Cubinhos de Porco no Tacho com Massa de Pimentão


Com o aproximar do Natal, a minha cabeça começa a fervilhar de ideias - muitas que sei que não vou concretizar. Há workshops para agendar e preparar, receitas para filmar e dois blogues para partilhar ideias e sugestões. Há dois miúdos pequenos em casa, e há todo o resto de uma vida que nem sempre tem lugar aqui.
É bom sentir que as coisas fluem e ainda melhor receber mails e comentários de pessoas que estão tão ou mais entusiasmadas do que nós com a época que se avizinha, e que querem ideias e sugestões. Por enquanto ainda é cedo. Mas o início de Novembro trará coisas novas, sugestões e partilhas para cabazes de Natal e prendas caseiras, assim como alguns workshops dedicados ao tema, que a seu tempo divulgarei.
Entretanto continua a ser necessário alimentar o pessoal cá de casa, e muitas vezes só mesmo com coisas simples e triviais. Seja uma massa com bolonhesa de atum que os mais pequenos cá de casa adoraram, seja um lombinho de porco bem tenrinho e feito no tacho em poucos minutos acompanhado pelas “fritas” favoritas do Zé Maria e da mãe Joana.
O trivial também tem direito a receita no blogue!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 lombinho de porco
1 colher de sopa bem cheia de massa de pimentão
2 dentes de alho
100ml de vinho branco
1folha de louro
1 colher de sopa de banha (ou azeite)
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Corte o lombinho de porco em cubos pequenos e tempere-os com o sal, a pimenta, a massa de pimentão, o louro e o vinho branco. Descasque os dentes de alho e rale-os, juntando-os à carne. Misture bem e deixe marinar algum tempo, idealmente de um dia para o outro.
Num tacho coloque a banha (ou o azeite) e deixe aquecer. Escorra a carne da marinada e acrescente-a à gordura quente deixando fritar, e sem parar de mexer. Quando a carne começar a ganhar alguma cor, junte a marinada, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar alguns minutos (cerca de 10 minutos), até a carne estar macia e o molho reduzido e apurado.
Sirva com palitos de batata doce no forno e legumes ou salada.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo11:05

    Uma ideia rápida e saborosa! Uso este tempero quando faço as costoletas do fundo no forno (como são grossas e têm um pouco de gordura, ficam macias), também no frango/perú/pá de porco assados ou estufados.
    Já tenho uma ideia para um dos jantares da semana, com ou sem "batata frita"!
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Adoro uma refeição assim! :)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13:36

    Boa tarde!
    Realmente estou ansiosa pelas partilhas de receitas para os cabazes! Bem que ha receitas que devem de repousar um certo tempo antes de oferecer ou comer e beber.
    Este ano continuarei com os cabazes de Natal, ainda mais simples mas de boa vontade e carinho. E para compensar no almoço 25 de Dezembro ofereço à familia inteira uma boa refeiçao com aperitivos, entradas,2 ou 3 pratos principais e ainda as sobremesas e bolos! Sinceramente para mim ja é um bom presente de Natal, comida, bebida e um bom convivio, o que podemos pedir mais?
    Obrigada
    Ana Bonvin

    ResponderEliminar
  4. Simples e parece ser delicioso :)

    ResponderEliminar
  5. Sim... as coisas simples também sabem muito bem...

    ResponderEliminar
  6. Ola
    Boa noite
    Amanhã vou fazer
    Tudo de bom
    ..... Estou a aprender a cozinhar😷

    ResponderEliminar

Imprimir