Filetes de Peixe Espada no Forno com Cebolada Rápida


Há fins de semana que são mesmo assim. Cheios de momentos que nos fazem sentir bem. Cheios de coisas simples que dão realmente sentido à nossa vida. Os 90 anos do tio Fausto, irmão da minha avó Cila. Ela podia lá não estar fisicamente, mas eu garanto que senti a presença dela. E adorei as conversas com os meus primos, com quem não estava assim há tantos mas tantos anos, e que gostei tanto e que me fizeram sair de lá muito feliz.
Depois os amigos, sempre os amigos e o convívio mais uma vez à volta da mesa. E mais um workshop com pessoas que eu adoro e umas horas que são sempre tão bem passadas que nunca ninguém tem vontade de ir embora. E os mimos que recebo sempre e me deixam realmente de coração cheio.
Não foi preciso muito para o fim de semana passar a correr. E agora uma nova semana. 
Boa segunda feira para todos, com peixe espada em cima da mesa!

Ingredientes para 3 pessoas:

500g de filetes de peixe espada
sal e pimenta q.b.
sumo de limão
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 tomates pequenos
azeite q.b.
salsa picada q.b.

Preparação:

Coloque os filetes de peixe espada num pirex que possa ir ao forno e tempere com sal, pimenta e sumo de limão. Envolva bem e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 15 minutos.
Entretanto descasque a cebola e corte-as em meias luas finas. Descasque os dentes de alho e lamine-os finamente. Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com um pouco de azeite e acrescente a cebola, os dentes de alho e a folha de louro. Deixe cozinhar até a cebola começar a ficar translúcida. Junte depois o tomate também cortado em rodelas e envolva bem no refogado.
Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar até ficar apurado.
Verta depois esta cebola sobre os filetes de peixe espada e deixe cozinhar mais uns minutos.
Sirva com batatas cozidas e legumes.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo10:29

    Uma sugestão diferente para variar dos filetes fritos! É sempre bom estar rodeada da família, mesmo aquela que não se vê com tanta frequência. Há coisas que a razão desconhece, e acredito que tenha sentido a presença da sua avó, nem que seja através dos vários membros da família. Um bom início de semana e um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de peixe espada, e adoro fazer filetes no forno. Esta sugestão é muito boa para esta altura do ano em que o frio ainda aperta!

    ResponderEliminar
  3. Um prato bem colorido.
    Deve ser delicioso.
    Beijinhos
    Vânia
    http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Hum... Que bom aspecto. Adoro este tipo de refeição.
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Bela sugestão! Gostei muito :) Beijinho

    ResponderEliminar
  6. presumo que sejam filetes de peixe espada preto , serão ?

    ResponderEliminar

Imprimir