Bifinhos do Lombo na Frigideira com Alho e Alecrim


Os dias “maiores” por causa das mais horas de sol, são talvez o que mais gosto do verão. Este calor abrasador que se faz sentir, deixa-me mole e com menos vontade para os inúmeros projetos que queria aproveita para fazer.
Os dias podem ser grandes, mas mesmo assim há alturas em que parecem que passam a correr, e não nos deixam fazer metade do que tínhamos planeado. Acabo inevitavelmente a pensar nas férias e contar os dias que faltam para rumarmos a sul para aproveitar a praia e o calor, e os dias passarem a ter outra forma e outras rotinas. Já começo a sentir o cheiro do mercado, das bancas do peixe, dos senhores da banca da fruta que nos reconhecem todos os anos e vão acompanhando assim a família a crescer, da simpatia da senhora do talho e do cheiro a maresia que sentimos todos os dias... 
Ainda faltam uns dias e a cozinha ainda anda em modo de rotina. Hoje, com uns bifinhos com sabor a alho e alecrim.

Ingredientes para 2 pessoas (com sobras)

350g de lombo de porco cortado em bifinhos finos
1 limão
2 pés de alecrim fresco
3 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de manteiga ou azeite
1 colher de chá de colorau

Preparação:

Tempere a carne com sal, pimenta, os dentes de alho laminados finos, o sumo de limão e o colorau. Envolva bem e deixe a marinar algum tempo, idealmente de um dia para o outro.
Coloque depois o azeite ou a manteiga na frigideira e deixe aquecer. Junte depois os bifinhos  e acrescente metade das folhas d alecrim bem picadinhas. Deixe cozinhar de ambos os lados, e quando estiverem dourados, acrescente a marinada e deixe ferver uns minutos em lume brando até reduzir.
Coloque os bifinhos no prato de servir, regue com o molho e polvilhe com o restante alecrim picado.
Sirva com uma salada variada e colorida.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo09:20

    Uma boa ideia para dar uso ao alecrim que tenho em casa, e uma boa maneira de variar o tempero tradicional.
    Os dias maiores nem sempre dão para fazer tudo aquilo que queremos (ou pensamos fazer) - falo por mim, pois tenho muitas tarefas para fazer para pouco tempo disponível. Especialmente, se o tempo quente não ajudar.
    Para alguns, as férias estão quase aí, para outros serão um pouco mais tarde, mas seja como for, há que aproveitar para descansar, recuperar as forças, mudar um pouco a rotina e "lavar a vista" com as lindas paisagens que temos.
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Esta sugestão é mesmo ao gosto aqui de casa! Eu também conto os dias para as férias!! :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Imprimir