, no programa Faz Sentido com a Ana Rita Clara, estarei a fazer um presente de comer. E no sábado, dia 17, a partir das 10h, podem ouvir-me na Rádio Comercial no Barulho das Luzes com a Ana do Carmo.
Mas aproveitem para fazer as broas da Vera!

Ingredientes para 12 broas:

350g de farinha
125g de açúcar
100g de batata doce assada
2 ovos
50g de manteiga amolecida
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sobremesa de fermento
50g de passas
100g de nozes e amêndoas

Preparação:

Numa taça misture a farinha com o açúcar o fermento, as passas e os frutos secos partidos grosseiramente.
Noutro recipiente misturam-se os ovos com a manteiga amolecida e a batata doce assada triturando com a varinha magica.
Amasse depois as duas misturas e forme 12 broas que se colocam num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincele-as com um pouco de leite e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos.

Bom apetite!


4 comentários :

  1. Anónimo10:51

    Adoro broas e estas estão muito gulosas!
    Tenho tentado fazer broas/broinhas de batata doce (receita de uma Teleculinária dos anos 90, mas não há modo de acertar com a receita - ou é defeito da "doceira" ou da receita - as quantidades poderão estr incorretas), mas saem sempre com uma textura demasiado húmida e diferente da fotografia.
    Gosto da dica de assar no microondas, embora adore quando é assada no forno (uma das minhas coisas favoritas da época).
    Para colocar em prática, e talvez façam parte das ofertas de Natal, pois há sempre espaço para alguma coisa de última hora.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Olá, Joana!

    Obrigada por mais esta sugestão. Achas que dá para fazer com antecedência para o Natal? Eram uma boa opção para os cabazes!

    Obrigada e um beijinho!

    ResponderEliminar
  3. ADORO broas de batata doce!!!

    ResponderEliminar
  4. Rita19:01

    Olá Joana!

    Não posso comer mel. O que me aconselha para substituir?

    Obrigada!

    Rita

    ResponderEliminar

Imprimir