Espetadinhas de Camarão com Maionese de Manjericão


Às vezes perguntam-me o que prefiro cozinhar. Tem dias. Depende para quem estou a cozinhar. Depende também muito da minha disponibilidade temporal, fisica e mental. 
Mas sempre gostei de fazer entradas, principalmente finger food, porque acho piada a esse conceito, não que tenha mais jeito para isso, mas apenas porque é uma das coisas que gosto mais de comer.
Gosto particularmente de com ementas muito simples - como os churrascos, assados, ou daqueles pratos familiares para muita gente como o arroz de pato ou o bacalhau com natas - dar asas à imaginação e fazer umas entradas diferentes e mais elaboradas. Até porque me permite cozinhar com ingredientes que outros possam não gostar, porque no meio de vários opções consegue-se agradar a todos, e não estou tão limitada nos ingredientes que posso ou não usar.
Nessa perspetiva as entradinhas são sempre algo que me dá imenso gozo fazer. E nessas alturas, em que estou inspirada saem umas coisas assim, simples, gulosas e saborosas que agradam a todos e fazem sempre um brilharete.
(E uma nova versão de maionese também feita com a varinha mágica mas que consegue ser ainda mais simples e rápida, e que aprendi nesta nova temporada - a oitava - do Masterchef Australia com o Matt Preston!)

Ingredientes para cerca de 8 espetos:

250g de miolo de camarão calibre 80/100 (descongelado)
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de alho em pó
piri-piri moído q.b.
sumo de limão
azeite q.b.

Para a maionese de manjericão

10g de folhas de manjericão fresco
1 ovo
125ml de óleo de girassol
sal e pimenta q.b.
sumo de limão (cerca de 1 colher de sobremesa)
1/2 colher de chá de mostarda de Dijon

Preparação:

Escorra bem o camarão e coloque-o em espetos de bambu, fazendo carreirinhas direitas. Tempere depois os espetinhos com sal, pimenta, sumo de limão, alho em pó e o piri-piri moído. Deixe a marinar.
Para a maionese, coloque no copo alto da varinha mágica o ovo inteiro, as folhas de manjericão, a mostarda de Dijon, o sumo de limão e tempere com sal e pimenta. Junte todo o óleo de uma vez só. Coloque depois a varinha mágica sobre a gema e ligue a varinha. Comece apenas a subir com a varinha, aos pouco e poucos, quando a parte de baixo ficar devidamente emulsionada, até que quando chegar ao cimo terá toda a maionese emulsionada e perfeita.  (nesta versão de maionese, não se vai fazendo o movimento para cima e para baixo, mas apenas se vai puxando a varinha para cima à medida que se emulsiona. Quando chegar ao cimo terá a maionese no ponto perfeito!) Coloque a maionese numa tacinha e coloque no frigorífico até servir.
Leve depois uma chapa ou grelhador ao lume e deixe aquecer bem. Coloque as espetadinhas de camarão, deixe cozinhar de um lado, vire e deixe cozinhar do outro. As espetadinhas não demoram mais de 30 a 40 segundos de cada lado - se usarem estes camarões pequeninos.
Sirvas as espetadinhas com a maionese de manjericão.


Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Maravilhosas as espetadas amiga, e olha sou como tu, também tenho dias ;).

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:51

    Estas espetadas estão muito apetitosas!
    Cá em casa, os cozinhados saem conforme a inspiração, os ingredientes e em função do tempo disponível (muitas vezes escasso no fim de semana), optando por coisas simples e rápidas. Mesmo sendo simples, nunca saem da mesma maneira, pois há sempre algum ingrediente/especiaria/erva aromática diferente, a dar um toque diferente à comida do dia a dia.
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Que apetitosas!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. Vou ter de experimentar essas espetadas!Parecem deliciosas!

    ResponderEliminar
  5. Thank you for providing information. I absolutely agree with you.
    We service providers Thay mat kinh sky. Thanks!

    ResponderEliminar
  6. Isto é o que eu chamo uma receita yummy..
    Beijinhos
    @blogmariamatias

    ResponderEliminar
  7. Isto é o que eu chamo uma receita yummy..
    Beijinhos
    @blogmariamatias

    ResponderEliminar
  8. Acho que vou adorar este prato, deixa-me já guardar para não me esquecer :D
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  9. Nice i hope you will have many post like this
    --------------
    i'm providing thay man hinh | thay man hinh xiaomi | thay man hinh zenfone |, special thay man hinh sky and thay man hinh iphone Contact with me to know information of service.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo17:04

    Experimentei e ficou d-i-v-i-n-a-l :) Aconselho a utilizar as folhas de manjericão colhidas directamente da planta e não daquelas já embaladas como se vê nalgumas superfícies comerciais!

    ResponderEliminar

Imprimir