Espetadas de Peru com Ananás e Pimentos de Padron


Fins de semana que sabem a férias. Casa cheia. Churrascos e Sardinhadas. As noite bem quentes que este verão, mesmo na cidade, nos tem trazido. Estar lá fora, ouvir as cigarras, não sentir vento, pés descalços, risadas dos miudos e o cheiro e som das brasas a crepitar!
Enquanto tratada da salada e as pingas de água me saltavam nas pernas, enquanto o Luís e o Miguel estavam de volta das sardinhas e a Diana de volta da meloa, por uns instantes esqueci-me que era só mesmo um fim se semana. Por uns instantes senti-me de férias, com aquela descontração, com aquele sentimento de “está tudo bem”... Só depois me surgiu como sou afortunada. De ter assim um espaço exterior onde os miúdos brincam e onde recebemos os amigos e a família. De estarmos na cidade, perto de tudo, mas ao mesmo tempo quase que parece que estamos afastados da confusão. Mudar de casa foi mesmo uma grande aventura: a decisão rápida, as obras, o investimento... Mas ao fim de um ano, a cada minuto que aqui passo, sinto que este é realmente o nosso lar. Onde os nossos filhos (e nós) soltamos risadas no jardim. Onde os amigos passam para nos dizer olá, e muitas vezes trazem o almoço ou o jantar apenas porque sim, onde há sempre algo fresco para os pais e sogros  que vêm  ver os netos, onde os vizinhos amigos nos trazem courgetes gigantes, onde há sempre lugar para quem bater à porta.

Ingredientes para 2 pessoas (com sobras)

400g de peito de peru cortado em cubos não muito pequenos
1 limão
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
cerca de 15 pimentos de padron
1/4 de ananás
pauzinhos de bambu para espetadas

Preparação:

Comece por colocar os paus de bambu em água durante uns 10 minutos - para que ao cozinhar as espetadas estes não queimem.
Tempere depois a carne de peru com sal, pimenta, sumo de 1 limão e o dentes de alho picados e deixe assim a tomar gosto o máximo de tempo que puder (de preferência tempere a carne de véspera ou com algumas horas de antecedência).
Corte o ananás em cubos, não muito pequenos, e mais ou menos todos do mesmo o tamanho.
Prepare depois as espetadas. Retire os paus de bambu da água e seque-os. Alterne depois cubos de carne com pimento de padron e cubos de ananás até esgotar todos os ingredientes. Esta quantidade deverá dá cerca de 5 espetadas pequenas.
Grelhe depois as espetadas num grelhador do fogão (ou no churrasco) até que a carne esteja cozinhada, os pimentos chamuscados e murchos e o ananás caramelizado.
Sirva com uma salada variada, com alface, tomate, couve roxa, cenoura, maçã e rabanetes e, se gostar um pouco de arroz branco ou massa.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo10:17

    Gosto desta sugestão: umas espetadas com um tropical e bastante coloridas!
    Temos que dar valor ao que temos e às decisões que tomamos. Colocado, desta maneira, também posso considerar-me afortunada. Moro na casa dos meus pais, tenho espaço para as árvores e plantas, e também moro longe e perto de tudo, e de vez em quando os meus vizinhos dão alguma coisa (e vice versa).
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. hummmmm....simplesmente divinos!!!!

    ResponderEliminar
  3. Ótima receita, simples e cheia de sabor!

    ResponderEliminar

Imprimir